Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

31/08/2020 06h30

Foto: BH Airport - Divulgação

Simba é o novo mascote da BH Airport

A concessionária BH Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, apresentou seu novo mascote: Simba. É um Pointer Inglês da empresa Bicho do Mato que trabalha com a equipe de Meio Ambiente do aeroporto.

Segundo a Bicho do Mato, o Simba é essencial para garantir uma operação segura, e a equipe de Meio Ambiente o treina e trabalha com ele para afugentar animais de outras espécies que possam oferecer riscos operacionais.

O cão, considerado um trabalhador do aeroporto, possui acompanhamento veterinário regular, sendo respeitados seus hábitos, com horários de descanso permanentes, banho, acesso ao sol e exercícios diários. Ainda, há um rígido controle quanto à sua vacinação e vermifugação, visando evitar a transmissão de doenças entre animais silvestres, domésticos e pessoas. Seu recinto é adaptado para permanência e descanso, com oferta abundante de água e alimentação balanceada.

Biblioteca Anac

A Biblioteca da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ampliou os serviços disponibilizados ao público externo. O acervo da Agência possui mais de 90.000 itens, que podem ser consultados a partir do Sistema Pergamum, e agora pode ser acessado por usuários externos de forma simplificada a partir de coleções temáticas. 

A partir da página Biblioteca Digital, o usuário poderá consultar as coleções de atos normativos, informações técnicas e publicações online. Na coleção de Atos normativos, o serviço “Alerta online” possibilita que qualquer usuário que se cadastre possa com compor a base de assuntos da Biblioteca e, consequentemente, receba uma mensagem automática sempre que for citado em um normativo da Agência. Já em Informações técnicas, podem ser acessados manuais técnicos de produtos aeronáuticos e todo o suporte documental necessário ao processo de fiscalização da Agência.  Também foram disponibilizadas bibliografias especializadasfolhetos e o repositório institucional da Agência (clique nos links para acessar).

Cabe ressaltar que, devido às regras de direitos autorais, alguns documentos têm acesso restrito a colaboradores da Anac. No entanto, o usuário poderá entrar em contato com a Biblioteca pelos telefones (61) 3314-4641 e 3314-4767 (em Brasília) ou (21) 3501-5743 (no Rio de Janeiro) ou pelo endereço eletrônico [email protected] e informar sobre sua necessidade.

Sebrae no Menos30 Fest

Nesta segunda-feira (31), o Sebrae fará sua estreia no Menos30 Fest. O evento é um festival de empreendedorismo voltado para jovens, com menos de 30 anos, que pretendem debater os desafios e oportunidades no campo da inovação, diante da pandemia do coronavírus.

Realizado pelo grupo Globo, o festival chega a sua 8ª edição em uma versão totalmente online e gratuita. Neste ano, o evento visa promover debates e reflexões sobre novas formas de empreender e pensar a sociedade em meio ao novo normal.

O festival acontece até 4 de setembro. A programação conta com cursos on-demand, oficinas, debates, painéis, pitches e shows musicais. Hoje, a partir das 17h, o Sebrae marca presença participando do palco Grandes Encontros.

Já no dia 31, a partir das 10h, o Sebrae vai realizar a Oficina Empreendedorismo e Criatividade. Com aulas ao vivo. A turma é destinada a quem está começando e também para quem já tem o próprio negócio.

Os jovens, que já desbravam o mundo do empreendedorismo, irão participar das batalhas de pitches que acontecerão em todos os dias de evento, a partir das 18h30, com premiação de R$ 15 mil reais. Serão três apresentações por dia, com o tema Sociedade Digital. As startups “Web para todos”, “Diáspora.Black” e “Jaubra”, apresentarão seus cases no dia 31.

Museu de Imprensa começa a agendar visitas

Reaberto nos 90 anos da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), o Museu de Imprensa começa a agendar visitas. A reabertura em caráter restritivo visa atender às medidas de isolamento social e combate ao novo coronavírus. O primeiro mês terá entrada gratuita e as visitas devem ser agendadas através do endereço de e-mail: <[email protected]>. 

O novo equipamento cultural entregue pela ABI à sociedade foi instalado no térreo do Ed. Ranulfo Oliveira, sede da instituição, na Praça da Sé (Centro Histórico de Salvador). Na exposição especial de reabertura, cuja curadoria é assinada pelo jornalista e pesquisador Nelson Cadena, o público poderá conferir os painéis com a história da ABI e dos meios impresso, radiofônico e televisivo na Bahia. A mostra traz ainda instrumentos de trabalho jornalístico antigos, como máquinas de datilografia, equipamentos de som e rádio. A programação visual da exposição e do Museu foi realizada por Enéas Guerra e Valéria Pergentino, da Solisluna. A reprodução das fotos é do fotógrafo Nilton Souza.

Lei Geral de Proteção de Dados

Depois de intensas disputas, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709) começará a valer em setembro. A norma, que rege a coleta e o tratamento de dados, trará impactos para cidadãos, empresas e entes públicos. Mas entidades se preocupam pelo fato do órgão responsável pela fiscalização da sua aplicação, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, ainda não ter sido criada pelo governo.

A LGDP disciplina os direitos dos indivíduos relativos a suas informações pessoais e de que maneira empresas e entes públicos podem coletar e tratar esses registros. Assim, o início da vigência da norma implica que as pessoas terão novas garantias sobre as diversas práticas de tentativa de obtenção de seus dados, tão comuns hoje em dia.

No caso dos cidadãos, a mudança é a previsão dos direitos instituídos na lei. Para além do consentimento, os indivíduos passam a poder pedir informações sobre a guarda e manejo de seus registros, bem como a correção destes ou até mesmo a revogação da autorização.

Um dos desafios é a criação de uma cultura de proteção de dados, com os cidadãos conhecendo o que podem fazer e recorrendo aos órgãos competentes para denunciar abusos e fazer valer seus direitos. 

Campanha quer atrair investimentos para Camaçari

Liderada pela administração municipal, uma campanha quer atrair investimentos de todo o país para Camaçari, cidade com a maior concentração industrial do estado.  O objetivo é impulsionar a retomada da economia após a crise provocada pela pandemia.

A campanha ressalta que Camaçari tem o maior Complexo Industrial Integrado do Hemisfério Sul (Polo), indústrias-satélites, além de grupos de porte, como Bridgestone, Continental, O Boticário, BASF, Braskem e Unigel. Com sua localização estratégica, está próxima do aeroporto de Salvador, dos portos de Aratu-Candeias e da capital, bem como de rodovias importantes como as BRs 116 e 101.

O município conta com o Senai Cimatec Park, um grande complexo tecnológico e industrial em uma área de 4 milhões de metros quadrados, localizado no centro industrial de Camaçari, com laboratórios avançados, fábricas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco e até uma pista de teste do setor automotivo.

Entre os atrativos citados para a implantação de indústrias estão galpões e terrenos, que podem ser ocupados imediatamente. A prefeitura também está oferecendo um programa de incentivo fiscal e licenciamento simplificado para agilizar a implantação dos negócios.

Jovens em busca de seu futuro profissional

O evento Feira USP e as Profissões, que ocorre há 19 anos na Universidade de São Paulo - USP, será este ano online, mas com a já esperada participação de jovens em busca de seu futuro profissional. A cada edição, o público tem contato com professores e pesquisadores, além de estudantes universitários, possibilitando conhecer de perto os cursos e carreiras, tirar dúvidas e ampliar horizontes. Também são oferecidas atividades culturais, exibições de acervos, orientação vocacional e informações de políticas de acesso e permanência estudantil.

O evento será nos dias 3 e 4 de setembro, com a participação de todas as unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos para uma programação dinâmica e interativa. Serão lives, bate-papos, vídeos exclusivos e conteúdos culturais, sempre oferecendo ao público informações e atividades elaboradas pelas equipes de seus 142 cursos, em oito campi, além dos museus e órgãos de cultura. A participação no evento é totalmente gratuita e não demanda inscrições prévias, bastando acessar o site uspprofissoes.usp.br.