Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

30/12/2020 06h30

Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Celular no Brasil completa 30 anos

O que era aquele aparelho grande colado ao ouvido e à boca das pessoas? Há 30 anos, os primeiros 700 equipamentos seriam habilitados no Brasil para uma das mais revolucionárias mudanças no ramo das telecomunicações, o telefone celular. A primeira chamada, no Rio de Janeiro, em 30 de dezembro de 1990, era só a ligação pioneira para as infinitas interconexões que essa evolução tecnológica provocaria. O mundo nunca mais seria o mesmo. Hoje, no Brasil, tem mais celular do que gente.

O equipamento é a principal forma de os brasileiros entrarem na internet. Até 2019, três em cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e a telinha menor era a responsável pela maior parte dos acessos. Mais do que isso: para a maior parte das pessoas (59%) o acesso à rede ocorria exclusivamente pelo telefone. Além de ser uma ferramenta de informação e entretenimento, o celular traz possibilidades de inclusão, com os aplicativos.

O uso do celular, entretanto, pode se transformar em um perigo no trânsito, gerar problemas de postura, alterar a qualidade do sono e criar dependência em diferentes públicos, além de, em alguns casos, ser prejudicial em ambientes escolares. O medo de ficar sem celular tem até nome: nomofobia.

Queima de fogos

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que vai sim ocorrer a tradicional queima de fogos em Salvador no dia 31. Segundo o prefeito ninguém vai saber onde essa queima de fogos vai acontecer, por isso não haverá aglomerações para ver o show. “Nem eu sei aonde vai estar. Eu disse a equipe técnica que a ideia é ter os fogos sem aglomeração, por isso, nem eu vou saber onde eles vão está”, explicou.

Oportunidades na Rede Mix

A rede de supermercados Rede Mix está com 80 vagas de emprego abertas em diversas funções em suas 15 lojas. Há oportunidades temporárias e efetivas.

As vagas são para as seguintes funções: auxiliar de depósito (3), empacotador (20), auxiliar de serviços gerais (5), líder de atendimento (1), repositor de mercearia (10), repositor de frios (4), repositor de hortifruti (7), atendente de padaria (4), atendente de fatiados (6), auxiliar de carga e descarga (2), açougueiro (8), operador de monitoramento (3), auxiliar de cozinha (3), encarregado de perecíveis (2) e encarregado de mercearia (2).

Os pré-requisitos são ter nível médio completo e disponibilidade de horário. Os valores dos salários e benefícios têm variações conforme a vaga. Os currículos devem ser enviados para o e-mail [email protected].

Além da modalidade tradicional de trabalho, a Rede MiX também possui um quadro de trabalhadores intermitente na qual o funcionário tem a carteira assinada e tudo assegurado, mas trabalha sob demanda, recebendo por dia trabalho.

Pagamento do Guia do DAE com o Pix

Os empregadores domésticos já podem pagar a Guia do Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE) com o Pix, solução de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central. A guia poderá ser paga em qualquer dia da semana e horário, por meio de qualquer banco habilitado no Pix.

Para ser pago com o Pix, o DAE deve ser emitido pelo empregador doméstico diretamente no sistema ou pelo aplicativo do eSocial disponível na App Store e Google Play. Ao emitir o documento, será gerado automaticamente um QR Code na guia de pagamento. Com o QR Code, o empregador pode efetuar o pagamento pelo Pix, não sendo necessária nenhuma outra ação adicional por parte do usuário.

Motoristas de transporte escolar

A categoria dos motoristas de transporte escolar passou a integrar a lista de profissionais aptos a receber o benefício do Salvador por Todos, no valor de R$270. O benefício faz parte do pacote de medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

Na resolução também foi estabelecido que o montante repassado à categoria será suspenso no mês subsequente ao retorno das aulas presenciais, ainda sem data prevista.

Para ter direito, o beneficiário terá que ter inscrição efetuada até 20 de março deste ano nos cadastros municipais. O auxílio é ofertado pela Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), também a trabalhadores informais e pessoas em situação de rua atingidos pela pandemia do novo coronavírus. Os condutores de transporte coletivo escolar receberão o benefício na conta corrente.

Para verificar se possui direito a receber o recurso e quando pode sacar a quantia, é necessário que o trabalhador acesse o site www.salvadorportodos. salvador.ba.gov.br. É possível efetuar a consulta digitando o CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Cuidados ao utilizar os QR Codes

Os usuários deverão tomar alguns cuidados ao utilizar os QR Codes, uma ferramenta importante para agilizar o dia a dia dos clientes e empresas, atualmente presentes nos processos eletrônicos de pagamentos ou obtenção de informações de forma ágil, alertam especialistas.

Criminosos estão se aproveitando para aplicar golpes por meio da substituição dos QR Codes dos estabelecimentos por códigos fraudulentos. Assim, ao apontar a câmera do dispositivo para a leitura, o usuário é redirecionado para um endereço com pragas virtuais, que infectam o celular ou tablet.

Para evitar problemas, o usuário nunca deverá usar QR Codes que foram enviados de um remetente desconhecido, por e-mail ou mensagens instantâneas.

Após escanear o QR Code, a pessoa deve ficar atenta ao endereço ao qual está sendo direcionada. Se houver erros de digitação, domínios desconhecidos ou se o endereço estiver encurtado, a chance de ser um golpe é grande. Se o usuário for levado até algum formulário, nunca deve fornecer senhas ou dados pessoais sensíveis.

Nomes mais registrados da última década

Miguel e Maria Eduarda foram os nomes masculino e feminino mais registrados nos cartórios do Brasil nos últimos dez anos, de acordo com levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Entre 2010 e 2020, foram 321.644 bebês registrados com o nome Miguel, que também foi o preferido deste ano (27.371). Nessa mesma década, Maria Eduarda foi registrado 214.250 vezes. Em 2020, esse nome feminino composto ficou em nono (9.856).

Arthur (287.886), Davi (248.066) e Gabriel (223.899) vêm a seguir de Miguel como os nomes mais registrados da década, numa lista única de nomes masculinos e femininos. Depois vem Maria Eduarda e Alice (193.788).

As listas de nomes masculinos e femininos mais registrados na última década confirma uma preferência do brasileiro por nomes simples para seus filhos. Dos dez primeiros, há apenas dois nomes compostos: Maria Eduarda, em quinto, e Pedro Henrique, em oitavo.