Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

04/05/2020 06h23

Foto: Gabriel Alencar

Livro “50 anos de arte – Bel Borba”

Conhecido como “Picasso do Povo”, o artista baiano Bel Borba completa 50 anos de criação e está recebendo um marco à altura: com patrocínio da TPC, o Ministério da Cidadania lançou o livro digital “50 Anos de Arte – Bel Borba”.

A obra, que conta com projeto editorial da Motora, passeia por todas as dimensões materiais investigadas por Borba desde que teve sua primeira exposição pública, em 1975. O artista, que já foi reconhecido em Nova York e apareceu nos telões da Times Square, é famoso por suas intervenções públicas em Salvador, com a técnica do painel em mosaico ou com suas esculturas singulares.

O livro que celebra sua trajetória está disponível nas principais plataformas digitais – Scribd, Adobe e Google – para download gratuito, em texto ou audiobook.

“Um novo mundo, uma nova moralidade”

ADEMI-BA fará uma conferência “Um novo mundo, uma nova moralidade", com o consultor de projetos de Cultura e Meio Ambiente, Carlos Amorim, nesta terça-feira (05), às 16h, através da plataforma Zoom.

Experiente executivo da área pública, Carlos, dirigiu o PAC das Cidades Históricas na Bahia, ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que restaurou inúmeros monumentos de grande porte em Salvador e no interior. Atualmente é franqueado da CasaCor Bahia, empresa do Grupo Abril, responsável pela realização da maior mostra de design, decoração e paisagismo das Américas.

Música sinfônica – cursos gratuitos

O Teatro Castro Alves (TCA) transfere para o ambiente digital mais uma de suas ações e promove na internet três cursos gratuitos que adentram o universo da música sinfônica, viabilizando a ação durante o atual período de isolamento para o enfrentamento da Covid-19 (Coronavírus). Ao lado do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), são oferecidas as turmas “A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas-feiras; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças-feiras; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas-feiras, sempre das 10h00 às 10h45. Uma aula inaugural com os três professores – músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) –, para todos os alunos, acontece no dia 8 de maio, no mesmo horário. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, até o dia 6 de maio, através de preenchimento de formulário disponível no site www.tca.ba.gov.br.

As aulas serão realizadas ao vivo através da plataforma Zoom e os participantes terão antecipadamente todas as instruções necessárias para usufruir da ferramenta com facilidade, sem qualquer custo, bastando garantir a conexão à internet.

Povos e comunidades tradicionais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), lançou uma campanha de orientações sobre o enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) junto aos povos e comunidades tradicionais da Bahia. Dois vídeos estão sendo trabalhados, a partir deste domingo (3), como principais peças de sensibilização, contendo variadas ilustrações e explicações técnicas, incluindo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). O material é compartilhado com diversos grupos e lideranças dos territórios baianos.

Dentre os segmentos definidos como público-alvo estão indígenas, quilombolas, terreiros, ciganos, fundos e fechos de pasto, geraizeiros, pescadores artesanais e marisqueiras. A campanha prevê, ainda, a divulgação de cartilha digital, cards programados para redes sociais e circulação de carros de som nas comunidades.

O governo estadual orienta às lideranças e comunidades que, em caso de dúvidas, é possível baixar o aplicativo "Monitora Covid-19" ou ligar gratuitamente para o Tele Coronavírus, através do número 155.

Arena Aquática

Com a suspensão das aulas para evitar a disseminação do coronavírus, a Arena Aquática, localizada na orla da Pituba, está oferecendo acompanhamento e aulas online para os alunos, com o objetivo de amenizar os impactos negativos que os atletas podem ter depois da pandemia. 

As aulas são ministradas através do aplicativo Zoom, por três professores. A dinâmica acontece em horários alternados, das 6h às 17h, durante três vezes na semana e duração de uma hora cada aula. Alunos e professores se conectam para realizar exercícios físicos e funcionais. O aplicativo possibilita, ainda, o monitoramento dos atletas.

Impacto da pandemia de Covid-19 no idoso

O secretário-geral da ONU, António Guterres, publicou um relatório sobre o impacto que a pandemia de Covid-19 está tendo em pessoas idosas. Na pesquisa, o chefe da ONU informa que a taxa de mortalidade para os idosos é mais alta no geral e para aqueles com mais de 80 anos é cinco vezes a média global.

O relatório inclui um resumo de políticas com análises e recomendações para enfrentar esses desafios. Existem quatro mensagens principais.

Primeiro, nenhuma pessoa, jovem ou velha, é dispensável. Os idosos têm os mesmos direitos à vida e à saúde que todos os outros. As decisões difíceis em torno dos cuidados médicos que salvam vidas devem respeitar os direitos humanos e a dignidade de todos.

Segundo, embora o distanciamento físico seja crucial, não se pode esquecer que o mundo é uma comunidade e que todos estão ligados. São precisos melhores apoios sociais e esforços mais inteligentes para chegar as pessoas mais velhas usando tecnologia digital. Isso é vital para que possam enfrentar o grande sofrimento e isolamento criado por bloqueios e outras restrições.

Terceiro, todas as respostas sociais, econômicas e humanitárias devem levar em consideração as necessidades dos idosos, desde a cobertura universal de saúde à proteção social, trabalho decente e pensões. A maioria destas pessoas são mulheres, que têm maior probabilidade de viver em pobreza e sem acesso a cuidados de saúde. 

Quarto, o mundo não deve tratar as pessoas mais velhas como invisíveis ou impotentes. Muitos idosos continuam trabalhando, têm vidas familiares ativas e cuidam de familiares.

A ONU afirma que, para superar essa pandemia, o mundo precisa “de uma onda de solidariedade global e das contribuições de todos os membros da sociedade, incluindo os idosos.” Para terminar, Guterres olha para o futuro, dizendo que durante a recuperação será preciso “ambição e visão para construir sociedades mais inclusivas, sustentáveis e amigas dos idosos.”