26/07/2020 06h25
Foto: Divulgação
Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
O Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, comemorado hoje, dia 26 de julho, foi criado para alertar governos e população sobre sua importância. A data foi celebrada pela primeira vez em 2016, principalmente devido à elevação crescente dos níveis do mar provocado pelas mudanças climáticas.
Estima-se que pelo menos ¾ das espécies de peixes marinhos de interesse comercial dependam dos manguezais para se desenvolverem. Ou seja, ele garante a integridade da faixa costeira e dos próprios oceanos, amplia a resiliência dos ecossistemas, das comunidades e da própria atividade econômica costeira.
Os manguezais brasileiros são vulneráveis principalmente às ações do homem, pois embora haja muitas leis federais em defesa desse ecossistema, o novo Código Florestal permite a carcinicultura (cultura de camarões em cativeiro). A comemoração vem reforçar essa conscientização de instituições e da comunidade do entorno.
Os manguezais costumam estar inseridos em Unidades de Conservação de Uso Sustentável denominadas Reservas Extrativistas (Resex). Isso permite que o homem faça a extração do caranguejo-uçá, feita de forma artesanal em toda a costa brasileira. O Brasil tem fortalecido e ampliado a rede de Áreas Marinhas Protegidas, com novas UCs para preservar esse ecossistema. Falta agora uma conscientização maior de quem convive com o Mangue: ele merece nosso respeito!
“Histórias para sonhar no dia de hoje”
A Biblioteca de São Paulo (BSP) promove a atividade “Histórias para sonhar no dia de hoje”, dentro da programação online Hora do Conto Interativa. Serão mais três encontros para a contação de histórias, marcados para os dias 1º, 8 e 15 de agosto, sempre às 16h, e com 45 minutos de duração. A atividade é gratuita.
Homenagem a Gilberto Gil e Caetano Veloso
A cantora Margareth Menezes vai recriar o show de um dos seus DVDs, gravado em 2015, em homenagem a Gilberto Gil e Caetano Veloso.
A próxima live da artista, que acontece no dia 1º de agosto, será uma homenagem a dupla, uma das mais marcantes da música brasileira.
Com transmissão pelo youtube.com/margarethmenezes, a cantora vai apresentar uma versão atualizada do projeto, que reúne apenas canções da trajetória da carreira de Caetano e Gil, ao todo 24 músicas, sendo 12 de cada artista.
O show será realizado na casa da artista e contará com a participação de Alexandre Leão (vocal e violão), ThéoSilva (guitarra) e Gutto Messias e DanielaPenna (percussão).
Durante a live, as Obras Sociais Irmã Dulce– OSID, poderão receber doações de qualquer valor através de QR Code na tela.
Cancelamento do Réveillon em Copacabana (RJ)
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou neste sábado (25) o cancelamento do Réveillon em Copacabana, festa de Ano-Novo mais tradicional do Brasil, em função do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Riotur, empresa de turismo da cidade.
Segundo a Prefeitura do Rio, a celebração “não é viável neste cenário de pandemia, sem a existência de uma vacina”. A Riotur informou que uma nova proposta para comemorar a virada de ano será apresentada “nos próximos dias” ao prefeito Marcelo Crivella.
A queima de fogos em Copacabana no primeiro dia de 2020 reuniu 2,9 milhões de pessoas na orla da praia carioca.
Hospital Martagão Gesteira
Para minimizar algumas barreiras causadas pela pandemia a pacientes pediátricos que estão internados com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e diante da suspensão de visitas como medida de prevenção, o Hospital Martagão Gesteira recorreu ao uso de tablets para que eles possam se comunicar com familiares. A ação, uma parceria do Serviço de Psicologia da instituição com a empresa Kofre Tecnologia, que doou os tablets, tem ajudado no tratamento das crianças atendidas com Covid-19 e também de outras doenças.
Batizado de Conexão Psi, o projeto é realizado em parceria com a Live do Bem, que é a ação social da empresa Kofre Tecnologia, que doou seis tablets ao Martagão. A ação está sendo utilizada também para outros pacientes internados que não estão com Covid-19, mas que, por medida de precaução, também não podem receber visitas.
Testes obrigatórios para entrar na França
A partir de 1º de agosto, a França tornará obrigatória a realização de testes de coronavírus para pessoas procedentes de 16 países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos.
Para compensar a ausência ou o difícil acesso aos exames em alguns desses locais, o país europeu disponibilizará os exames em portos e aeroportos. A nova medida foi anunciada pelo primeiro-ministro Jean Castex.
As fronteiras seguem fechadas para os turistas desse grupo de países. As regras se aplicarão, portanto, àqueles ainda autorizados a entrar –franceses e estrangeiros com domicílio fixo no país.
Alemanha
A Alemanha informou que também oferecerá testes gratuitos em aeroportos –mas eles não serão obrigatórios.
Viajantes procedentes de 130 lugares considerados de alto risco por Berlim, caso do Brasil e dos EUA, poderão ser testados imediatamente ao chegar –os demais terão a oportunidade de fazê-lo em até três dias.
CURIOSIDADE
Neste domingo terá fenômeno astronômico
Os vidrados em astronomia têm um motivo especial para acordar um pouco antes do Sol neste domingo (26). Graças a uma coincidência de órbitas, todos os cinco planetas visíveis a olho nu – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – estarão lá, compondo uma paisagem que só poderá ser vista novamente em junho de 2022.
A observação dos planetas só é possível cerca de hora e meia antes de o Sol nascer. O horário exato varia de acordo com a localidade. A melhor referência é antes do nascer do Sol, porque a luminosidade acaba ocultando a luz refletida pelos planetas.
Para localizar os planetas no céu, primeira precisa identificar Júpiter, por ser o maior. Ele estará a Oeste, próximo ao horizonte. Logo ao lado estará Saturno. Seguindo uma linha imaginária será possível ver, a meia altura do céu, Marte, que é um pontinho brilhante levemente avermelhado. Mais adiante, um pouco abaixo das Três Marias, que é uma constelação bastante conhecida dos brasileiros, estará Vênus; e mais a Leste, Mercúrio.
As últimas vezes em que a visualização desse conjunto de planetas ao mesmo tempo foi possível foram nos anos de 2005, 2016 e 2018. A próxima ocorrência será em junho de 2022.