28/09/2020 06h08
Foto: Divulgação
Salvador lidera número de mulheres eleitoras no país
Entre os municípios com a maior proporção de mulheres eleitoras no país, Salvador lidera a lista com 56%, seguida de Olinda (PE) e Queimados (RJ), com a mesma proporção. A capital baiana possui 1.053.120 eleitoras no total. Por outro lado, são 843.977 homens como eleitores.
No Brasil, as mulheres também são a maioria. Dos 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano, 52,5% são mulheres e 47,5%, homens – em 2016, as mulheres eram 52,2% e os homens, 47,8%.
Novas liberações
A partir desta segunda (28) estão liberadas, em Salvador, aulas em escolas de dança, mas sem contato físico. A exigência é que todos os frequentadores estejam utilizando máscaras de proteção e respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m.
Também voltam a funcionar os parques públicos municipais e algumas das praças que foram fechadas devido à pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19. O horário de funcionamento será entre 6h e 17h, sem limitações de pessoas, mas com a obrigatoriedade de máscara e respeito ao distanciamento. Não serão permitidas atividades em grupo, nem a comercialização de produtos.
Ao anunciar as novas medidas de flexibilização, o prefeito ACM Neto reforçou o pedido de cautela por parte da população, para que não ocorra em Salvador o que recentemente ocorreu em Manaus (AM): com nova onda de infecções, foi preciso fechar novamente bares e praias, além de suspender outras atividades.
Telemedicina: aspectos regulatórios e proteção de dados
O Centro de Pesquisas em Direito e Economia (CPDE) da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), por meio do Núcleo Avançado de Pesquisa em Regulação da Saúde (NAPS), promove, nesta segunda (28), o webinar “Telemedicina: aspectos regulatórios e proteção de dados”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 18h.
A proposta do encontro é discutir aspectos regulatórios desafiadores sobre a utilização de tecnologias digitais na área da saúde. Recentemente, por conta da pandemia de Covid-19, foi reconhecida a possibilidade, em caráter excepcional e temporário, de utilização de ações de Telemedicina. Além disso, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), indispensável para segurança de troca e armazenamento de dados, por meio de medidas de proteção da informação apropriadas e atualizadas constantemente em bancos de dados seguros para a proteção de todos e o caminho ético a ser trilhado.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.
Leitura em língua de sinais
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo lançou quatro livros em formatos acessíveis, que permitem a leitura em língua de sinais, com legenda, com áudio, imagens e leitura simples de texto.
As obras disponibilizadas são: Come, menino, de Letícia Wierzchowski; A Mulher que Matou os Peixes, de Clarice Lispector; Um Sonho no Caroço de Abacate, de Moacyr Scliar e A Aldeia Sagrada, de Francisco Marins.
Os materiais podem ser acessados no portal da secretaria. Ao total, o governo do estado já disponibilizou 13 livros dentro do programa Leitura Inclusiva.
Além das obras, o projeto realiza oficinais para sensibilizar e instrumentalizar os profissionais da educação, cultura, assistência social e bibliotecários em relação às possibilidades da leitura inclusiva.
Dez maiores corretoras digitais do Brasil
O iBest acaba de divulgar a lista das dez maiores corretoras digitais do Brasil. As empresas, que são finalistas do Prêmio iBest, disputam o primeiro lugar de sua categoria em uma votação aberta ao público.
XP Investimentos, BTG Pactual Digital, Banco Inter Investimentos e Itaú Corretora estão entre os nomes indicados para a competição. A escolha das empresas teve como base a relevância na internet como um todo. O iBest usou um algoritmo exclusivo, que analisou a presença e o engajamento de marcas e influenciadores no Instagram, Twitter, Facebook, YouTube, sites e aplicativos.
O Prêmio iBest apresenta 54 categorias diferentes, com duas premiações em cada uma delas: Popular (liberada para pessoas com mais de 16 anos votarem) e Oficial (escolhido por um grupo de especialistas e personalidades).
Serão eleitos três campeões, que receberão, assim como os finalistas, o selo iBest, um troféu digital que destaca a relevância das empresas no setor.
Queda do número de latrocínios
Levantamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) aponta que em agosto houve queda de 62,5% no estado do número de latrocínios – roubos seguidos de morte, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A redução também teria ocorrido em Salvador e no interior do Estado. Em todo o território baiano foram seis crimes no último mês, sendo dez casos a menos que em agosto de 2019. Na capital ocorreu um caso, e nas 13 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) não houve registros de ocorrências deste delito.
Nos 403 municípios do interior a redução foi de 53%. Saiu de 13 para cinco ocorrências.
Principais práticas de segurança e saúde
Com o objetivo de disseminar as principais práticas de segurança e saúde para os setores de transporte e logística, o Sebrae elaborou um protocolo com informações específicas para as áreas. O material tem o intuito de orientar o pequeno negócio do segmento de logística e transporte, na retomada ou continuidade de suas atividades nesse novo contexto.
O conteúdo é baseado em informações oficiais de instituições nacionais e internacionais, tais como Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Ministério da Economia, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Confederação Nacional de Transporte (CNT) e Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest e Senat).
O conteúdo se preocupa primeiramente com a segurança e a saúde: pública, de trabalhadores, gestores e clientes, trazendo também informações para que o consumidor conheça as boas práticas do setor e se sinta confiante para voltar à rotina de consumo. São destacadas orientações para as empresas de logística e transporte de pequenas cargas, que envolvem last mile, log, valores, pequenos centros de distribuição, autônomos e pequenas transportadoras.