20/07/2020 06h35
Foto: Divulgação
20 de julho - Aniversário do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira
“inventar é imaginar o que ninguém pensou; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender.” Esta é uma citação de Alberto Santos-Dumont que demonstra todo o espírito aventureiro e abnegado do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, sem os quais não seria possível alcançar o grande feito que logrou: realizar o primeiro voo em veículo mais pesado que o ar – o 14-BIS.
Ele nasceu em 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu, no local que viria a ser o município de Palmira, hoje cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais. Em Paris, admirou-se com os motores de combustão que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis e comprou um para si. Aí, ele inicia seus estudos e não parou mais de produzir suas invenções, dentre elas: o chuveiro de água quente, o ultraleve, o dirigível e até o relógio de pulso.
Isso tudo em uma época tão distante, onde os recursos se mostravam, geralmente escassos, mas a sua capacidade de adaptação, inventividade e a perseverança se faziam primordiais para se atingir um objetivo tão grandioso: voar.
Santos Dumont morreu aos 56 anos, deixando um legado incrível e um exemplo de vida ativa e marcada pelos seus valores e princípios de perseverança, honestidade, fraternidade, patriotismo e ética.
Trabalho escravo na área urbana
A atualização da Lista Suja do trabalho escravo, mantida pelo Governo Federal como um cadastro negativo de empregadores com processos concluídos em que se comprovou a prática ilegal, traz um dado importante em relação à Bahia. Das nove empresas e pessoas físicas baianas que integram a lista, cinco são da área urbana. Para o procurador Ilan Fonseca, coordenador regional de combate ao trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, “a fiscalização encontra cada vez mais esse tipo de prática ilegal dentro das grandes cidades”.
A Lista Suja é um instrumento de Estado criado por lei para impedir que empresas e pessoas físicas que tenham sofrido as sanções administrativas previstas na legislação pela prática de submeter pessoas a condições de trabalho indignas recebam empréstimos de bancos públicos ou isenções fiscais. A versão mais recente do documento traz 151 empregadores, sendo nove da Bahia. Pela primeira vez, o número de casos urbanos superou o de rurais. O estado é o quarto com maior número de incluídos no cadastro, atrás de Minas (40), Pará (20) e Maranhão (10).
Ferreira Costa interditada
A força-tarefa da prefeitura de Salvador que fiscaliza o cumprimento dos decretos de combate ao coronavírus interditou a Ferreira Costa, localizada na Avenida Paralela. A operação na loja de materiais de construção ocorreu na manhã deste domingo (19). O estabelecimento estava autorizado a funcionar, mas foi punido por descumprimento dos protocolos estabelecidos pela prefeitura.
Os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) relatam ter identificado aglomeração de pessoas no local e o descumprimento da regra de utilização de apenas 50% do estacionamento.
40 anos de Gisele Bündchen
Sempre em defesa da natureza e do meio ambiente, top model Gisele Bündchen anunciou a plantação de 40 mil árvores na Amazônia Legal para comemorar sua nova idade – 40 anos. A iniciativa é parte do projeto “Viva a Vida”, em parceria com o instituto ISA. A instituição faz plantio com semeadura direta no solo, com mistura de sementes nativas coletadas pela Rede de Sementes do Xingu.
“Sem a natureza, não teremos o tão almejado ‘progresso’. Não se pode querer crescer e evoluir destruindo. A conta vem, e não só para aqueles que causaram o dano. Vem pra sociedade inteira”, declarou a top Gisele.
II Semana de Diversidade e Inclusão
Ford promove a II Semana de Diversidade e Inclusão, de 20 a 24 de julho, com palestras virtuais abertas ao público para debater importantes pautas como racismo, equidade de gênero e as dificuldades enfrentadas pela comunidade LGBTI+ e pessoas com deficiência. As atividades fazem parte da 1ª Semana de Diversidade e Inclusão Global, promovida pela Ford em todos os países em que a marca está presente com fábricas e escritórios.
Como elementos fundamentais da cultura da empresa, a diversidade e a inclusão são representadas no Brasil por cinco Grupos de Afinidade: Equidade de Gênero; Pessoas com Deficiência; Raça; LGBTI+; e Gerações. Criados a partir de pesquisas e indicadores internos sobre a realidade local, esses grupos são formados por cerca de 100 funcionários e suas discussões ajudam a definir as ações da área de Recursos Humanos.
Braskem
A impressão 3D, um dos pilares da indústria 4.0, tem sido fundamental para salvar vidas durante a pandemia do novo coronavírus. No Brasil, a rapidez e, especialmente, o baixo custo dos processos produtivos, já estão ajudando na produção de itens como máscaras de proteção e protótipos de ventiladores pulmonares. Como referência neste segmento no país, a Braskem doou 120 bobinas de filamentos plásticos para este fim e está apoiando o trabalho de doze centros de pesquisa em impressão 3D, nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O filamento de polipropileno (PP), produzido pela própria Braskem para uso em impressoras 3D, está sendo utilizado para fabricação de hastes para cerca de cinco mil máscaras do tipo face-shield, que serão distribuídas gratuitamente aos profissionais de saúde que atuam em hospitais da rede pública nas respectivas regiões dos centros de pesquisa. Na Bahia, o produto foi doado para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, que redistribuiu para sete centros tecnológicos do SENAI no interior do estado; no Rio de Janeiro, a iniciativa beneficiou centro de pesquisa em impressão 3D da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ); no Rio Grande do Sul, o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) da PUC-RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenados pelo grupo Brothers in Arms; em São Paulo, o material foi doado para a 3D Criar e a Inkubetech, que apoiam o Projeto Hígia.
Campanha apoia profissionais negras
“Negras que Movem” é o elemento chave de uma campanha que já apoia dezenas de profissionais negras de todo o Brasil e utiliza as redes sociais como meio de divulgação dos trabalhos realizados por elas. A iniciativa, que neste momento tem como uma das coordenadoras a publicitária baiana Luciane Reis, reúne em uma página no Instagram profissionais negras das áreas de psicologia, marketing, gestão pública, comunicação e outras.
Inspirada na atriz Taís Araújo, que mobilizou sua rede pessoal para promover mulheres negras empreendedoras, a campanha tem por objetivo o fortalecimento da “representatividade”, além de abrir campos de negócios para as mulheres participantes.
No perfil @negrasquemovem são compartilhadas as histórias das profissionais, além de formas de estabelecer contato. A proposta, de acordo com o grupo, é viabilizar as possíveis parcerias e aumentar as possibilidades de negócios.
“Próximos Passos após a Aprovação da Reforma do Saneamento”
A Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) promove, no dia 21 de julho, o webinar “Próximos Passos após a Aprovação da Reforma do Saneamento”. O evento será transmitido ao vivo no canal da FGV no Youtube a partir das 18h.
O evento contará com a participação do Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord; e a Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulatório da BRK Ambiental, Daniela Sandoval. A Diretora e Fundadora do FGV CERI e Coordenadora do Mestrado Profissional da FGV EPGE, Joisa Dutra, será a moderadora do evento.
A proposta do encontro é discutir as expectativas e os desafios para a “nova era” do saneamento brasileiro, na qual se espera maior aporte de investimentos para a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Para mais informações e inscrições acesse o site.