10/12/2020 06h30
Foto: Divulgação
Mães com mais de 30 anos
Entre 2000 e 2019, o número de nascidos no estado de São Paulo diminuiu de 699,4 mil para 580,2 mil, com importante mudança no perfil etário das mulheres que tiveram filho. Pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostra que a proporção de mães com menos de 20 anos caiu pela metade, de 19,5% para 10,4%, de 2000 para 2019. Por outro lado, aumentou a parcela das mães com mais de 30 anos. Aquelas com idade de 30 a 39 anos passaram de 26% para 39,1%, no mesmo intervalo de tempo.
A entidade avalia que o resultado é consequência de mudanças na estrutura etária populacional e no comportamento reprodutivo. A mudança na distribuição dos nascimentos segundo grupos de idade resultou no aumento de quase três anos na média de idade das mães paulistas, que passou de 25,9 a 28,7 entre 2000 e 2019.
Museu do Mar Aleixo Belov
O historiador e professor Rafael Dantas vai ministrar, nesta sexta-feira (11), uma palestra especial sobre a história dos saveiros no Museu do Mar Aleixo Belov. A apresentação será transmitida pelo YouTube no canal do Museu Belov e no Instagram @museudomar.aleixobelov e @rafadantashistorart. Rafael Dantas é historiador e professor formado pela Universidade Federal da Bahia.
Os saveiros eram o elo de uma corrente visível no ato de saída e chegada das embarcações nos portos recôncavo a dentro. Símbolo maior da relevância das atividades marítimas que evidenciaram Salvador e a Bahia no mundo. Nesse tabuleiro móvel guiado pelos braços fortes de mestres saveiristas e pelo mar, embarcação e homem foram moldados e moldaram seu entorno.
Com o passar do tempo os saveiros tornaram-se um ícone enigmático pintado, cantado e presente em romances e nas fotografias de artistas como Caymmi, Jorge Amado e Verger.
Centros de Atendimento Psicossocial
Portaria do Ministério da Saúde instituiu temporariamente um incentivo financeiro de custeio para os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) mantidos por estados e municípios.
Segundo a portaria, os valores a serem repassados variam de R$ 28,3 mil, para os CAPS I, até R$ 400 mil para os CAPS AD IV. O objetivo do repasse é qualificar as ações já ofertadas pelos CAPS em meio a pandemia do novo coronavírus e enquanto durar o estado de emergência em saúde pública.
Voltando aos Palcos
Em dois meses e meio, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) viveram uma maratona inventiva conjunta: criar e estrear quinzenalmente espetáculos inéditos para o ‘Voltando aos Palcos’. A sexta e última montagem deste desafio que tem gerado obras diversificadas e aplaudidas em meio digital – somando quase 6 mil visualizações até o momento – é intitulada ‘Umbigo’, tematizando a maternidade, e será exibida ao vivo nesta sexta-feira (11), às 20h, fechando a programação deste projeto que marcou a retomada de uso dos palcos do Teatro Castro Alves (TCA), em sessões feitas diretamente da sua Sala do Coro. O público pode assistir pelo canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) ou na TVE Bahia.
“Umbigo”, com criação de Wanderley Meira e Rosa Barreto e assistência de coreografia de Ticiana Garrido, é uma investigação sobre o corpo feminino que é passagem para a vida e, por esse motivo, cheio de mitos, mistérios e conceitos sociais, religiosos e culturais. Uma reflexão sobre como a maternidade pode aprisionar o corpo da mulher em um cordão umbilical sem fim, usurpando dela um poder que deveria ser inalienável.
Feirão Serasa Limpa Nome
Os consumidores inadimplentes podem negociar suas dívidas por meio do Feirão Serasa Limpa Nome até o próximo dia 21. A iniciativa que facilita a negociação de dívidas começou em novembro e foi prorrogada para os canais digitais.
Mais de 4 milhões de dívidas já foram negociadas, com descontos de até 99%. Ainda restam mais de 60 milhões de débitos a serem quitados. Pelo menos 50 empresas participam do feirão.
As negociações podem ser feitas no site e no aplicativo da Serasa, como também pelo número de WhatsApp (11) 99575-2096 e pelo 0800-591-1222. Se optar pelo atendimento online, é preciso digitar o número de CPF e preencher um breve cadastro. A partir daí, o consumidor terá acesso às informações referentes às dívidas e, consequentemente, às condições de pagamento oferecidas.
Festival de Cinema Latino-Americano
Com uma programação de 36 filmes, começou o 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Realizado em edição online pela primeira vez, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento é totalmente gratuito e reúne obras de 15 países da América Latina e do Caribe, que serão exibidas até o dia 22.
Organizado pela Associação do Audiovisual, com patrocínio da Spcine e apoio do Sesc São Paulo, o festival conta com uma seleção inédita, batizada de Foco América Central. Fazem parte dela cinco títulos da Costa Rica, de Cuba, El Salvador e Honduras que receberam boas avaliações da crítica especializada.
Também estão na programação a tradicional seção Contemporâneos, integrada por 21 filmes lançados recentemente - dos quais 19 são inéditos no país - e a Homenagem BrLab 10 Anos, de longas-metragens produzidos pelo laboratório.
Número de divórcios
O ano passado foi de forte baixa para os divórcios, tanto na Bahia quanto em Salvador. No estado, em 2019, foram concedidos, pela Justiça ou por meio de escrituras extrajudiciais, 20.087 divórcios, 4.865 a menos do que em 2018 (-19,5%). Além de ter sido uma redução recorde para a Bahia, foi a maior queda absoluta no número de divórcios no país. No Brasil como um todo, em 2019, foram concedidos 383.286 divórcios, número que também recuou (-0,5%), frente a 2018 (385.246), embora num ritmo bem menor que o da Bahia. Entre os estados, 14 mostraram queda no número de divórcios. Além da Bahia, as maiores reduções absolutas ocorreram no Amazonas (-3.274 ou -52,7%, maior queda percentual) e em São Paulo (-3.220 ou -2,8%).
Por outro lado, o número de divórcios cresceu mais, em termos absolutos, no Rio de Janeiro (+5.892 ou +15,2%), Pernambuco (+4.255 ou +43,9%, maior crescimento percentual) e Paraná (+1.433 ou +5,9%).
Duração média dos casamentos
Foi registrada a redução na duração média dos casamentos em todo o país. Os casais que se divorciaram em 2019, na Bahia, tinham ficado casados por uma média de 15,2 anos, 3,3 anos a menos do que a duração média dos casamentos em 2009 (18,5 anos). No Brasil como um todo, em 2019, os casamentos duravam em média 13,8 anos, frente a 17,5 anos em 2009 (3,7 anos a menos). Apesar da queda, a Bahia na verdade subiu no ranking nacional de duração média dos casamentos. Em 2009, o estado ocupava a 10ª. posição entre os casamentos mais longevos. No ano passado, ficava em 6º. lugar. Piauí (17,6 anos), Rio Grande do Sul (16,7 anos) e Rio Grande do Norte (15,7 anos) tinham os casamentos mais duradouros em 2019. No outro extremo, estavam Acre (10,2 anos), Rondônia (10,4) e Mato Grosso do Sul (11,7 anos).