Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

01/05/2020 06h27

Foto: Divulgação

Dia do Trabalho

Em 1889, foi a primeira vez que foi comemorado o Dia do Trabalho no mundo.

Essa data faz uma referência ao dia 1º. de maio de 1886, quando vários trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, paralisaram suas atividades, cuja principal reivindicação foi a redução da jornada de trabalho de 13h para 8h diárias. Neste dia, confrontos entre manifestantes e policiais deixaram centenas de pessoas mortas e feridas. A data ficou marcada por passeatas e pela violência.

Mas, nos Estados Unidos comemora-se a data em outra época do ano. Conhecido como Labour Day, o Dia do Trabalho é celebrado, desde 1894, na primeira segunda-feira de setembro, com muitas festas, piqueniques e desfiles.

No Brasil, o 1º de maio sempre foi marcado por protestos e manifestações de trabalhadores. Esse costume começou a mudar durante o Estado Novo, quando Getúlio Vargas passou a usar a data para anúncios que beneficiavam os trabalhadores. Entre as iniciativas anunciadas por ele destacam-se: a criação da Justiça do Trabalho em 1941 e a promoção da CLT em 1943.

Uma das conquistas dos trabalhadores ao redor do mundo é o direito a férias remuneradas. A Organização Internacional do Trabalho recomenda que todo trabalhador tenha direito a três semanas de descanso no ano, sem desconto no salário. Porém, esta recomendação não é seguida em todo o mundo. Na China e na Nigéria, por exemplo, os funcionários têm direito a cinco dias de férias por ano. No Japão e no México, esse período varia entre oito e seis dias, respectivamente.

Balé clássico, pilates e dança contemporânea

No seu cotidiano, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tradicionalmente compartilha seus bastidores com aulas abertas que preparam os corpos dos próprios dançarinos da companhia, ministradas também por membros de seu elenco, ao lado de outros profissionais interessados. Durante o atual período de isolamento para o enfrentamento da Covid-19 (Coronavírus), estas aulas passam a ser realizadas em ambiente virtual, tendo turmas de balé clássico, pilates e dança contemporânea, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, previamente inscritas, além de grandes aulões públicos em lives transmitidas pelo perfil do BTCA na rede social Instagram (@btca.oficial). Para completar, tem prática de alongamento semanal. A exibição dos aulões é através do Instagram do BTCA; as aulas abertas e alongamento em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting.

Contratação de profissionais

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) autorizou a criação de uma plataforma digital para intermediar, por tempo determinado, a contratação de profissionais para atuar nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus no país.

Resolução nº 860/2020 foi publicada ontem (30) no Diário Oficial da União. De acordo com o documento, o desenvolvimento e a manutenção da nova ferramenta do Sistema Nacional de Emprego (Sine) serão realizados por meio de doação sem ônus ou encargos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Detran-Ba e CRLV-e

Em três dias, o serviço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) para a emissão online do documento do veículo registrou 11.242 operações no site do SAC Digital. O Detran-BA oferece a facilidade ao cidadão de baixar o CRLV-e no celular e fazer uma cópia do documento, de forma simples, rápida e gratuita. O serviço está disponível no site e aplicativo SAC Digital (Android e iOS). O CRLV eletrônico é obrigatório e tem validade em todo o país. Ele pode ser compartilhado por até cinco pessoas. A obrigatoriedade do documento será desconsiderada, se o agente de trânsito puder consultar a situação do veículo pela internet.

Forma silenciosa de as mulheres pedirem ajuda

Mulheres vítimas de violência doméstica durante a pandemia do novo coronavírus ganharam um aliado para se defenderem e denunciarem as agressões que estejam sofrendo, sem despertar a atenção do agressor. Trata-se de uma assistente virtual que, por meio de um chatbot, que é programa de computador que tenta simular um ser humano na conversa com as pessoas, oferece uma forma silenciosa de as mulheres pedirem ajuda e de receberem orientações dentro de suas próprias casas.

A ferramenta resulta de parceria entre o Instituto Avon, a Uber e a agência de publicidade Wieden+Kennedy. O número disponibilizado para ajudar mulheres de todo o país é o WhatsApp 11 – 944942415. Ali, após responder a algumas perguntas que identifiquem o grau de risco que ela corre, a vítima recebe o suporte apropriado.

Se houver necessidade de a pessoa agredida ir até um hospital, unidade de saúde, delegacia ou um centro de assistência social e psicológica e orientação jurídica em situação de violência, ela receberá um código que dará direito a uma viagem gratuita no aplicativo da Uber para esse deslocamento.

Banco de currículos

Com as demissões de profissionais do setor hoteleiro devido à pandemia do coronavírus, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) criou um banco de currículos no portal da entidade. O objetivo é que essas pessoas se cadastrem no banco, para que em breve, quando precisarem fazer novas contratações, os hotéis possam consultá-lo.

Para realizar o cadastro é só acessar o portal da ABIH-BA, clicar na opção ‘Benefícios’, depois em ‘Banco de Currículos’, por fim ‘Cadastro dos dados dos profissionais’ e preencher o formulário. Outra opção é o e-mail [email protected].

Atualmente, devido à pandemia do coronavírus, a ocupação hoteleira em Salvador é de apenas 3%, quando o esperado para os meses de março e abril era de 60% a 70%. Os ocupantes dos leitos são tripulantes de companhias aéreas, médicos que têm evitado o contato doméstico para não contaminar familiares e profissionais do mundo corporativo.

Fiscalização do uso de máscara

Em uma semana de blitz para fiscalização do uso de máscara por motoristas e passageiros, 384 ocupantes foram flagrados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) sem o equipamento de proteção.

Outros 230 faziam o uso do item. Até esta quinta-feira (30), segundo a prefeitura, foram abordados 369 veículos em diversos pontos da capital baiana. 

A princípio, a fiscalização tem caráter apenas educativo. Além da orientação verbal, os agentes do órgão de trânsito distribuem panfletos com informações sobre a determinação municipal que torna obrigatório o uso do equipamento e com dicas para a prevenção da Covid-19