Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

09/08/2020 07h01

Foto: Divulgação

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Comemorado em 9 de agosto, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da resolução 49/214, de 23 de dezembro de 1994, para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos, que ainda carecem da manutenção de alguns de seus direitos mais básicos.

Hoje, o propósito desta comemoração é, principalmente para conscientizar todos sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade, alertando sobre seus direitos, pois muitas vezes são marginalizados ou excluídos da cidadania;

garantir a preservação da cultura tradicional de cada um dos povos indígenas, como fonte a manter sua identidade; homenagear as contribuições culturais e sabedorias milenares que que são transmitidas por eles.

Segundo a ONU, a população indígena no mundo é de cerca de 370 milhões de pessoas – algo em torno de 5% da população mundial. De acordo com a entidade, esses povos compõem cerca de um terço da população mais pobre do mundo e são expostos a uma série de problemas, que abrangem doenças, discriminação, perseguição, baixa expectativa de vida, ameaças territoriais e poucas garantias de verem cumpridos os seus direitos humanos.

De acordo com o censo demográfico de 2010, no Brasil existe uma população indígena expressiva, de mais de 800 mil indígenas, pertencente a, aproximadamente, 305 etnias diferentes, que falam cerca de 274 idiomas.

A luta pela preservação desses povos indígenas e suas culturas é muito importante pois eles fazem parte da história viva de cada país.

Dia dos Pais no mundo afora

Essa data é comemorada no mundo afora em datas diferentes da data comemorada no Brasil, pois cada país guarda uma história.

A homenagem aos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos.

Lá, comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910, por sugestão de uma jovem chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho seus filhos.

A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington, no dia do aniversário de seu pai. Muitas pessoas da mesma cidade começaram a fazer o mesmo tipo de homenagem na data e a prática alastrou-se para outros estados dos EUA.

Contudo, em 1966, houve uma alteração na comemoração do dia 19 de junho, para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o residente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais, sendo essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal O Globo e da rádio Globo.

O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria e avô Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída por católicos. Segundo o jornal Globo, a data tinha o objetivo de “fortalecer os laços familiares e celebrar o chefe da família”.

No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

Em outros países o dia dos pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos, como é o caso, por exemplo, de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, que o comemoram em 19 de março, por associarem o dia dos pais ao dia de São José, pai de Jesus Cristo.

Homenagem ao Dia dos Pais no Cristo Redentor

O Cristo Redentor será palco de uma missa em homenagem ao Dia dos Pais, celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. O evento também homenageará as vítimas da pandemia do novo coronavírus, além de contar uma participação virtual do ator Tony Remos, que irá recitar um poema do cardeal português José Tolentino Mendonça. A transmissão acontece neste domingo (9), às 6h30, pela TV Globo, e às 11h, pelos canais do Youtube da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Cáritas Brasileira.

Live especial aos Pais

Filho de um dos maiores nomes do samba, Arlindinho prepara um live show pra lá de especial neste Dia dos Pais. Além de celebrar a relação paterna e a vida do seu pai, o músico Arlindo Cruz, Arlindinho também vai prestar um tributo a todos os "Filhos do Samba". A apresentação acontece neste domingo (9), às 18h30, no canal oficial do Arlindo Cruz no Youtube.

Mostra de Cinema Uruguaio

O Instituto Cervantes, centro cultural oficial de língua espanhola em Salvador, promove a programação da Mostra de Cinema Uruguaio, que conta com a exibição de quatro filmes premiados. As exibições estão disponíveis no canal do Instituto no YouTube.  A Mostra é uma realização do Instituto Cervantes em Salvador e outras seis sedes presentes no Brasil, e também das Embaixadas da Espanha e Uruguai, e seus respectivos consulados no país.
Com legendas em inglês e português, serão exibidos os filmes Los Modernos, Una Noche Sin Luna, 3 Millones e Mr. Kaplan. As produções uruguaias ficarão disponíveis – uma por final de semana, durante o mês de agosto, das 15h de cada sexta-feira às 15h do domingo (horário de Brasília).

CURIOSIDADE

Chuvas de meteoros poderão ser vistas no Brasil este mês

De vez em quando, o planeta Terra atravessa a órbita de uma corrente de meteoróides. Quando isso ocorre, vários meteoros entram juntos na atmosfera, em trajetórias paralelas, e parecem vir de um mesmo lugar. Essa região se chama ponto radiante e a chuva de meteoros recebe o nome da constelação onde está o ponto radiante. E três dessas chuvas de meteoros tiveram o ponto alto no fim de julho, mas continuarão visíveis pelos próximos dias.

A Piscis Austrinídeos, dentro da constelação Peixe Austral, fica visível até a madrugada do dia 10. O melhor horário para observar os meteoros é por volta das 23h.

As Alfa-Capricornídeas, em Capricórnio, estão ativas até 15 de agosto e têm origem em um cometa. E na constelação de Aquário tem as Delta-Aquarídeas, também originadas em um cometa e que serão visíveis até o dia 23.

Já as Perseidas também são provocadas por um cometa, o Swift Tuttle, e ocorrem na constelação de Perseu, o Herói, até o dia 24 de agosto. Enquanto as outras tiveram o auge no mês passado, as Perseidas terão seu ponto alto na semana que vem. Devido ao horário, não será possível acompanhar o fenômeno a olho nu aqui no Brasil. Essa chuva de meteoros será bastante intensa no dia 12, das 10h até as 13h.