09/02/2020 05h53
Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Superlua
A Lua será a grande estrela no céu neste domingo (9). Nosso único satélite natural estará em seu ponto mais próximo da Terra e em sua fase mais luminosa: a da Lua cheia. A essa coincidência, os astrônomos dão o nome de Superlua.
A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil quilômetros (km). No entanto, por se tratar de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante, até cerca de 360 mil km, nos períodos de maior proximidade.
“A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu e, ao mesmo tempo, na fase cheia”, explica o coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor Marcelo Schappo.
Música sinfônica
Pessoas interessadas em adentrar o universo da música sinfônica, sem necessariamente serem instrumentistas ou terem conhecimento prévio no assunto, podem fazer duas diferentes jornadas de conhecimento com músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), numa promoção do Teatro Castro Alves (TCA). Em “A música e os seus segredos: conhecendo a vida e a obra de compositores da música clássica”, a professora Karina Martins Seixas apresenta as trajetórias de grandes mestres. Em “A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica”, Alexandre Loureiro compartilha conteúdos para desenvolver a apreciação musical consciente.
Os dois cursos, que são gratuitos e acontecem na Sala do Memorial do TCA, terão inscrições abertas a partir do dia 10 de fevereiro e serão realizados de março a junho. Serão duas diferentes turmas, com um total de 40 vagas: uma turma às terças e outra às quintas-feiras, a partir de 3 e 5 de março, sempre das 19h às 21h, até o mês de junho. As inscrições são gratuitas, abertas a quaisquer interessados maiores de 18 anos, e devem ser feitas presencialmente, no TCA, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro (segunda a quarta), das 9h às 12h, para preenchimento de um questionário. Na segunda etapa, os selecionados serão comunicados por e-mail para confirmar presença no curso e, assim, efetivar a matrícula.
Feira Vergana
Acontece neste domingo (9) a “Feira Vegana de Salvador”, no Parque da Cidade, durante todo dia. Além da gastronomia, os visitantes podem conhecer artesanato e arte conceitual. O público que gosta de animais vai poder adotar os gatos do "Gatil Irmã Francisca". A Feira de Adoção de Gatos” tem animais castrados e vacinados. São gatos de várias raças e de todas as idades.
Laboratório em Goiás
O estado de Goiás terá o quarto laboratório do país com capacidade para fazer exames de detecção do coronavírus. A estruturação e os equipamentos já começaram a ser instalados no laboratório central de Goiás.
Com as adequações, o Laboratório Central de Goiás se somará ao nível de excelência da Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e do Instituto Evandro Chagas, no Pará.
Brasileiros deportados
Mais um avião fretado pelos Estados Unidos trouxe 130 brasileiros deportados de volta ao país. No ano passado, o governo do presidente Donald Trump endureceu a legislação contra imigrantes ilegais no país. Desde outubro de 2018, esse é o terceiro voo fretado que traz brasileiros de volta ao país. Naquele mês, foram trazidas 70 pessoas e em janeiro deste ano, mais 50.
CURIOSIDADE
Os grandes naufrágios da história
Na sua época o Titanic era considerado o maior e mais seguro transatlântico do mundo O gigante dos mares, como foi denominado, era protegido por um sistema inovador de portas à prova d’água e havia sido projetado para navegar com dois a quatro compartimentos inundados. Em sua primeira viagem transportando 2.227 pessoas, o navio saiu de Southampton, Inglaterra, em direção à Nova Iorque, Estados Unidos. Na madrugada do dia 15 de abril de 1912, o navio chocou-se com um iceberg e afundou, resultando na morte de 1.517 pessoas.
O RMS Empress of Ireland foi construído em 1905 e tinha capacidade para 1.530 passageiros. Ele fazia periodicamente a linha Kebec no Canadá à Liverpool, Inglaterra, quando em uma dessas viagem chocou-se com um navio cargueiro que transportava carvão. Apesar de sofrer muitas avarias o cargueiro não afundou, mas o navio de passageiro não teve a mesma sorte, causando a morte de 1.012 pessoas.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Royal Edward era responsável por transportar tropas britânicas. Em sua travessia pelo Mar Egeu, a embarcação foi atingida por torpedos alemães, perdendo energia e afundando a popa. A maior parte dos homens estava nas partes inferiores, o que explica número de 935 mortos.