21/12/2020 06h30
Foto: Divulgação
Evento astronômico
Depois de um ano tão atípico, a temporada de Natal de 2020 também não haveria de ser como nos outros anos. Isso porque o evento astronômico que ficou conhecido justamente como Estrela de Natal poderá ser observado novamente em quase todo o mundo depois de 400 anos. Trata-se da conjunção planetária entre Júpiter e Saturno, que atingirá seu ponto máximo nesta segunda-feira (21), mas que já pode ser vista desde a última quarta-feira (16).
Vistos da Terra, os dois planetas ficarão totalmente alinhados, como se fossem uma espécie de planeta duplo. Esse alinhamento acontece oficialmente a cada 20 anos, só que, dessa vez, é mais especial. O encontro em 2020 está sendo chamado de “grande junção”, porque a última vez que eles estiveram tão perto foi em 1623. No entanto, a última vez em que planetas estiveram tão próximos e foi visível foi em 1226 - quando o fenômeno ocorreu à noite.
Esse alinhamento tão próximo não vai acontecer de novo até o dia 15 de março de 2080.
Projeto Rua – Roteiro Urbano de Arte
Ruas e praças região do Comércio, em Salvador, vão ganhar obras de artes das mais diversas linguagens com o projeto Rua – Roteiro Urbano de Arte, que será inaugurado oficialmente pelo prefeito ACM Neto na última semana deste mês.
Instalações, esculturas, intervenções artísticas e grafites de vários artistas contemporâneos estão sendo instalados naquela área, homenageando mestres consagrados das artes visuais baianas, que não só contribuíram para a construção do imaginário visual da cidade, como abriram caminho para produção artística contemporânea, hoje herdeira desse legado.
O projeto, desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) com a curadoria do baiano radicado em São Paulo, Daniel Rangel, tem a participação dos artistas Vinicius S.A., Zuarte, Iêda Oliveira, Lanussi Pasquali, Ray Vianna, Ayrson Heráclito, Bel Borba e Bigod que homenageiam, respectivamente, os mestres Rubem Valentim, Reinaldo Eckenberger, M.B.O., Mario Cravo Júnior, Mestre Didi, Carybé e Yedamaria.
Prêmio Tabuleiro da Baiana
O Melhor Acarajé, Melhor Abará e Melhor Tabuleiro. Essas foram as categorias escolhidas e premiadas no Prêmio Tabuleiro da Baiana, no Museu da Gastronomia Baiana (Senac Pelourinho). A iniciativa do aplicativo Tabuleiro da Baiana, com apoio do Senac, elegeu na categoria melhor acarajé, Dulce Mary, seguida de Sinay Almeida Barros, do Acarajé TO ZO, e Shirlene. O prêmio de melhor de abará ficou com Conceição, do Acarajé da Conça; no segundo lugar Sinay Almeida, e o Acarajé da Bia. Como melhores tabuleiros o Point do acarajé, de Marta, de Nazaré das Farinhas; o Acarajé do TO ZO, de Sinay Almeida e o de Lucinólia.
As premiadas foram agraciadas com o troféu Prêmio Tabuleiro da Baiana 2020, além de voucher disponibilizado pelo Senac para cada uma das vencedoras das respectivas categorias e valor em cupons de desconto para utilização no aplicativo. A premiação teve como objetivo promover o reconhecimento e a valorização das baianas de acarajé e seus tabuleiros e contou com a participação de cerca de 55 baianas concorrendo em duas fases.
Fernando de Noronha
O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, contará com novo protocolo de segurança para receber visitantes a partir desta segunda-feira (21). Para as pessoas que não tiveram a Covid-19, o exame RT-PCR agora poderá ser feito com 48 horas de antecedência da viagem. O resultado negativo deve ser apresentado no balcão da companhia aérea, no momento do embarque, e uma cópia do laudo também deverá ser deixada no desembarque.
Já no caso das pessoas que tiveram o diagnóstico da doença, deve ser apresentado o exame RT-PCR com o resultado positivo realizado entre 20 e 90 dias antes da viagem. Também será aceito o exame reagente de IgG por sorologia feito, no máximo, 90 dias antes do desembarque.
Os exames de saída passarão a ser realizados por amostragem a partir de um sorteio automático que vai selecionar 30% dos passageiros de cada voo ou embarcação que chega à ilha. Além disso, com o novo protocolo, fica mantida a ampliação no número de voos para a ilha prevista para o mês de dezembro.
Cotas raciais na Bahia
Representações relativas a irregularidades na destinação e uso de cotas raciais na Bahia tiveram neste ano um aumento de 250%. É o que aponta o Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis), do Ministério Público do Estado.
Até agora, foram 35 casos, 25 a mais do que em 2019. Primeiro MP no Brasil a ter uma Promotoria especializada no combate ao racismo, o órgão também foi pioneiro ao criar um Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de um programa de enfrentamento ao racismo institucional.
Criado em 20 de julho deste ano, no dia da celebração dos dez anos do Estatuto da Igualdade Racial, o Grupo de Enfrentamento ao Racismo Institucional (Geri) já finalizou no início de dezembro a minuta do projeto para construção do plano de ação que vai subsidiar a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para adoção de políticas e medidas que impliquem em alterações organizacionais voltadas ao combate ao racismo dentro da própria Instituição.
Zona Verde de Salvador
Os moradores de áreas de Zona Verde de Salvador, cujas credenciais venceram durante a pandemia poderão fazer a renovação do documento até o final do primeiro semestre do ano que vem. A medida foi tomada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) em razão da suspensão das atividades do órgão, como medida de conter a propagação do novo coronavírus na cidade.
Assim, a credencial de Zona Verde com vencimento entre 17 de março e 31 de dezembro de 2020 poderá ser renovada até 1º de junho de 2021. Neste caso, mesmo fora da validade, os moradores com credenciais vencidas no período poderão usá-las sem penalização até o prazo final para renovação.
Além disso, condutores que foram sido notificados neste período terão as autuações canceladas pela autarquia de trânsito. Nos casos de credenciais com vencimento a partir de 1º de janeiro de 2021, os moradores devem respeitar o prazo estabelecido na credencial, não podendo usá-las fora da validade.
Senai-SP e Sesi-SP vencem desafio da Microsoft
Estudantes do Senai-SP e Sesi-SP conquistaram os três primeiros lugares da categoria Iniciantes na premiação nacional do Desafio Sesi Senai Microsoft, além de outras três premiações nas categorias Veteranos e Sênior.
O objetivo da competição era selecionar os melhores projetos feitos com recursos de Inteligência Artificial (IA) da plataforma Azure da Microsoft e que solucionassem problemas do setor industrial. Participaram do desafio, estudantes do Sesi e Senai de todo o território nacional.
Na categoria Iniciantes, em 1º lugar ficou o projeto ErgoX, dos alunos Daniel Felipe dos Santos Silva e Matheus Pires Santos, do Curso Técnico de Multimídia, Pedro Henrique Nunes de Oliveira, Josias Calebe Pereira Rodrigues Gonçalves e Victor Ivanovich, do Curso Técnico de Redes de Computadores, da escola Senai de Informática na capital paulista, acompanhados pelos professores Paulo Roberto Brandão da Silva (Senai-SP) e Caio de Godoy Camargo (Sesi-SP).
Em 2º lugar, ficou o projeto Sistema Guardião, dos alunos Eduardo Achite Girotto, Breno Eduardo de Souza, Pedro Lucas Parreira de Freitas e Pietro Mossim Araújo, da escola Senai Ettore Zanini em Sertãozinho, acompanhados dos professores Marlon Andrei de Carvalho (Senai-SP) e Eduardo Salomão Mansur (Sesi-SP). O sistema realiza monitoramento e manutenção preditiva de turbinas a vapor em tempo real.
Já o 3º lugar foi para o projeto SAMIR (Seu Assistente de Manutenção Inteligente da ROMI), dos alunos Eduardo Marques Nunes, Gustavo Costa Tollotti, Paulo de Oliveira Motta Filho, Eliel Michelmann Gaspar e Giovanna Fernandes de Souza, da escola Senai Armando de Arruda Pereira, em São Caetano do Sul, acompanhados dos professores Thiago Tadeu Amici (Senai-SP) e Gutemberg Pinheiro de Lima (Sesi-SP). O sistema SAMIR monitora e auxilia a manutenção em nuvem, responde dúvidas e reporta falhas.
Calendário de pagamento do IPVA 2021 na Bahia
A Bahia já divulgou informações sobre o calendário do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. Os baianos terão uma redução de até 5% no valor do IPVA 2021, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Segundo as informações, a diminuição de 5% no valor será aplicada para os carros de passeio.
Para os utilitários, a redução será de 4,7%, já ônibus e micro-ônibus terão abatimento de 2,7%, os caminhões de 1,8% e as motos terão uma queda é de 1,7%. Logo, em média a redução será de 3,2%.
Os pagamentos que forem efetuados à vista até o dia 10 de fevereiro, garantem um desconto de 10%. Os pagamentos efetuados em cota única até a data de vencimento da primeira das três parcelas, terão 5% de desconto. As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa do veículo.
Portanto, em decorrência das reduções, os contribuintes vão pagar no próximo ano cerca de 3,2% a menos de IPVA.
O pagamento pode ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes. Todos aqueles que possuem veículos de transporte terrestre, utilizado por proprietários particulares e empresas, são obrigados a efetuar o pagamento.
Calendário IPVA Bahia:
Final de placa 1: 30 de março, 29 de abril e 28 de maio
Final de placa 2: 31 de março, 30 de abril e 31 de maio
Final de placa 3: 29 de abril, 27 de maio e 29 de junho
Final de placa 4: 30 de abril, 28 de maio e 30 de junho
Final de placa 5: 27 de maio, 29 de junho e 29 de julho
Final de placa 6: 28 de maio, 30 de junho e 30 de julho
Final de placa 7: 29 de junho, 29 de julho e 30 de agosto
Final de placa 8: 30 de junho, 30 de julho e 31 de agosto
Final de placa 9: 29 de julho, 30 de agosto e 29 de setembro
Final de placa 0: 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro