Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

11/11/2020 06h30

Foto: GOVBA

Reaberto o Arquivo Público do Estado da Bahia

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), localizado na Baixa de Quintas, da capital baiana, passou por amplas obras de reforma e restauro, e volta a receber o público mediante agendamento prévio no site da Fundação Pedro Calmon.

Segunda maior instituição arquivística do Brasil, o Arquivo Público custodia e mantém manuscritos e impressos originais, produzidos e acumulados quando a cidade de Salvador foi capital político-administrativa do Estado do Brasil durante 214 anos (1549 a 1763), além de documentos produzidos no período Colonial, Monárquico e Republicano.

A reabertura acontece após a finalização da terceira fase das intervenções, que estavam em andamento desde 2012 e contaram com um investimento de R$3 milhões. Durante as obras, foram encontrados mais de dois mil artefatos arqueológicos na área do Solar Quinta do Tanque.

Farol da Barra iluminado de azul

O Farol da Barra foi iluminado de azul para chamar a atenção da população e, principalmente, do público masculino sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Dos 65.840 casos de novos cânceres de próstata previstos para 2020 no Brasil, 6.130 estarão na Bahia, sendo 1.090 em Salvador - os números são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Aceso desde 1698, o Farol da Barra é o farol mais antigo das Américas. Atualmente, é mantido em operação pelo Serviço de Sinalização Náutica do Leste, Organização militar da Marinha do Brasil, subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval.

Proibido qualquer ato presencial de campanha

A pouco dias das eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) proibiu qualquer ato presencial de campanha. Todos os candidatos estão proibidos de realizar comícios, passeatas, bandeiraços, caminhadas, cavalgadas, motoatas, carreatas e similares. Também está proibida a distribuição de panfletos, folhetos, adesivos, entre outros materiais de campanha. A medida vale para todos os 417 municípios da Bahia a partir desta quarta-feira (11). 

Os candidatos à prefeitura e as câmaras municipais da Bahia só poderão fazer campanha por meio da internet, através das redes sociais e veículos de imprensa digital, além da televisão e rádio. O postulante que desrespeitar a resolução poderá ser multado e ter o registro de candidatura cassado. Se conseguir ser eleito, poderá ainda responder a ações judiciais na justiça eleitoral e ter o mandato cassado. Além disso, o ato poderá ser configurado como crime eleitoral. Neste último caso, as multas podem chegar até a R$ 50 mil, dependendo do entendimento do juiz. 

Expo Retomada Salvador

O diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas, e o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, são presenças confirmadas na Expo Retomada Salvador, que acontece nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções Salvador e tem como objetivo apresentar protocolos de segurança e tendências para a retomada do setor de eventos.

Na ocasião, eles participam do painel "Acesso Aéreo", onde abordarão sobre as alternativas que o setor da aviação tem encontrado para se manter e inovar durante o período de pandemia.

Costa do Sauípe

Um dos destinos mais procurados por turistas e nativos durante o período de final de ano, a Costa do Sauípe confirmou que não deixará o Réveillon passar batido.

Os hotéis Sauípe Premium Brisa e Terra serão palcos de uma grande celebração, seguindo os novos protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde e do Governo da Bahia.

Com o mote “Perto do Mar, A Gente É Mais Feliz”, os espaços receberão respectivamente shows de Gab Ferreira e Alan Bês.

A Arena Sauípe também contará com estrutura para receber os hóspedes com conforto e segurança, em noite coroada com uma queima silenciosa de fogos de artifício, em respeito à fauna da região. E a partir das 2h30, um DJ anima o espaço. Os ingressos e pacotes promocionais serão vendidos no site do complexo.

Atualmente os hotéis da Costa do Sauípe operam com capacidade reduzida e inferior a 50%, medida que tem o objetivo de garantir a segurança dos clientes e colaboradores.

Policiamento ostensivo nas eleições

Em cumprimento a competência constitucional, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) desenvolverá ações específicas do policiamento ostensivo durante e após a realização do pleito eleitoral no domingo (15), com objetivo de assegurar as necessidades da segurança pública em apoio à Justiça Eleitoral. No total, serão empregados 17 mil policiais militares em toda Bahia.

Entre as principais ações sob coordenação do Comando de Operações Policiais Militares (Coppm), por meio dos Comandos de Policiamento Regionais e Especializado, haverá a intensificação e emprego de policiamento a 100 metros das seções eleitorais, conforme previsão do Código Eleitoral Brasileiro (CEB), patrulhamento no entorno dos locais de votação e estações de transbordo, escolta de urnas no encaminhamento e recolhimento, guarda dos locais de apuração e de transmissão de dados.

A PM também atua em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no combate à propaganda eleitoral irregular.

Continuidade ou não da gestação

A interrupção da gravidez resultante de estupro feita em segurança por um serviço de saúde é apoiada por 82% dos brasileiros, e 88% consideram que toda cidade deveria ter um serviço de aborto previsto na legislação, para que a vítima possa escolher sobre a continuidade ou não da gestação. Porém, apenas 46% afirmaram conhecer serviço de saúde para vítimas de estupro.

É o que revela a pesquisa Percepções sobre estupro e aborto previsto por lei, dos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva.

O impacto do estupro é uma realidade próxima da população, já que 52% dos entrevistados conhecem uma mulher ou menina que já foi vítima e 16% das mulheres disseram ter sofrido violência sexual.

O levantamento foi feito de forma online entre os dias 1º e 14 de setembro e registrou a opinião de 2 mil homens e mulheres, com 16 anos ou mais de idade, em todo o Brasil.

Entre as mulheres, 95% revelaram ter medo cotidiano de serem estupradas, sendo que 78% afirmaram ter muito medo. Entre os homens, 92% têm medo que sua filha, mãe, esposa ou namorada sejam vítimas do crime.

A pesquisa aponta que 91% das mulheres acham que contariam para alguém se fossem vítimas de estupro e 68% contariam com certeza. Os motivos relatados que impediriam a comunicação do crime são a vergonha, o constrangimento e o medo da exposição. Na amostra, 92% das mulheres dizem que denunciariam se fossem vítimas, porém 53% dos entrevistados disseram que as vítimas não costumam denunciar.

Apenas 29% acham que a polícia está muito preparada para atender vítimas de estupro e 93% concordam que toda vítima de estupro que procurar a delegacia ou um serviço de saúde deve ser informada sobre as formas para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Dos que conhecem uma vítima, 17% relataram que ela engravidou e em 42% desses casos a gestação foi interrompida.