Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

09/12/2023 06h37

Foto: Feijão Almeida - GOVBA

Detran entrega nova pista para exame prático em Salvador

Os exames práticos para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Salvador passarão a ser realizados na nova pista do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), localizada no Shopping Bela Vista, no Piso G0. O órgão entregou o novo espaço projetado e construído para atender os candidatos à CNH e adição de categoria.

O equipamento ocupa cerca de quatro mil metros quadrados de área reservada e tem previsão de realizar cerca de nove mil exames por mês, tanto para duas quanto para quatro rodas, além de atender aos candidatos com Deficiência (PcD) e condutores das categorias C e D. A nova pista de exames de direção veicular substitui a área da antiga sede do Detran, ao lado da Estação Rodoviária da capital baiana.

O Detran-Ba pretende levar o novo modelo de pista para o interior do estado, com a implantação em cidades como Vitória da Conquista, Juazeiro e Lauro de Freitas.

O equipamento integra a fase de modernização do Detran-BA, que aposta na oferta de melhores serviços ao cidadão, dentro das ações transversais, com investimento em infraestrutura, na esteira do desenvolvimento e da promoção de políticas públicas. 

3ª edição do Porto Hack Santos

A maratona de inovação, inclusão sociodigital e equidade de gênero, o Porto Hack Santos 2023, tem início neste sábado (9) e se estende até o dia 10. O evento, aberto ao público, será realizado na sede do Camps Santos pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e organizado pelo Instituto AmiGU de Inclusão Sociodigital. O Porto Hack Santos contará com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS).

Nesta 3ª edição os competidores serão integrantes do projeto Aprendiz do Futuro que o Camps desenvolve em parceria com o Instituto AmiGU. O objetivo é propor soluções tecnológicas comunitárias para melhorar os processos portuários e logísticos do comércio exterior brasileiro e aproximar a comunidade local do Porto de Santos. Serão 10 desafios, 5 deles focados em melhorar as relações e impulsionar os negócios entre as associadas da Abtra e seus clientes, que serão enfrentados por 10 times, com 50 competidores, sendo a metade mulheres.

A equipe campeã receberá notebooks e contratos de 9 meses no projeto Avançar TI que o Camps desenvolve junto às empresas associadas da Abtra.

Amazônia em debate

A ciência na Amazônia está em debate durante a COP28. Dois painéis organizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) são realizados neste sábado (9), no Pavilhão Brasil, para abordar as pesquisas sobre os cenários delineados para a maior floresta tropical do mundo diante das mudanças climáticas.

Também neste sábado, será apresentado o programa científico AmazonFACE, um experimento inédito que vai avaliar como a floresta tropical vai se comportar com o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. O projeto entrou em nova fase em 2023 com a finalização da construção dos primeiros anéis de um total de seis, que executarão a prova de conceito do experimento. Uma maquete sobre como será realizado o experimento na floresta está em exposição no local.

Acompanhe as transmissões ao vivo do Pavilhão Brasil no canal da ApexBrasil no YouTube.

Feira Artesanato da Bahia

A Feira Artesanato da Bahia – Casa Artesanato da Bahia acontece neste sábado (9), das 14h às 20h, em um dos lugares mais badalados da alta estação, em Salvador: o Largo do Porto da Barra. 

O evento traz a atmosfera descontraída, jovem e leveda estação, combinando a apresentação das criações, principalmente na moda, de artesãs e artesão baianos.

A Feira Artesanato da Bahia – Casa Artesanato da Bahia conta com a participação de artesãs e artesãos de Salvador e Região Metropolitana (RMS). A realização do evento é da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - Setre, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural, e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.

“Para Mulheres na Ciência”

A Dra. Jaqueline Goes, responsável por coordenar a equipe brasileira que fez o sequenciamento genético o vírus causador da covid-19, foi premiada na 18ª edição do programa “Para Mulheres na Ciência”, realizado pelo Grupo L’Oréal no Brasil, Academia Brasileira de Ciências e Unesco no Brasil.

O prêmio, que tem como objetivo destacar e promover a participação das mulheres nas diversas áreas científicas, reconheceu a biomédica baiana na categoria “Ciências da Vida”, por seus estudos sobre a disseminação de patógenos entre países, abrindo uma discussão sobre transmissões de doenças que ocorrem em decorrência da globalização, especialmente por pacientes infectados em aviões. 

Apresentação de corais em Salvador

Como parte da programação do Natal de Salvador, as sacadas de alguns casarões do Centro Histórico serão transformadas em palco para a apresentação de corais formados por crianças e adultos. As apresentações irão ocorrer no prédio da Federação Espírita da Bahia (FEB), situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco; no Casarão 17, que fica bem próximo ao prédio da FEB, mas no Terreiro de Jesus; e na Casa do Olodum, na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho. 

Neste sábado (9) e domingo (10), os espetáculos irão ocorrer no prédio da FEB, às 18h30. Com uma iluminação especial, a sacada desse prédio vai receber o coral Música das Nascentes, formado por alunos da Escola Ambiental de Camaçari e sob regência do maestro Fred Dantas.  

Já nos dias 15 e 16 de dezembro, a sacada da Casa do Olodum, ao lado da Praça Tereza Batista, vai receber o Coral da Paz, sob regência do maestro Keiler Rêgo.

Teatro Gamboa

Neste sábado (9) e domingo (10), às 11h, A Herança – Porque nem tudo que reluz é ouro é o espetáculo que será apresentado no palco do Gamboa, com texto e direção de Eric Flávio, como conclusão da turma 2023 do curso de teatro Deixa a Arte me Levar. A comédia conta a história de Dona Célia, uma mulher que se vira para poder manter a casa com suas filhas e marido. Ela recebe a visita de uma tia-avó muito rica e que deve colocar a família em seu testamento. Com a chegada de Tia Lenita, todos os vizinhos tentam saber se realmente Célia herdará uma boa herança, mas nem tudo é realmente o que parece ser. No elenco, estão Alberto Kaique, Eric Flavio, Ilca Cruz, Luan Pinto, Maisie Souza, Mayra Silva, Maysa Abreu, Nívea Alves e a atriz convidada Jô Santos. Os ingressos custam R$15/R$30, à venda na bilheteria do teatro a partir das 15h do dia do espetáculo ou antecipadamente pelo pix da produção da peça, 23643986000179 (CNPJ).

ABIH-BA tem novo presidente

Os hoteleiros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia - ABIH-BA elegeram nesta quinta-feira (7) Wilson Spagnol como o novo presidente da entidade para o biênio 2023-2025. Ele ocupava a vice-presidência da associação. A posse da chapa “Tradição e Inovação”, eleita por unanimidade, está marcada para o dia 18 de dezembro. A vice-presidente será Liliane Pinheiro, do Fiesta Bahia Hotel. 

O novo gestor chega para substituir o presidente Luciano Lopes, que comanda a entidade há duas gestões, desde janeiro de 2020. Lopes volta a assumir a diretoria de Marketing da ABIH-BA. 

Imigrantes no Brasil

Em nove anos, mulheres e crianças representam a maioria dos imigrantes no Brasil. De 2013 a 2022, o número de pedidos de refúgio feitos por mulheres passou de 10,5% para 45%, segundo levantamento pelo Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra). Pedidos de menores de 15 anos passaram de 6,5% para 12,2%.

O relatório anual aponta que as venezuelanas e cubanas foram as que mais fizeram solicitações para obterem a condição de refugiadas. Entre os pedidos venezuelanos, incluindo homens, mulheres e crianças, 45,9% foram de mulheres, enquanto entre os cubanos, 46,8% dos pedidos foram femininos, percentuais acima da média.

A série histórica identificou ainda aumento na participação das mulheres entre as solicitantes de residência (de longa duração) no país, de 34,1%, em 2013, para 42,9%, em 2022. De acordo com o relatório, os estados que mais registraram mulheres imigrantes foram Roraima, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Sul.