Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

30/01/2024 06h30

Foto: Alberto Maraux - SSP-BA

Portal Alerta Cidadão

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) anunciou o portal Alerta Cidadão, que tem o objetivo de reduzir os danos causados por furtos e roubos em Salvador e no interior do estado. O portal teve portaria assinada pelo Governo da Bahia, por meio da pasta de segurança, e vai permitir a realização de cadastro de veículos, celulares ou bicicletas pelos cidadãos, bem como registro e monitoramento da ocorrência, caso ocorra perda do bem. A plataforma já começa a funcionar no Carnaval da Bahia 2024. 

O portal alertacidadao.ssp.ba.gov.br foi projetado pela equipe de tecnologia da SSP e conta com um layout intuitivo, que permite o cadastramento dos bens pessoais pela população baiana e eventual registro de ocorrência. O sistema emite um alerta temporário às forças de segurança, dando ao objeto roubado um status de restrição e o proprietário pode acompanhar a situação da denúncia e recuperação do bem. 

Após ativado o alerta temporário, que dura até 48 horas, deve ser feito o boletim de ocorrência, em alguma delegacia do estado presencialmente, ou por meio da delegacia virtual. O alerta, então, passa a ter caráter permanente, respaldado pelo boletim de ocorrência. O alerta emitido poderá ser visualizado pelo policial em alguma abordagem ou investigação policial por meio de um aplicativo. 

Jovens Periféricos 

Modelos do projeto social Jovens Periféricos serão as grandes estrelas do desfile de moda carnavalesca promovido pelo Shopping Bela Vista. O evento acontece nesta terça-feira (30), a partir das 16h, e tem como objetivo fortalecer o projeto social idealizado por Jadson Palma, apresentando sugestões de vestimentas para o período de Carnaval. 

Para marcar o início do evento, acontecerá um Talk no Palco da Laje, com Jadson Palma, intermediado por Jorgito Guimarães, sobre o projeto criado por ele, as escolhas dos looks apresentados no desfile e muito mais.

‘A alegria do Carnaval tá no nosso sangue’

A Fundação Hemoba lança nesta terça-feira (30), a partir das 11h30, no Hemocentro Coordenador, em Salvador, a campanha 'A alegria do Carnaval tá no nosso sangue', estrelada pela cantora Daniela Mercury, para mobilizar os voluntários à doação e garantir o estoque de sangue para o período da folia. 

O evento de lançamento da campanha terá a participação das 12 candidatas que concorrem aos títulos de Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador, na eleição que ocorrerá no mesmo dia, às 21h, no salão Diamante do Wish Hotel da Bahia.

Estarão presentes também o Rei Momo Alan Cerqueira e os guardiões Aderbal Rodrigues e Deivison Andrade, eleitos em parceria com a Hemoba e a Federação de Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia. Neste ano, a campanha de Carnaval da Fundação tem ainda a colaboração da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, com a mobilização dos atletas inscritos nas federações esportivas como doadores, de 31 de janeiro a 03 de fevereiro.

Recesso

O Museu do Mar Aleixo Belov, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, entrou em recesso a partir desta segunda-feira (29) até o dia 14 de fevereiro. A parada ocorre em virtude das festas pré-carnavalescas na região e também do Carnaval. 

O espaço cultural e educacional voltará a funcionar normalmente no dia 15 de fevereiro, logo após a Quarta-feira de Cinzas, das 10h às 18 horas, com entrada permitida até as 17 horas, inclusive no final de semana. Mais informações podem ser acessadas no site ou pelo Instagram @museudomar.aleixobelov.

Vacinação contra Hepatite A e HPV

Crianças que ainda não se vacinaram contra Hepatite A e HPV devem ser imunizadas para terem maior saúde, longevidade e qualidade de vida. As vacinas fazem parte do calendário básico de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde e estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde do município.

A vacina contra a hepatite A é aplicada em dose única em crianças que completam 15 meses de vida, ou seja, 1 ano e 3 meses. Se a criança ainda não recebeu o imunizante, ainda há tempo: ela pode ser aplicada até os 5 anos de vida.

Já a vacina da HPV, que protege contra quatro sorotipos, está disponível na rede pública para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O imunizante favorece um cuidado com as meninas no futuro, prevenindo contra câncer de colo de útero, mas também protegerá os meninos contra cânceres de garganta e pênis, por exemplo.

No site da SMS é possível consultar as unidades básicas de saúde que ofertam os imunizantes à população. No perfil da pasta no Instagram (@smssalvador) também há informações sobre as unidades.

Fiscalização

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) deflagrou uma operação para fiscalizar a venda de fantasias, abadás, festas privadas e camarotes em Salvador. Segundo o órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), a Operação Carnaval Legal 2024 tem como objetivo coibir práticas abusivas nas relações de consumo durante a folia.

Durante a ação, que será realizada até sexta-feira (2), serão observadas as formas de comercialização dos produtos, modelos de precificação, vendas casadas, condições contratuais oferecidas e a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível e acessível ao consumidor.

Os fornecedores flagrados em atos infracionais descritos no CDC poderão responder a processos administrativos, sofrer multas e demais sanções administrativas.

Business 20 Brazil

Foi lançado no Rio de Janeiro, o Business 20 Brazil, ou B20 Brasil, uma espécie de braço de negócios do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. Assim como o Brasil preside o G20 pela primeira vez, desde dezembro do ano passado, a Confederação Nacional da Indústria assume o comando do braço de negócios do fórum global.

Ao longo de 2024, representantes do setor industrial vão organizar diálogos em busca de caminhos e otimização do desenvolvimento econômico. Um documento com demandas e sugestões será elaborado e entregue aos chefes de governo e de Estado que se encontrarão na reunião de Cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro.

Torq Play

O Torq, núcleo de inovação aberta para o mercado financeiro, realiza no dia 31 de janeiro o Torq Play, sua primeira conferência 100% on-line, com transmissão ao vivo pelo Youtube a partir das 10h. Executivos e especialistas do ramo de inovação serão divididos em dois painéis para debater as tendências do setor em 2024. As inscrições gratuitas já podem ser feitas na página do evento.

O primeiro painel abordará as expectativas de executivos do setor financeiro para este ano. Rodrigoh Henriques, diretor de inovação da Fenasbac, falará sobre as moedas digitais e a digitalização da economia. Thiago Zaninotti, CTO da Celcoin, falará sobre Open Finance, a iniciativa que promove o compartilhamento de dados entre as instituições do mercado financeiro. Fernanda Zago, CEO da WePayments, abordará o potencial das transações cross border, realizadas entre players de diferentes países.

No segundo painel, às 10h50, os palestrantes Alexandre de Oliveira, da Google Cloud, e Dirceu Corrêa, CEO da Postmetria, debaterão o avanço da inteligência artificial generativa e suas aplicações para otimizar a experiência do cliente. Os participantes poderão enviar perguntas ao longo do evento. Ao final de cada painel, as perguntas selecionadas serão respondidas pelos especialistas.

Fogo Cruzado

O ano de 2023 ficou marcado nas regiões metropolitanas das capitais de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro pela violência policial e pela falta de um planejamento claro para combater a violência, como mostra o relatório anual do Instituto Fogo Cruzado.

Na Bahia, o relatório anual do Instituto Fogo Cruzado reforçou a premissa de que o estado tem uma das polícias mais violentas do Brasil. 37% dos 1.804 tiroteios mapeados ao longo do ano aconteceram durante ações e operações policiais. Entre os 1.783 baleados, 639 foram atingidos em ações e operações policiais, indicando que 36% dos baleados foram atingidos nestas situações.

Dos 1.413 mortos no ano, 190 foram vitimados nas 48 chacinas que ocorreram em Salvador e região metropolitana em 2023, sendo que 69% dessas chacinas (33) foram durante ações ou operações policiais, deixando 136 civis mortos - representando 72% dos mortos em chacinas registrados no ano.

A participação das polícias nos tiroteios e nas chacinas supera os índices de outros estados, como o Rio de Janeiro, onde o número de tiroteios com participação policial representou 34% dos registros. Das chacinas ocorridas em 2023 em Salvador e RMS, 69% delas foram provocadas por ações e operações policiais.

Na Bahia, diferente de outros estados, foi construído o Plano Estratégico do Sistema Estadual de Segurança Pública (Planesp), com vigência de 2016 a 2025. No entanto, na prática, o Pacto pela Vida, o programa prioritário do Planesp, não está em vigor. Apesar da Bahia constar há anos na lista dos três estados onde a polícia mais mata no Brasil, a letalidade policial não aparece como preocupação em nenhuma linha do plano.