Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/10/2020 06h38

Foto: Divulgação

147.918.483 pessoas estão aptas a votar

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano, 147.918.483 pessoas estão aptas a votar, um crescimento de 2,66% em relação às eleições municipais de 2016. Na divisão por gêneros, as mulheres somam 77.649.569 eleitores (52,49%) do total. Os homens totalizam 70.228.457 eleitores (47,48%). Outras 40.457 pessoas não declararam o gênero, representando 0,03% do eleitorado. Um total de 9.985 pessoas usarão o nome social no título de eleitor, prática autorizada pela Justiça Eleitoral desde 2018.

Em relação ao grau de instrução, a maior parte dos eleitores informou ter o ensino médio completo, com 37.681.635 (25,47%) pessoas nessa condição. A faixa de menor escolaridade, com ensino fundamental incompleto, vem em segundo lugar, com 35.771.791 eleitores (24,18%), seguida pelo contingente com ensino médio incompleto, com 22.900.434 (15,48%). Somente 10,68% do eleitorado, que somam 15.800.520 pessoas, têm nível superior completo. Um total de 1.158.234 eleitores se declararam com alguma deficiência em 2020. 

O contingente elegerá novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios em 15 de novembro. Não participam da votação neste ano os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, que não têm prefeito, e os brasileiros registrados no exterior, que só podem votar em trânsito nas eleições gerais a cada quatro anos.

Nova diretora da Antaq

A presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Santos, Flávia Morais Lopes Takafashi, foi indicada para assumir uma das vagas na diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulador do setor.

Flávia, que também é a diretora do Departamento de Gestão de Contratos do Ministério da Infraestrutura (Minfra), deverá ocupar a vaga do diretor Francisval Mendes, cujo mandato terminará em 18 de fevereiro de 2021.

A indicada para a diretoria da Antaq é advogada e assumiu a presidência do CAP de Santos em agosto do ano passado. Será a primeira mulher a ocupar o posto.

Vagas par a pessoas com deficiência (PCD’s)

A Cervejaria Ambev, produtora das marcas Skol, Brahma, Bohemia, Budweiser e Stella Artois, deu início a um processo seletivo para contratar novos funcionários para as cidades de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Guanambi e Feira de Santana.

As vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PCD’s) para os cargos de vendedor, promotor e conferente. Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e ensino médio completo.

Além da remuneração, os candidatos escolhidos terão benefícios como assistência médica e odontológica, vale transporte, Gympass, ticket refeição, entre outros.

Para participar do processo seletivo que acontece até o dia 25 de outubro é necessário se inscrever nos links específicos de cada vaga: Vendedor - https://ambev.gupy.io/jobs/523992; Promotor - https://ambev.gupy.io/jobs/524140; Conferente- https://ambev.gupy.io/jobs/523791

Guia de Cooperativas de Catadores(as) e de Recicladoras de Resíduos

A FIEB elaborou e está disponibilizando o Guia de Cooperativas de Catadores(as) e de Recicladoras de Resíduos, resultante do Acordo de Cooperação Técnica assinado com o Ministério Público do Estado da Bahia – MPBA. 

O Guia torna acessível uma relação de Organizações que realizam coleta, tratamento e reciclagem de resíduos na Bahia, visando contribuir para a implantação da Logística Reversa nas empresas baianas, em atendimento ao disposto nas Políticas (Nacional e Estadual) de Resíduos Sólidos, evitar judicializações relativas a esta matéria, contribuir para a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis e, consequentemente, para o aperfeiçoamento da gestão sustentável de resíduos sólidos no Estado da Bahia. 

Mensalidades em atraso

O número de alunos de graduação com mensalidades em atraso subiu no primeiro semestre de 2020 no país. Estudo realizado pelo Semesp, o sindicato de mantenedoras dos estabelecimentos de ensino superior, mostra que a taxa de inadimplência no ensino superior brasileiro privado ficou em 11% no período, valor 29,9% maior que nos mesmos meses do ano passado. Apesar da inadimplência ser maior em cursos de educação a distância (EaD), as mensalidades em atraso nos cursos presenciais apresentaram maior aumento nesse período, em torno de 33,1%.

Segundo dados da 4ª edição da Pesquisa sobre o Cenário Econômico Atual das Instituições de Ensino Privadas, a inadimplência com os estabelecimentos de grande porte, acima de 7 mil alunos e 32,6% da pesquisa, ficou em 11,8%, enquanto as instituições de pequeno ou médio porte - com 7 mil alunos, 67,4% da pesquisa - atingiram 10,6% no mesmo período. O levantamento, sem caráter científico, foi realizado com base em uma amostra de 53 instituições de ensino superior do país.

C&A deve fechar operações no Brasil

A C&A corre o risco de ter as operações no Brasil vendida. Os Brenninkmeijer, família responsável por controlar a empresa no país, estuda se desfazer da posição que ocupa no mercado brasileiro, para direcionar o foco para os negócios na Europa.

De acordo com o jornal Valor Econômico, a C&A já desfez operações em outros países como o México, na América Central, e a China, na Ásia, o que coloca a venda da operação brasileira como algo possível e sem surpresa de acontecer.

Segundo a publicação, a perda de valor da empresa após a pandemia da Covid-19 seria um dos motivos que desestimularam a venda parcial em blocos de ações na bolsa.

Desde 2014, a C&A vem tentando buscar soluções para o negócio no país. A empresa é a quarta maior varejista de moda do país, em número de lojas, e a terceira em receita, segundo relatório da Nord Research. A C&A opera em 18 países, a maioria na Europa.

Professores online

Pesquisa com professores que lecionam em 26 estados e no Distrito Federal, em 118 cidades brasileiras, mostra que 82,4% deles se sentem extremamente ou muito confiantes com relação ao seu preparo técnico para o ensino online, enquanto, no início da pandemia do novo coronavírus, 52,9% se sentiam totalmente despreparados, ou muito pouco preparados tecnicamente, quando as aulas virtuais se iniciaram em março, como forma de evitar a disseminação do vírus.

Com relação ao tempo de preparo das aulas, 96,6% dos professores relataram impacto, o que certamente contribuiu para o desgaste físico e emocional, enquanto 3,4% disseram que não tiveram prejuízos. Já com relação à duração de tempo de aula, 76,6% afirmaram que o tempo de preparação sofreu impacto e 23,1% responderam não ter tido influência na duração de tempo de aula.

Aos mais de 300 professores indagados na pesquisa, 49,5% têm atuação direta na educação infantil, 63,40% no fundamental e 11,70% no ensino médio. Dados colhidos na pesquisa mostraram o tipo de dispositivos utilizados pelo professor nas aulas online, sendo 19,7% desktop com internet, 83,7% laptop com internet, 45,5% celular com internet e 7% tablet com internet.

Inteligência artificial

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) oferece até sábado (24), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), uma série de eventos virtuais gratuitos sobre o tema inteligência artificial – a nova fronteira da ciência brasileira. Todas as atividades serão certificadas. Os participantes receberão o certificado até 15 dias após o evento.   

As atividades serão online, gratuitas e abertas a todos os interessados: haverá palestras, bate-papos, um encontro temático para aproximar pesquisadores de diferentes áreas e eventos culturais. A programação completa pode ser vista no site do evento.

Comprovação de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial portaria com instruções para comprovação de vida pelos beneficiários que residem no exterior.

Segundo a portaria, os beneficiários do INSS que moram no exterior deverão realizar, anualmente, a comprovação de vida, independentemente da forma de recebimento do benefício. Se a comprovação não for feita a cada 12 meses, haverá bloqueio do crédito, suspensão ou cessação do benefício.

A comprovação de vida deverá ser emitida pelas representações consulares ou diplomáticas brasileiras no exterior.

Para residentes em países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, a comprovação de vida pode ser feita com a utilização do formulário de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS, constante da página no INSS na internet, assinado na presença de um notário público local e apostilado pelos órgãos designados em cada país.