Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

14/12/2023 06h34

Inauguração da Casa da Mulher Brasileira

A Prefeitura de Salvador entrega nesta quinta-feira (14) a Casa da Mulher Brasileira, construída para fortalecer o combate à violência contra a população feminina na cidade. O edifício reunirá ações integradas à rede de proteção e atendimento humanizado para o público feminino na cidade.

Ao todo, a Casa da Mulher Brasileira contou com investimento de R$ 15,5 milhões, entre obras e equipamentos adquiridos. O espaço foi construído em uma área de 3,5 mil m² e tem como principal destaque a oferta de atendimento 24 horas, durante todos os dias da semana. O espaço será gerido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A inauguração acontece a partir das 14h30 e vai contar com a presença do prefeito Bruno Reis, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, da titular da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, entre outras autoridades. 

A estrutura possui delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, cárcere, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica.

Caec é homenageada pela Câmara de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador irá homenagear o trabalho empreendido pela Caec (Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos da Canabrava), que completa 20 anos em 2023. Aberta ao público, a sessão requerida pelo vereador André Fraga está marcada para esta quinta-feira (14), às 14h, no Plenário Cosme de Farias.

Criada em 2003, a Caec surgiu da necessidade de concentração do trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis após a extinção do lixão de Canabrava, ocorrida três anos antes. Até então, o local era destino diário de cerca de mil pessoas de todas as idades, incluindo 300 crianças à procura de materiais potencialmente recicláveis para a venda ou mesmo por alimento. Atualmente, os resíduos gerados em Salvador são destinados ao aterro sanitário, que substituiu os extintos lixões.

Ao longo das duas décadas de existência, a partir de aprendizagem e treinamentos, a cooperativa desenvolveu metodologias operacionais que servem de modelo para outros empreendimentos do ramo.

Cerca de 150 toneladas de material são coletadas mensalmente pelos cooperados e levados até a sede localizada no bairro de Granjas Rurais Presidente Vargas. No local, ocorrem a triagem, prensa e posterior comercialização de metais, como alumínio e cobre, papéis, vidros, plásticos e resíduos eletrônicos, junto às indústrias recicladoras. Além de dar uma finalidade apropriada aos resíduos, a atividade gera renda a dezenas de cooperados.

Natal Solidária do Home Center Ferreira Costa

A campanha Natal Solidária do Home Center Ferreira Costa é uma tradição da empresa, que nesta época do ano monta suas árvores solidárias, na frente da loja, na Avenida Paralela. As cartinhas com indicações de presentes de crianças e adolescentes de entidades beneficentes são penduradas nas árvores temáticas e o cliente pode pegar uma ou quantas cartas quiser para fazer a doação até o dia 21 deste mês de dezembro.

Este ano, a Ferreira Costa vai entregar as doações de brinquedos para mais de 70 crianças e adolescentes da Organização de Auxílio Fraterno (AOF), na Liberdade, e do Lar da Criança, em Vila Laura. 

A organização AOF acolhe, educa, ampara e protege crianças e adolescentes em situação de risco, exclusão e vulnerabilidade social na faixa etária entre 0 e 17 anos e 11 meses. O Lar da Criança oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes com faixa etária de 0 a 18 anos incompletos de idade, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento institucional. 

O Natal Solidário Ferreira Costa é parte dos projetos de responsabilidade social do home center que, neste ano, além de estimular a solidariedade, vai distribuir cartões-sementes aos doadores de brinquedos. O objetivo é levar mais verde para dentro das casas e lembrar da importância de preservar o meio ambiente. 

Destino nacional mais procurado

Uma pesquisa da operadora Decolar.com, divulgada nesta semana, aponta Salvador como o destino nacional mais procurado por turistas para curtir o Natal 2023, e o segundo lugar mais buscado para o Réveillon, atrás apenas de Recife (PE). Foi ampliada em 50% a busca por passagens aéreas para a cidade no período, em comparação ao Natal de 2022, superando São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

Na mesma linha, a plataforma digital para compartilhamento de hospedagem Airbnb destaca a capital baiana como um dos destinos mais procurados do Brasil para o ano de 2024, deixando para trás destinos como Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL).

Pessoas com Deficiência

Grupo Carrefour Brasil, varejista alimentar do país, inicia processo de seleção exclusivo para Pessoas com Deficiência com 500 vagas efetivas em suas lojas por todo o Brasil. Além das funções descritas, outras estão disponíveis em nossas unidades. Para saber mais e se candidatar, clique aqui.

As vagas são para os cargos de Recepcionista de Caixa, Repositor, Auxiliar de Perecíveis, Atendente de Drogaria, Frentista de Posto de Combustível, Açougueiro, Padeiro, Promotor de Vendas, Operador de Centro de Distribuição, entre outras oportunidades.

“O Museu é a Rua”

Foi inaugurada no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, a residência artística “O Museu é a Rua”. A programação da noite inclui performances poéticas do Grupo de Arte Popular A Pombagem e do Coletivo Arte Marginal Salvador, exibição do documentário ‘Olha o Museu no Meio da Rua’, sarau de artes integradas e abertura da exposição ‘O Museu é a Rua’ na Galeria 3 do MAM.

Com exposições, intervenções de arte urbana, feiras de arte, oficinas de malabares, pernas-de-pau e bonecos gigantes, além de outras atividades formativas gratuitas, o projeto fica segue até 13 de março de 2024. Além de promover a colaboração entre os artistas da cidade, o objetivo é explorar os espaços do museu além do edifício, valorizando toda sua dimensão que permeia os espaços públicos das ruas.

Evento gratuito

O Hub Salvador vai abrir as portas para o público nesta quinta-feira (14), das 7h às 19h, para realizar o “Open Day”, iniciativa que traz uma programação gratuita dedicada ao ecossistema de inovação da capital com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências. O evento conta com coworking livre, bate-papos e ainda happy hour. Para participar, é necessário se inscrever por aqui. As vagas são limitadas.

A partir das 7h, as pessoas inscritas terão acesso liberado ao coworking e poderão permanecer até às 19h. A primeira atividade será o Abará About, que acontece das 12h às 13h, com o tema "Relacionamento com investidores” e participação de Gustavo Menezes, CEO do Hub Salvador, Ana Rita Oliveira, da startup MyCond e o investidor anjo Cezar Almeida.

Já às 18h, acontece o Warmup do South Summit, em alusão ao South Summit Brazil 2024, um dos principais eventos voltados para startups que acontecerá em Porto Alegre, em março do ano que vem.

O bate-papo contará com a participação de Mateus Carvalho, CEO da MobApps, Marlon Freitas e Rafael Caribé, fundadores da Agilize, além de Arthur Lima e Igor Rocha, fundadores da AfroSaúde, que discutirão o tema "Qual a trajetória real das startups até a tração?”, com mediação de Enzo Alves. Para fechar o dia, um happy hour será realizado a partir das 18h com todas as pessoas participantes. 

Planos de saúde

As reclamações contra os convênios batem recordes. As queixas aumentaram 120%, entre 2019 (antes da pandemia) e os dez primeiros meses de 2023, de acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS). De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), nos últimos 5 anos, os planos de saúde só não estiveram no topo da lista de reclamações em 2020, ano da pandemia.

A principal reclamação é o tempo de espera para que as companhias autorizem exames e cirurgias ou quando o segurado precisa arcar com parte do procedimento. “As operadoras de Plano de Saúde deveriam ser melhor fiscalizadas pela ANS. Vemos verdadeiras arbitrariedades e dificuldades na hora de fazer procedimentos, muitos até graves, com o cidadão, fragilizado, tendo que recorrer a liminares na Justiça para ter a vida salva”, ressalta o advogado Cândido Sá, especialista em Direito do Consumidor e Gestão de Crise.

Outra grande reclamação dos planos de saúde diz respeito à abusividade dos reajustes. Em 2023, o reajuste médio dos planos individuais e familiares foi de 9,63% – autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) -, enquanto o reajuste dos planos coletivos, que representam a grande maioria do mercado, não precisa de teto da ANS, podendo chegar a índices muito acima da inflação.