Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

23/10/2020 06h36

Foto: Divulgação

Degradação ao meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito Civil para apurar uma possível degradação ao meio ambiente por causa da construção de uma ligação viária entre Praia do Forte e Imbassaí, no município de Mata de São João, na Bahia. Segundo o órgão, a decisão foi tomada com o intuito de proteger o meio ambiente.

O objeto do inquérito diz respeito a “Supressão de Vegetação Nativa” em suposta área de restinga localizada na entrada de Praia do Forte, onde está sendo construído o empreendimento “La Laguna”, pela construtora Realeza. Por causa da obra, que está em andamento há mais de dois anos, está sendo construída uma pista à beira-mar, visando unir os vilarejos de Praia de Imbassaí à Praia do Forte.

No documento, assinado em 25 de setembro, o MPF informou que um ofício sobre o inquérito foi enviado à Prefeitura Municipal de Mata de São João solicitando uma manifestação sobre o caso em até 30 dias. O órgão pede que a gestão municipal informe se a obra foi licenciada pelo município e, caso tenha sido, que a autorização também seja apesentada.

Dia Mundial da Ópera

O Dia Mundial da Ópera, celebrado no próximo domingo (25), contará com uma ação especial do Theatro Municipal de São Paulo. O espaço lança, entre os dias 23 e 25, três documentários sobre projetos que fariam parte da Temporada lírica 2020, mas que tiveram que ser suspensos em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

As obras "Quando as Óperas Param - Navalha na Carne e Homens de Papel", "Guarani em Chamas" e "Aida" revelam o processo de criação e produção das óperas, com materiais inéditos, imagens de bastidores e inúmeros depoimentos dos profissionais envolvidos, entre diretores, maestros, cenógrafos, figurinistas, solistas e até mesmo da equipe da técnica. Os filmes ficarão disponíveis através do canal do Theatro no Youtube.

Leonardo Boff 

Autor de mais de 100 livros e ganhador do prêmio Nobel alternativo para a paz em 2002, Leonardo Boff é o convidado do curso de Teologia, da Faculdade Batista Brasileira (FBB), nesta sexta (23), às 20h, para falar à professores e alunos sobre cuidado coletivo, a partir de uma reflexão sobre sua obra “Saber Cuidar: A Ética do Humano”. 

Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de discutir sobre o cuidado coletivo, sobretudo agora com a pandemia; sobre a má qualidade de vida da população, pela penalização da maioria empobrecida da humanidade, pela degradação ambiental e pela exploração exacerbada da violência. 
A palestra será transmitida pelo YouTube da FBB e aberta ao público, mediante inscrição por este link.

Boas práticas em parto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) encerra nesta sexta-feira (23) consulta pública sobre boas práticas em parto adequado no Brasil. A sociedade pode colaborar com sugestões para alteração da Resolução Normativa 440 da agência, que instituiu o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde.

Estão sendo propostas as inclusões de dois anexos à resolução: o manual de certificação e o glossário de boas práticas em parto adequado. Além disso, está sendo colocada em discussão uma nota técnica sobre o impacto regulatório da certificação de boas práticas em atenção ao parto e nascimento.

A certificação é uma proposta do Movimento Parto Adequado, que prevê um selo de qualidade, a participação das mulheres e audiências públicas, além da divulgação de informações. A ideia é aumentar a qualidade da atenção à mãe e ao bebê oferecida pelas operadoras de planos de saúde.

Bike Comunidade

O projeto Bike Comunidade, criado pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) - que disponibiliza bicicletas para empréstimos a moradores locais - chegou à região de Stella Maris e Praia do Flamengo. Essa ação faz parte das 101 ações apresentadas pela Prefeitura de salvador para contribuir com a economia da cidade. Para utilizar as bicicletas, basta fazer um cadastro pessoal, com documento de identificação e comprovante de residência. 

Em Stella Maris serão disponibilizadas inicialmente cerca de 10 bicicletas que ficarão sob a coordenação da Associação de Moradores de Praia do Flamengo e Stella Maris (FlaMaris), localizado na Rua Thales de Azevedo. O local também servirá como ponto estratégico para realização de ações ligadas à bicicleta na região.

Isba encerra as atividades

O tradicional colégio particular Instituto Social da Bahia - Isba anunciou pelas redes sociais o encerramento das atividades ao final de 2020. A unidade de ensino não deu detalhes da motivação da decisão, ressalvando que “a Associação Brasileira de Educação Familiar e Social (ABEFS) resolveu encerrar seu trabalho na Educação Básica”.

No comunicado, o Isba relatou que vai concluir o ano letivo de 2020. Também manterá atendimento a familiares e alunos no próximo ano, na emissão de documentos e negociação de débitos.

Prêmio Jabuti 2020

O artista baiano Hugo Canuto acaba de ser anunciado como finalista do prêmio Jabuti 2020, o maior prêmio da literatura brasileira. Ele concorre na categoria HQ com o livro Conto dos Orixás. Na mesma premiação, concorrem nomes como Chico Buarque, Nélida Piñon e Martinho da Vila.

O artista dedicou a indicação "a Bahia e seu povo, minha inspiração, aos terreiros e suas lideranças". "Pais e Mães, guardiões das tradições, aos homens e mulheres de Axé, que com a luta cotidiana contra o preconceito e o atraso, são os verdadeiros heróis!", destacou.

Hugo também agradeceu a sua família, aos amigos do terreiro do Gantois, ao professor Adelson de Brito e ao público, dentre eles os quase 3.000 apoiadores nas três campanhas do Catarse para produção, publicação e reedição da HQ.