19/11/2020 06h29
Foto: Agência Brasil
Campanha Papai Noel dos Correios
A campanha Papai Noel dos Correios sofreu adaptações por causa da pandemia, para garantir segurança dos participantes do projeto. Neste ano, o recebimento das cartinhas será, prioritariamente, de forma virtual.
Agora, a adoção dos pedidos das crianças de até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, ocorrerá 100% online e digital.
De acordo com os Correios, as cartinhas ao Papai Noel devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao Blog da campanha. As correspondências, que atenderem aos critérios estabelecidos pelo projeto para adoção, estarão publicadas também no Blog da campanha.
Os pontos de entrega nas unidades dos Correios podem ser consultados também no Blog da campanha. Conforme a empresa, as datas, locais e horários de funcionamento dos pontos de entrega podem variar em cada Estado. Todas as informações estão disponíveis no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios. A campanha Papai Noel dos Correios Digital também pode ser acompanhada nas redes sociais da empresa: YouTube, Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest.
Eduardo Nery é empossado diretor-geral da Antaq
A cerimônia de posse de Eduardo Nery como diretor-geral da Antaq, aconteceu nesta quarta-feira (18). O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, prestigiou a solenidade.
Ele é formado em Engenharia Civil e pós-graduado em Auditoria de Obras Públicas e Orçamento Público. Ingressou, por concurso público, no Tribunal de Contas da União (TCU) em 2000 para exercer o cargo de auditor federal de controle externo. Agora ficará cedido à Agência até o fim do mandato.
Alimentos ultraprocessados
Brasileiros e brasileiras de 45 a 55 anos estão consumindo mais alimentos ultraprocessados durante a pandemia. O consumo desses produtos nessa faixa etária era de 9% em outubro de 2019, enquanto em junho deste ano saltou para 16%. É o que mostra um novo estudo do Datafolha, encomendado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
O levantamento feito em 2020 abordou pessoas entre 18 e 55 anos pertencentes a todas as classes econômicas e de todas as regiões do Brasil, e revela que salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados foram os produtos campeões de consumo em comparação com o levantamento realizado em 2019, subindo de 30% para 35% a proporção de pessoas que os consomem. O segundo lugar no ranking ficou para margarina, maionese, ketchup ou outros molhos industrializados, cujo consumo subiu de 50% para 54% em 2020.
Os produtos ultraprocessados são reconhecidamente prejudiciais à saúde, por conta do conteúdo excessivo de nutrientes associados a doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e doenças cardiovasculares. Portanto, o aumento no consumo desses produtos reflete diretamente nas condições de saúde da população.
SAC Pituaçu
O SAC Paralela, no Shopping Paralela, e o SAC Servidor, que funciona no Multishop Boca do Rio, suspendem as atividades na próxima semana. Ambos os postos se despedem dos endereços atuais, retomando o atendimento de forma unificada, em um novo local. As unidades darão lugar ao SAC Pituaçu, que vai atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30; e aos sábados, das 8h às 12h.
O novo posto SAC Pituaçu, que vai funcionar no Terminal Pituaçu, será inaugurado na semana que vem. São 14 unidades parceiras, oferecendo diversos serviços, como RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dentre as unidades, três são novas: Embasa, Procon e Sefaz Municipal. O atendimento ao público começa no dia seguinte à inauguração.
Cinema Drive-In do Goethe-Institut
Finalizando sua programação especial em novembro, em que destaca as mulheres no cinema, o “Cinema Drive-In do Goethe-Institut” apresenta nesta semana, sempre às 20h, dois filmes alemães.
Localizado no estacionamento do Goethe-Institut Salvador, o projeto exibe na quinta-feira (19) “Kokon”, de Leonie Krippendorff, que retrata a história de uma tímida menina de Berlim que vive um verão que vai mudar sua vida para sempre. Já na sexta-feira (20), é a vez de “Sangue de Pelicano”, de Katrin Gebbe, que conta a história de uma mulher que vive o desafio de adotar uma criança de 5 anos gravemente traumatizada.
Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla e custam R$ 10 por veículo, onde podem estar até quatro pessoas.
McDia Feliz do Hospital Martagão Gesteira
A dançarina e influenciadora digital Lore Improta é madrinha da campanha McDia Feliz do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, pela segunda vez consecutiva. A ação acontece no sábado (21) e, para participar, basta ir até um dos restaurantes da rede localizados em Salvador e Feira de Santana e comprar o sanduíche Big Mac. O valor arrecadado será destinado ao serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital, que já conta com 10 pacientes na fila de espera.
Hortas Urbanas Salvador
Há quatro anos, a capital baiana recebeu a primeira horta, na Avenida Paulo VI, na Pituba, por meio do projeto Hortas Urbanas Salvador, promovido pela Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis). A iniciativa tem o objetivo de transformar o terreno baldio em um espaço útil para a comunidade e insumo para plantios.
Com o tempo, o local passou a realizar diversas plantações como alfaces, coentro, pimentão, tomate e cebolinha. Além disso, também foram feitas implantações de pomares com diversos tipos de frutíferas, como pitanga, acerola, limão e goiabeira. Logo, o que antes era um terreno baldio e sem vida, começou a ter cores, vida e frutos, fazendo com que o projeto crescesse e fosse implementado em outros bairros da cidade.
Atualmente, no total, a cidade possui 54 hortas urbanas, sendo 30 hortas em comunidades, 17 hortas escolares, três em terreiros, uma no CRAS e outra na Unidade de Saúde Familiar (USF) do Candeal.
Regiões metropolitanas
O Brasil tem atualmente 74 regiões metropolitanas (RM). O estado com maior número é a Paraíba (12). Na sequência está Santa Catarina (11), depois Alagoas (9) e o Paraná (8). O país tem também cinco Aglomerações Urbanas: três no estado de São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.
Os dados fazem parte da lista atualizada dos municípios que compõem as regiões metropolitanas (RMs), as regiões integradas de desenvolvimento e aglomerações urbanas (RIDEs) definidas pelos governos estaduais e pela União, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o instituto, não houve alterações nas regiões integradas de desenvolvimento brasileiras, nem nas demais regiões metropolitanas.
O IBGE informou que as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas foram instituídas por lei complementar estadual, conforme determinação da Constituição Federal de 1988. O objetivo é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.
Por causa das condições climáticas, o semiárido brasileiro é uma região que recebe tratamento específico. Os estados com maior número de municípios na região semiárida são Bahia (278), Paraíba (194), Piauí (185), Ceará (175), Rio Grande do Norte (147) e Pernambuco (123).
Ainda fazem parte da região semiárida, municípios dos estados do Maranhão, Alagoas e Sergipe. Embora não esteja na Região Nordeste, Minas Gerais é o único estado que tem municípios nessa região.