Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/10/2020 06h26

Foto: Divulgação

Reabertura dos circos em Salvador

Os circos de Salvador estão autorizados a reabrir, após sete meses de atividades paralisadas em função da pandemia do novo coronavírus. Para isso, os espaços circenses devem seguir uma série de regras definidas por protocolo sanitário com intuito de evitar a disseminação da doença e garantir a segurança de funcionários, artistas e plateia.

Le Cirque, na Avenida Paralela pretende retomar os espetáculos partir da próxima sexta (23). O Picolino, em Pituaçu, seguirá realizando atividades virtuais, mas ainda sem data definida para voltar a receber o público. O Tirullipa Circo Show, montado na Arena Fonte Nova, também analisa a previsão de retorno dos espetáculos presenciais.

Segundo o protocolo setorial definido para os circos, os eventos poderão acontecer de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 22h.

A capacidade de público em cada sessão será baseada no distanciamento dos assentos, não podendo exceder o máximo de 100 pessoas, incluindo neste limite os trabalhadores e prestadores de serviço. Já a duração máxima de cada sessão será de duas horas, com intervalo mínimo de uma hora.

Compra de vacinas

O governo federal vai comprar 46 milhões de doses da vacina CoronaVac. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac.

De acordo com o Ministério da Saúde, após aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina será distribuída no país por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O investimento previsto é de R$ 2,6 bilhões até janeiro.

Além da CoronaVac, o Ministério prevê a compra no primeiro semestre de 2021 de 100 milhões de doses via AstraZeneca/Oxford e 40 milhões via iniciativa COVAX Facility, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Toque de recolher em Madrid

As autoridades regionais de Madrid, capital da Espanha, avaliam adotar toque de recolher para conter uma segunda onda do novo coronavírus em um dos maiores focos da pandemia na Europa. A medida seria similar ao que foi feito pela França, que determinou um toque de recolher em Paris e em outras oito cidades, com duração das 21h às 6h.

O governo espanhol declarou estado de emergência de duas semanas no dia 9 de outubro para impor um lockdown parcial dentro e nos arredores da capital, o que significa que as pessoas podem sair de casa, mas não da cidade.

Cresce número de assassinatos no país

O número de assassinatos no país, em queda desde 2018, voltou a crescer no primeiro semestre deste ano, quando 25.712 pessoas foram mortas no Brasil, o equivalente uma pessoa a cada 10 minutos. Esse total é 7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 24.012 pessoas foram assassinadas no país. Pernambuco, Bahia e São Paulo são alguns dos outros estados que ajudaram a puxar a alta.

Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que compila estatísticas de criminalidade no país. O 14º anuário da instituição mostra também que o número de mortos em 2019 foi o menor em nove anos e o menor da década quando se analisa proporcionalmente à população.

Em todo o ano passado, 47.773 pessoas foram assassinadas no Brasil, número ainda menor do que no ano anterior, que interrompeu uma escalada de crescimento que havia tido recorde em 2017 com 64.078 assassinatos.

O índice por 100 mil habitantes do ano passado, usado para comparar a violência em diferentes regiões, foi de 22,7 assassinatos a cada 100 mil moradores em 2019, abaixo dos 30,9 registrados em 2017.

Exposição fotográfica do Shopping Itaigara

Superação, empoderamento e determinação. Esses são elementos em comum na vida das 17 mulheres convidadas para participar da exposição fotográfica do Shopping Itaigara para o Outubro Rosa. A mostra acontecerá até o dia 31 de outubro, na praça central do shopping, e integra a programação desse movimento de alerta para o câncer de mama em todo o mundo. 

De acordo com o Itaigara, a proposta é fazer com que as mulheres que estrelam a mostra fotográfica sirvam de inspiração para outras mulheres que enfrentam a doença. Incentivá-las a não desanimar e a preservar a sua autoestima. 

Também há espaço para informação. O médico oncologista Rodrigo Guedes, da Rede D´Or, esclarecerá informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Também faz parte da campanha a iluminação em rosa de toda a fachada do estabelecimento durante o mês de outubro.

Zap Respeita as Mina

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) lançou o projeto piloto de um software que utiliza inteligência artificial para responder instantaneamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.  Batizado de "Zap Respeita as Mina", o recurso pode ser acessado pelo WhatsApp.

A iniciativa é pioneira na área de enfrentamento à violência doméstica. Ao enviar uma mensagem para o telefone (71) 99909-9322, as usuárias poderão pedir ajuda. Todo o diálogo acontece por mensagem de texto.

A inteligência artificial é capaz de permitir o acesso por mensagem a atendentes em contato direto com o serviço 190 da Polícia Civil.

Por meio do "Zap Respeita as Mina", a vítima recebe informações de como fazer uma denúncia, obter uma medida protetiva de urgência, o que fazer em caso de violência sexual, entre outras informações.

Outra opção para usar o chat com as atendentes virtuais é através do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia.

Votar sem o título de eleitor

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, que o eleitor não pode ser impedido de votar caso não tenha em mãos o título de eleitor, sendo obrigatória somente a apresentação de documento oficial com foto.

Os ministros entenderam, agora de modo definitivo, que exigir que o eleitor carregue o título de eleitor como condição para votar não tem efeito prático para evitar fraudes, uma vez que o documento não tem foto, e constitui “óbice desnecessário ao exercício do voto pelo eleitor, direito fundamental estruturante da democracia”, conforme escreveu em seu voto a relatora ministra Rosa Weber.

Ballet Bahiano de Tênis (BBT)

Após sete meses fechado e funcionando apenas por meio virtual, o Ballet Bahiano de Tênis (BBT), comandado por Tânia Gordilho, retomou as aulas presenciais seguindo todos os protocolos de segurança. 

O BBT fechou as portas em 16 de março, ainda no início da pandemia, e durante este período ministrou as aulas de forma virtual para crianças a partir de 3 anos. Também foi realizada apresentação virtual para os pais e aulas com bailarinas convidadas.

Fundado em 1976 por Tânia Gordilho, o BBT funciona há 44 anos e está situado na Graça. O objetivo é ensinar, promover e divulgar a dança, em suas diversas modalidades, acreditando na força da arte para o desenvolvimento da cidadania e educação, cumprindo o seu papel de consolidar o Ballet Clássico na Bahia e mostrando Arte ao público.

Ação antitruste contra o Google

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e 11 estados norte-americanos entraram com uma ação antitruste contra o Google, sob a acusação de que a companhia usa seu poder de mercado para afastar rivais. Na ação, alega-se que o Google agiu ilegalmente para manter sua posição nos mercados de busca e publicidade na internet, pagando a outras companhias, como fabricantes de telefones celulares, operadoras e navegadores para manter seu sistema de buscas como padrão por meio de uma rede ilegal de acordos.

O processo marca o maior caso antitruste em uma geração, comparável ao processo contra a Microsoft movido em 1998, e ao processo contra a AT&T, de 1974, que levou à dissolução do Sistema Bell.