Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/10/2020 07h07

Foto: Divulgação

Animais abandonados

A adoção de um pet requer alguns cuidados. Principalmente para evitar uma tendência percebida desde a chegada da Covid-19: o aumento do número de animais abandonados – algo que poderia ser evitado caso a pessoa tivesse consciência das responsabilidades que existem por trás da adoção de um animal doméstico.

A fim de combater o mau trato a cães e gatos, o governo federal sancionou, no final de setembro, a lei que prevê, inclusive, prisão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda, àqueles que cometerem tal prática. Até então, a pena era apenas a detenção de três meses a um ano, além de multa.

Prorrogação de medidas

Aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada seguem suspensas em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto nº 19.586, que venceria neste domingo (25), e alterou de 100 para 200 o número máximo de pessoas em eventos.

A prorrogação, que foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (24), vale até o dia 15 de novembro. A publicação também revoga o trabalho remoto de servidores que tenham 60 ou mais anos de idade.

Conforme o decreto, estão proibidas as atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas.

RJ: reabertura de alguns de seus pontos turísticos

O Parque Nacional da Tijuca iniciou a uma nova etapa de reabertura de alguns de seus pontos turísticos, fechados em março por causa da pandemia da Covid-19. 

A circulação de pedestres e ciclistas que queiram fazer atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo, poderá ser feita novamente na Estrada do Redentor. A via está compreendida entre o acesso pelas ruas Boa Vista e Amado Nervo, no Alto da Boa Vista, e o Centro de Visitante Paineiras. A estrada estava totalmente bloqueada por determinação da Defesa Civil do município do Rio de Janeiro desde setembro de 2019 e passou por obras de recuperação e contenção das encostas.

A visitação ao Mirante Dona Marta está autorizada a partir de segunda-feira (26), somente em dias úteis, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, a visitação estará proibida e o mirante fechado. 

Prêmio Educador Nota 10

A professora baiana Maria Isabel Gonçalves está entre os dez educadores de todo o país finalistas da 23ª edição do Prêmio Educador Nota 10. A docente da rede estadual de ensino concorre com o projeto ‘As filosofias de minha avó: poetizando memórias para afirmar direitos’. A premiação está aberta a votação popular até 27 de outubro, pela internet.

Maria Isabel leciona no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Boninal, e é a única representante do estado no prêmio considerado o mais importante da Educação Básica. A inspiração para o projeto foi sua bisavó Iaiá Lia, rezadeira da Umburana, que acolhia comunidades quilombolas do entorno em Santo Reis. A partir disso, a professora conta que decidiu inspirar os alunos a redescobrirem as filosofias das avós.

Festival Vinhos de Portugal

A qualidade dos vinhos portugueses é comprovada pelos números. Portugal ocupa, desde 2016, a segunda posição no ranking de importação da bebida no Brasil. Somente em agosto deste ano, a exportação de vinhos do país europeu cresceu em 8,3% em valor e 8,2% em volume, se comparado face ao mesmo período do ano passado, segundo o Ministério da Agricultura. Com o objetivo de incentivar ainda mais o consumo e aumentar o conhecimento dos consumidores brasileiros sobre os vinhos portugueses, a ViniPortugal realiza, pela primeira vez em terras brasileiras, o Festival Vinhos de Portugal, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A Bahia e outros 17 estados brasileiros participam do evento, que acontece até o dia 1º de novembro. São oferecidos aos consumidores a opção de mais de 1.500 vinhos portugueses em uma campanha promocional inédita no país. Os produtos estarão ofertados nos estabelecimentos das principais redes de supermercados, além das prateleiras virtuais das duas maiores plataformas de e-commerce da bebida no país: Wine.com e Evine.

Museu do subúrbio ferroviário de Salvador

A partir de uma iniciativa do Goethe-Institut e do Ministério Alemão das Relações Exteriores, foi criado, em meados de 2020, um Fundo Internacional de Ajuda destinado a apoiar, com agilidade, organizações culturais e educativas fora da Alemanha durante a pandemia do coronavírus. Até o mês de dezembro, serão destinados recursos de mais de três milhões de euros a mais de 140 projetos de variados países. Dentre eles, foram contempladas duas iniciativas da Bahia: “Obirín Olodum”, da Escola Olodum, e “Acervo Digital”, do Acervo da Laje.

Único museu do subúrbio ferroviário de Salvador, com 10 anos de história, o Acervo da Laje tem duas casas em São João do Cabrito e é uma referência para a memória artística, cultural e de pesquisa sobre a região e a arte invisível dos trabalhadores da beleza nas periferias da cidade. Um processo de reforma e restauração está sendo bancado pelo Fundo. Além disso, a catalogação do acervo do museu está em andamento dentro do mesmo projeto, com disponibilização também na internet.