Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

12/12/2023 06h35

Foto: Divulgação 

Violência com jovens no Brasil

Os brasileiros de 15 a 29 anos estão mais sujeitos à violência física, psicológica e sexual. Mais de um quarto dos jovens (27%) afirmou ter sido vítima algum tipo de agressão no intervalo de 12 meses que antecederam a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE) de 2019.

Naquele ano, a taxa de violência para essa faixa etária (307,52 casos/100 mil pessoas) foi 2,07 vezes maior quando comparada à da população adulta. No caso de adolescentes entre 15 e 19 anos, o dado é mais grave: 397 casos para cada 100 mil habitantes.

“Em todas as regiões do Brasil, a faixa etária dos jovens-adolescentes (15 aos 19 anos) forma o principal grupo de vítima de violência”, descreve o relatório Panorama da Situação de Saúde dos Jovens Brasileiros de 2016 a 2022: Intersecções entre Juventude, Saúde e Trabalho, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o diagnóstico, a possibilidade de um homem jovem morrer é quatro vezes maior do que uma mulher - taxas de mortalidade de 80,3% e 19,7%, respectivamente. Entre os homens jovens, a proporção de pretos e pardos que morrem precocemente (68%) é mais do que o dobro dos brancos (29%).

Selo em homenagem aos 150 anos do Elevador Lacerda

Os Correios lançaram a Emissão Postal Comemorativa em homenagem ao Elevador Lacerda, importante cartão-postal da capital baiana que completou 150 anos. A emissão já está disponível na loja virtual dos Correios e tem tiragem de 120 mil selos. Para formar a imagem presente no selo, foi usado um se-tenant, técnica caracterizada pela união de selos diferentes que formam um conjunto entre si. O método traz o simbolismo de representar a Cidade Alta e a Cidade Baixa, conectadas pelo primeiro elevador urbano do mundo, que começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ser concluído.

A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 Anos de Bahia

Cartuns, charges, caricaturas premiadas e publicadas em importantes jornais brasileiros e do exterior vão compor a exposição gratuita  'A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 anos de Bahia', que será aberta na Caixa Cultural Salvador a partir desta terça-feira(12).  A mostra também vai contar com rascunhos inéditos do artista mineiro radicado na Bahia. A abertura acontecerá às 19h, com a presença do artista e do curador da mostra, Ilan Iglesias.

Ao todo, o público poderá contemplar mais de 60 trabalhos, incluindo publicações em veículos de imprensa de grande projeção, como nos parisienses Le Monde Diplomatique e Courrier International. Haverá também criações que falam sobre temas importantes para o artista, acompanhados de informações sobre o contexto histórico no qual os trabalhos foram desenvolvidos, além de curiosidades sobre a produção do cartunista.

Novo concurso da Anac

Já foi publicado, no Diário Oficial da União, o edital do novo concurso da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac. O primeiro em oito anos.

As inscrições para as 70 vagas de especialista em Regulação de Aviação Civil, carreira de nível superior, começam na quarta-feira (13) e vão até 4 de janeiro na página da organizadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

As oportunidades estão distribuídas em três áreas de atuação: são 25 para profissionais em qualquer área de formação acrescida de licença de piloto(a) de avião ou helicóptero, 25 para engenheiros(as) e 20 para profissionais de qualquer segmento de formação. 

Na primeira etapa do concurso, haverá a aplicação das provas objetiva e discursiva (situação-problema sobre o gerenciamento de segurança operacional – safety), prevista para 3 de março de 2024, e a avaliação de títulos. A segunda e última fase é a realização de um curso de formação com até 160 horas de duração, divididas em aulas online e presenciais, em Brasília (DF), previsto para agosto.

A remuneração inicial para os futuros nomeados é de pouco mais de R$ 16,4 mil.

Raia Drogasil

A Raia Drogasil abriu mais de mil vagas de emprego no Brasil. Do total de oportunidades, a maioria é para atendente. Para participar o candidato precisa ter mais de 18 anos e ensino médio completo. A empresa não exige experiência.

As outras 350 vagas são exclusivas para pessoas com deficiência. São oportunidades de trabalho para assistente operacional, analista jr., tributário fiscal e auxiliar de reposição logística. Além de ter mais de 18 anos, os candidatos precisam ter ensino fundamental completo e laudo médico.

Para ambas oportunidades, segundo informações do JC Concursos, os contratados terão direito a plano médico e odontológico, vale-transporte, auxílio-alimentação, seguro de vida, auxílio-academia e plano de carreira. Os salários variam a depender de cada função.

Para se candidatar às vagas de atendente, basta acessar o site e preencher o formulário.

Para se candidatar às vagas exclusivas para pessoas com deficiência, basta acessar o site da plataforma de inclusão do Comitê Paralímpico Brasileiro que conecta candidatos com empresas que estão contratando.

Almério e Martins 

Os artistas pernambucanos Almério e Martins se apresentam juntos na Caixa Cultural Salvador, no Centro da capital baiana, de quinta (14) a domingo (17), sempre às 20h.

No show, além dos trabalhos autorais, os dois músicos prometem músicas de compositores que influenciaram suas carreiras, como Alceu Valença e Caetano Veloso. Os ingressos estarão à venda a partir das 12h desta terça-feira (12), pela plataforma Sympla.

A parceria dos músicos é antiga: além de terem dividido o palco em diversas ocasiões, eles gravaram juntos o disco "Ao Vivo No Parque", lançado em 2021.

Processo seletivo do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ainda nesta semana, será publicado o edital do Sisu do próximo ano, que deverá trazer mais detalhes sobre a mudança.

Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu é realizado tradicionalmente duas vezes por ano, selecionando estudantes para vagas no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano. A partir do ano que vem, no entanto, deverá ser feito apenas um processo seletivo por ano.

O Sisu é um sistema que reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções curso nas quais desejam concorrer a vagas. Uma vez por dia, durante o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os candidatos podem mudar de opção de curso até no último dia de inscrição.

A edição do início do ano é que conta com a maior participação de instituições e também a que tem a maior oferta de vagas. Na primeira edição de 2023, foram ofertadas 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino, sendo 63 universidades federais. Já a segunda edição de 2023  disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.