28/11/2020 06h30
Foto: Divulgação
Baiano vence Prêmio Jabuti
O escritor baiano Itamar Vieira Junior venceu o Prêmio Jabuti, com o romance Torto Arado (Todavia), na categoria Romance Literário.
Torto Arado narra a resistência de duas irmãs negras que vivem no sertão da Bahia. A obra reflete sobre a ancestralidade negra e as relações com a religiosidade em uma comunidade quilombola.
A filósofa Djamila Ribeiro ganhou na categoria Ciências Humanas com o livro Pequeno Manual Antirracista. O escritor Laurentino Gomes ganhou na categoria Biografia, Documentário e Reportagem com o livro Escravidão, primeiro volume da série. Os vencedores de cada categoria recebem uma estatueta e R$ 5 mil em dinheiro.
O Livro do Ano foi "Solo para Vialejo", da pernambucana Cida Pedrosa. A cerimônia online foi comandada pela jornalista Maju Coutinho, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara Brasileira do Livro.
Cursos de capacitação profissional
Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Plataformas Digitais, Libras e Oratória serão os cursos de capacitação profissional ofertados pela Rede SineBahia, durante o mês de dezembro.
Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as atividades de qualificação do serviço seguem de forma online, por meio da ferramenta Google Meet.
Os trabalhadores interessados devem preencher o formulário disponível neste link, até a próxima segunda-feira (30). As vagas são limitadas, e a participação nas atividades dá direito a certificado com carga horária de 12 horas.
Além dos cursos, é possível se inscrever também para acompanhar palestras virtuais com os temas ‘Orientação para o Trabalho’, ‘Empregabilidade’, ’21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’ e ‘Ministério Público: Como Denunciar uma Violência’.
O Sapo General e a menina Rafinha
Será lançado neste sábado (28), às 18h, o livro infantil "O Sapo General e a menina Rafinha". De autoria do cardiologista Jadelson Andrade, a obra traz, numa história colorida e lúdica, a importância da preservação do meio ambiente, através de uma linda amizade.
A obra infantil ilustrada por Aline Terranova, com edição de Fernando Oberlaender, vai ser lançada em uma live com a apresentadora Astrid Fontenelle, na página da editora Caramurê, no Youtube.
A ideia é promover um bate-papo descontraído da apresentadora com a menina Rafinha e o avô e autor Jadelson Andrade. O projeto, sem fins lucrativos, terá renda revertida para Casa da Criança com Câncer (GACC).
Homenagem especial aos caminhoneiros
O cantor Luan Santana prepara uma homenagem especial aos caminhoneiros do Brasil com a faixa "Armadura de um Guerreiro", que conta a história que três personagens que se encontram na estrada e mostram os desafios diários de um caminhoneiro, a superação de um empresário que reaprendeu o sentido da vida após um acidente na rodovia, e um artista que passa a maior parte do tempo viajando, levando entretenimento a todo o país.
Sob a direção de Bruno Vaz, o clipe será gravado neste sábado (28), em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
Jantar Solidário
A Diva Entretenimento se uniu à Chez Cohen e ao Empório Marina da Glória e vão promover, na próxima semana, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, a ação “Jantar Solidário”, que terá renda revertida em prol da classe artística que vive de música e que está parada por causa da pandemia. O valor do jantar fica R$ 200 reais por pessoa, com direito a entrada, prato principal e sobremesa.
Os jantares acontecerão no Piso L2 do Salvador Shopping, onde funcionam no mesmo espaço a Chez Cohen e o Empório Maria da Glória.
70 anos da televisão
Em celebração aos 70 anos da televisão, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão lança nesta sexta-feira (27) o Memorial da Televisão Aberta Brasileira. No espaço virtual, o público tem acesso a imagens, vídeos, textos e outros itens que remontam à história do meio de comunicação, incluindo uma playlist com trilhas marcantes de novelas que fica disponível hoje e homenagens a personalidades como Chacrinha, Hebe Camargo, Ayrton Senna, Gugu Liberato e Tom Veiga.
Atividade física
Até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas no mundo com um aumento da atividade física, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde. O órgão defende que o combate ao sedentarismo deve ser praticado em todas as idades e mesmo por pessoas com condicionantes físicas por motivo de doença.
A OMS alerta que a atividade física regular é fundamental para a prevenção e o controle de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, além de ajudar a diminuir os sintomas de depressão e ansiedade, "reduzindo o declínio cognitivo" e melhorando a memória e saúde do cérebro.
De acordo com as novas diretrizes definidas para a área, a organização sugere que adultos dediquem pelo menos duas horas e meia a cinco horas, por semana, para atividade aeróbica moderada a vigorosa. Para crianças e adolescentes, a média recomendada é de uma hora por dia.
Dados da OMS dão conta de que um em cada quatro adultos não pratique exercício físico suficiente, o mesmo se passando com quatro em cada cinco adolescentes.