17/12/2020 06h35
Foto: Divulgação
Aldeia Hippie de Arembepe
A prefeitura de Camaçari (BA) pretende requalificar a Aldeia Hippie de Arembepe. A vila, que atualmente é habitada por 50 pessoas, foi um dos símbolos do Movimento Hippie no Brasil, nos anos 60 e 70, quando atraiu ilustres simpatizantes, como os músicos Janis Joplins e Mick Jagger e o ator Jack Nicholson.
De acordo com o projeto, a Aldeia deve passar por um processo de valorização, para que se torne um atrativo para baianos e turistas.
Ainda segundo o projeto, a vila terá inserção de réplicas de obras de arte de renomados artistas, restaurante, pousada, escola de surf, academia e outros equipamentos. O projeto está em fase de captação de recursos pela Prefeitura de Camaçari.
Decreto prorrogado
O decreto que proíbe shows e aulas das redes pública e privada na Bahia será prorrogado, conforme anunciou o Governo do Estado. A decisão será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17) e vale até o dia 4 de janeiro de 2021.
O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.
Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.
Programa Universidade Para Todos
Ministério da Educação (MEC) definiu o cronograma do processo seletivo para o 1º semestre de 2021 do Programa Universidade Para Todos (Prouni). O período de inscrições é de 12 a 15 de janeiro de 2021. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, na página do Prouni.
O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas. No dia 19 de janeiro será divulgado o resultado da 1ª chamada e, no dia 1º de fevereiro, o resultado da 2ª chamada.
O Programa Universidade Para Todos é um programa de acesso à educação superior que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para quem não tem diploma de graduação. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Para participar, os interessados precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. As demais condições são: ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Pagar conta de celular com Pix
O Banco Central (BC) assinou um acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) para permitir que o pagamento de faturas de celular e a recarga de serviços pré-pagos móveis e fixos possa ser feita com o Pix.
Segundo o órgão, a utilização do Pix para pagamento do celular será feita gradualmente, de forma autônoma, voluntária e independente pelas empresas.
Em agosto, Banco Central (BC) já havia assinado acordo semelhante com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para também permitir o pagamento da conta de luz com o Pix.
Desde que entrou em operação, em 15 de novembro, o Pix, novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, movimentou R$ 83,4 bilhões, num total de 92,5 milhões de transações, de acordo com balanço do Banco Central.
Selo Verificado
Para fortalecer a atividade econômica em Salvador, a Prefeitura certificará, nesta quinta-feira (17), em solenidade no Wish Bahia Hotel (Campo Grande), às 10h30, estabelecimentos comerciais ligados ao setor turístico com Selo Verificado.
O objetivo é apoiar quem respeitou e desenvolveu diversos protocolos sanitários em tempos de pandemia, em segmentos como bares, restaurantes, hotéis, agências de turismo, meios de transporte, espaços culturais e centros de convenções.
O prefeito ACM Neto estará presente no ato, se colocando também à disposição da imprensa para falar das medidas contra o novo coronavírus.
Perícia econômico-financeira e gestão de ativos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Universidade de Brasília (UnB) estão com um programa de mestrado semipresencial em economia, com ênfase em perícia econômico-financeira e gestão de ativos. Serão ofertadas 40 vagas, destinadas a profissionais do Sistema Único de Segurança Pública e da Advocacia-Geral da União (AGU).
O edital de seleção deve ser divulgado em 45 dias. A medida faz parte do Projeto Dispater, que foi lançado nesta semana pela Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal, com o objetivo de fortalecer o combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro no Brasil.
O curso será composto de oito disciplinas e terá duração de quatro semestres. O conteúdo inclui matérias sobre gestão de ativos apreendidos de crimes e avaliação e criação de políticas públicas para a área. Os interessados deverão apresentar diploma de graduação e passarão por prova escrita, na qual deverão demonstrar conhecimentos em matemática, estatística e proficiência em língua estrangeira. No processo seletivo também serão analisados o currículo do candidato e uma carta de apresentação.
Cuidado com as compras digitais
As festas de final de ano estão batendo na porta e, junto com elas, surge a vontade das pessoas de realizarem as compras, com a chegada do décimo terceiro. Mas assim como a pandemia mudou vários aspectos das rotinas das pessoas, também alterou a forma em que as pessoas passaram a consumir e a expectativa é que as vendas online aumentem ainda mais nesse período.
Para se ter uma ideia, de acordo com relatório 2020 Salesforce Holiday Insights and Predictions, em um âmbito global, o comércio online cresça em 30% durante o Natal, alcançando um número de 940 milhões de dólares.
Com o cenário de compras digitais, é preciso que as pessoas fiquem atentas a possíveis golpes cibernéticos.
Quais são os principais cuidados que devem ter?
Sem dúvidas a maioria dos consumidores irão optar por compras online – isso já acontecia em outras datas como essas, mas agora a tendência é aumentar ainda mais. Por isso, é preciso tomar cuidado com golpes. “Não acesse links de sites desconhecidos. Eles podem ter mecanismos que roubam dados e senhas. Além disso, minha dica é dar preferência aos sites que tenham aquele famoso cadeado do lado esquerdo ao endereço eletrônico”, aconselha o especialista.
Além da pandemia também temos a LGPD, qual o impacto da lei agora no Natal? Tanto nas compras online como presenciais?
A Lei de Proteção de Dados (LGPD) visa, entre outras medidas de segurança, evitar o uso abusivo e ilícito de cruzamento de dados, para oferecer e ofertar produtos relacionados às pesquisas do consumidor, sem que ele tenha autorizado. “Como é uma lei nova, ainda muitas empresas estão desrespeitando”, explica Plauto.
Quais os principais cuidados que os consumidores devem tomar ao fazer compras no Natal?
A dica nesse item é comprar com antecedência. “Deixar para última hora pode fazer com que o consumidor queira ir aos shoppings e comércios presenciais, aumentando o contágio com a covid-19. Por isso, indico se planejar, comprar com a razão, e não com o coração, pois a conta pode ser grande. Tenha juízo no bolso”, comenta.
Caso o consumidor caia em um golpe online, como ele pode agir?
Se não tomar cuidado com os pontos citados acima, o consumidor pode cair em um golpe, ainda mais no final do ano que existem várias pessoas se aproveitando do momento. Caso o consumidor caia em um golpe online é necessário fazer um boletim eletrônico de ocorrência policial.