Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

04/11/2020 06h32

Foto: Divulgação

Campanhas prorrogadas de Vacinação

Foi prorrogada até o próximo dia 30 de novembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

Para a multivacinação, o público-alvo é formado por as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que terão a oferta de todas as vacinas do calendário básico de vacinação, com o objetivo de reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

O público-alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Os impactos da pandemia na gestão pública

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) realiza nesta quarta-feira (04), em parceria com o jornal Valor Econômico, o webinar Os impactos da pandemia na gestão pública. O encontro virtual acontece das 15h às 16h30 nos canais da FGV no YouTube e no LinkedIn. As inscrições são gratuitas e abertas para todos os interessados no tema.

O debate irá girar em torno dos novos desafios da administração pública frente às necessidades que surgiram, ou se acentuaram, com a pandemia da Covid-19. O mundo vem passando por profundas transformações, como nas relações de trabalho e no modo de se fazer negócio, exigindo do estado brasileiro a inclusão de reformas estruturais em sua agenda, além da urgência de se criar ou ampliar uma rede de proteção social aos mais vulneráveis.

Hemoba no Salvador Norte Shopping

A Fundação Hemoba amplia o seu atendimento na capital baiana com abertura de uma unidade fixa de coleta no Salvador Norte Shopping. Os atendimentos serão realizados de segunda a sábado, das 11h às 19h.

A ação tem o objetivo de melhorar a cobertura aos hospitais da Bahia que têm demandado mais bolsas para transfusões de sangue, com a retomada das atividades e reabertura das estradas em todo o estado. No Salvador Norte Shopping, a triagem será realizada em uma loja na entrada do centro comercial e coleta na unidade móvel.

Agente Atendimento Manutenção Elétrica

A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para uma vaga de Agente Atendimento Manutenção Elétrica, para atuar com manutenção corretiva e preventiva de sistemas como subestações e rede aérea, por exemplo.

De acordo com a concessionária, o cargo exige curso técnico em eletrotécnico completo, experiência em manutenção de sistemas elétricos e disponibilidade para trabalhar em regime de escala. Também é desejável que o candidato tenha carteira de habilitação D e experiência com o pacote office.

Os interessados devem efetuar as inscrições no site da CCR Metrô, até o dia 5 de novembro. O salário não foi divulgado, contudo, a empresa afirma que é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios, que não foram especificados.

Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais

O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, media nesta quarta-feira (4) uma mesa redonda online com a presença do embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, Saleh Alsuwaidi, na Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais.

O tema do painel, que ocorre das 15h45 às 17h, é “Potencial e Oportunidades para o Comércio Bilateral entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos”.  Também participam no debate o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, e o jornalista de economia Cláudio Loetz.

A mesa redonda ocorre em evento da feira chamado Logistique Web Conference, na qual especialistas, empresários e autoridades vão falar sobre os principais assuntos da logística, transporte multimodal e comércio internacional. Assim como a conferência, também a feira ocorre de forma virtual com exposição de empresas e marcas entre os dias 4 e 6 de novembro.

Penitenciárias e unidades de internação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) instalou oito seções de votação em quatro penitenciárias e quatro unidades de internação tratadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As seções estão distribuídas entre os municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari.

Com a ação, 186 presos que ainda não tiveram condenação por sentença transitada em julgado e 120 adolescentes em conflito com a lei que também aguardam decisão judicial terão garantido o direito ao voto nas Eleições Municipais de 2020.

Além de não terem sentença transitada em julgado, é necessário que esses cidadãos e cidadãs estejam em dia com suas obrigações eleitorais e que suas instituições sejam no mesmo local que seus domicílios de votação. Ao final das Eleições, as inscrições eleitorais serão automaticamente revertidas às seções eleitorais de origem.

Carnaval 2021

De acordo com a Decolar, os destinos do Nordeste são os mais buscados pelos brasileiros para o feriado prolongado do Carnaval 2021, que vai acontecer em 16 de fevereiro. O levantamento mostra que sete cidades nordestinas estão entre os dez destinos mais desejados, com destaque para Salvador, que lidera o ranking.

Embora o carnaval baiano não esteja confirmado para fevereiro e só deva acontecer em outra data, a capital subiu duas posições em relação ao ranking de 2020. Na sequência, aparecem Maceió, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Porto Seguro (BA), São Paulo, Florianópolis e Porto de Galinhas (PE), respectivamente.

Eleições municipais de 2020

Quem for infectado pelo novo coronavírus a partir de agora não poderá votar nas eleições municipais de 2020. A determinação faz parte do Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que traz a mesma orientação a mesários.

De acordo com o documento, quem contrair a doença 14 dias antes do pleito, que começou a contar nesse domingo (1º), não pode comparecer às urnas. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro. 

Segundo o Tribunal, a medida se faz necessária para impedir a propagação do vírus. Por isso, quem tiver sido diagnosticado com a doença a partir do dia 1º de novembro ou tiver febre no dia da votação não deve comparecer à zona eleitoral ou trabalhar como mesário. 

No dia da eleição, será obrigatório o uso de máscara pelo eleitor. A medida também vale para mesários, que, além das máscaras, utilizarão face shields.

O TSE avisa que haverá álcool em gel para higienização das mãos nas seções eleitorais e álcool líquido para higienização de superfícies e objetos, com exceção da urna eletrônica, que só pode ser higienizada por técnicos especializados.

O eleitor ou mesário que tenha sido diagnosticado com a Covid-19 a partir de 1º de novembro poderá justificar a ausência em até 60 dias após a realização das eleições, ou seja, até 14 de janeiro de 2021. Caso a ausência não seja justificada, a pessoa estará sujeita a multa.