Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

29/08/2020 06h34

Foto: Divulgação

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O tabagismo tem papel de destaque no agravamento da pandemia de Covid-19 uma vez que fumantes parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus. Por esse motivo, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) escolheu como mote da campanha deste ano do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) o tema Tabagismo e Coronavírus.

O tabagismo é considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A epidemia global do tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano por doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao seu consumo, das quais cerca de 1,2 milhão ocorre em não fumantes que morrem exatamente de doenças relacionadas ao tabagismo passivo.

Quase 80%, mais de 1 bilhão de fumantes em todo mundo, vivem em países de baixa e média renda, onde o peso da doença e mortes relacionadas ao tabaco é ainda maior.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) ainda há no mundo mais de 1,3 bilhão de pessoas que fazem uso contínuo do tabaco. Só no Brasil são mais de 22 milhões de pessoas. É um impacto muito forte não só para a saúde, mas também econômico.

Além do mais, hoje há 40 milhões de usuários de tabaco na faixa etária entre 13 a 15 anos, que são, justamente, o alvo da indústria do tabaco. Por essa e outras questões é tão importante ter esse dia Nacional de Combate ao Fumo para trazer a conscientização para toda a população.

Modos de Ação para Propagar Arte

O projeto M.A.P.A. - Modos de Ação para Propagar Arte – inaugura sua primeira edição com a mostra "No Calor da Hora" no próximo dia 31 de agosto com o objetivo de levar arte para o espaço público e provocar reflexões, por meio da arte, acerca do caos político e social. 

A iniciativa reúne 27 artistas de variadas linguagens poéticas - como artes visuais, cinema, literatura, entre outros -, que irão ocupar 27 espaços de outdoor em todas as capitais do país. A ideia é que cada artista, a partir de sua própria prática poética, apresente um trabalho que problematize as questões urgentes do presente. Dividida em ciclos, a capital baiana recebe a mostra entre os dias 31 de agosto e 13 de setembro, com uma obra de Traplev que estará exposta na Avenida Oceânica e na Rua Carlos Chiacchio.

Jovem Aprendiz Empreendedor

Na próxima terça-feira (01), às 9h, estarão abertas as inscrições para o projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), e o Parque Social, entidade formadora reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por proporcionar, desde 2014, cerca de 1.200 adolescentes e jovens a oportunidade do primeiro emprego.

Serão selecionados e contratados 300 jovens aprendizes, com idades entre 14 e 22 anos e seis meses, que participarão de capacitação teórica, à princípio virtual e posteriormente presencial,  além de qualificação prática, nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura, na função de assistente administrativo.

As inscrições devem ser feitas no site do projeto, através do link http://jovemaprendiz.salvador.ba.gov.br. O processo seletivo será realizado em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e executadas de forma online, envolvendo inscrição, análise de documentos, avaliação cognitiva (elaboração de texto em plataforma digital) e entrevista individual por videoconferência. 

Apoiar as baianas de acarajé

Com o objetivo de apoiar as baianas de acarajé, que tiveram suas atividades impactadas pela pandemia do novo coronavírus, a Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do sistema Coca-Cola no país, anuncia um plano para impulsionar a retomada dos negócios de mais de 400 dessas profissionais que atuam na Bahia.

Numa primeira ação, a Solar oferecerá um “Kit Tabuleiro”, que contará com azeite de dendê, camarão seco, amendoim e todas as demais matérias-primas para as primeiras produções de acarajé. Além disso, também serão fornecidos mais de 9 mil refrigerantes, máscaras de proteção, álcool em gel e materiais informativos com protocolos orientados pelo Ministério da Saúde para proporcioná-las um retorno seguro.

Horário de votação nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral oficializou a ampliação em uma hora do horário de votação nas eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno está marcado para 15 de novembro. Com isso, as urnas serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local.
O órgão também decidiu reservar o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da consultoria sanitária prestada pela Fundação Oswaldo Cruz e pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

Donos de bares e restaurantes

Levantamento elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 6,7% dos donos de bares e restaurantes decidiram encerrar o negócio permanentemente por causa da crise causada pela pandemia da Covid-19. A pesquisa foi feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e pelo Sebrae.

Foram entrevistados 1.191 empresários de bares, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, padarias, pizzarias e sorveterias dos 26 estados e do Distrito Federal. Entre as pessoas ouvidas, 39% são microempreendedores Individuais (MEI); 58%, micro e pequenos empresários; e 3%, donos de médias ou grandes empresas.

De acordo com o levantamento, 92% das empresas do setor tiveram queda no faturamento. Apenas 4,5% dos donos de bares e restaurantes afirmaram ter aumentado seus rendimentos no período da pandemia.

Segundo a pesquisa, 18,5% dos donos de bares e restaurantes entrevistados tiveram que demitir funcionários de carteira assinada na pandemia. O levantamento mostra que 50,8% dos empresários ouvidos têm dívidas em atraso; 25,5% têm dívidas, mas estão em dia; e 23,7%, não têm dívidas.

Morro de São Paulo

Um dos roteiros turísticos mais procurados na Bahia, Morro de São Paulo, localizado no município de Cairu, no baixo sul do estado, inicia a retomada do turismo a partir do dia 3 de setembro.

Com a necessidade do isolamento social por causa do novo coronavírus, foram publicados decretos que proibiam a hospedagem de turistas e transporte marítimo na ilha, que em abril deste ano virou até uma “ilha fantasma”.

De acordo com a prefeitura de Cairu, além de Morro, outras localidades administradas e que fazem parte do território da cidade, como as praias da Gamboa, Boipeba e Garapuá, também serão liberadas,

De acordo com a prefeitura, a partir de 3 de setembro será permitida a flexibilização do transporte marítimo para turistas; a abertura do comércio varejista, mercados, padarias, hortifruti, açougues, farmácias, clínicas, salões de beleza, serviços de estética, academias, obras da construção civil, bares, lanchonetes, restaurantes e meios de hospedagem com restrições; realização de cultos e missas com restrições, além do uso das praias para práticas individuais.