02/01/2021 06h33
Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
No dia 1º. de janeiro nasceram mais de 370 mil crianças
Segundo as previsões do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nasceram 371.504 bebês no primeiro dia de 2021, dos quais 60 mil na índia, cerca de 35.6 mil na China e mais de 21.4 mil na Nigéria.
Além destes, 14.161 vieram ao mundo no Paquistão, 12.336 na Indonésia, 12.006 na Etiópia, 10.312 nos Estados Unidos da América, 9.455 no Egito, 9.236 em Bangladesh e 8.640 na República Democrática do Congo.
A organização prevê também que durante 2021 nascerão 140 milhões de crianças, que terão uma esperança média de vida de 84 anos.
Morro do Pai Inácio
O Parque Natural Municipal do Morro do Pai Inácio, localizado na Chapada Diamantina, está reaberto para visitação mediante protocolos de segurança, como o uso obrigatório de máscaras.
Com limitação de visitantes, Morro do Pai Inácio, Cachoeira do Sossego, Ribeirão do Meio, Capivari e Mixila, Cachoeira do Palmital e Estrada Velha do Garimpo são algumas das trilhas que têm retomado suas atividades desde novembro.
Feriados prolongados nacionais
Em meio a uma pandemia e expectativa da chegada de vacinas, o ano de 2021 terá três feriados prolongados nacionais, sem considerar os feriados estaduais e municipais e festejos como Carnaval e Corpus Christi, que são pontos facultativos – e não feriados - em diversas cidades. Feriados prolongados são os que caem às segundas ou sextas-feiras, podendo ser emendados com os fins de semana.
O primeiro feriado nacional prolongado já aconteceu no dia 1º de janeiro, Confraternização Universal e celebração do ano novo.
Já em fevereiro haverá o Carnaval, que não é feriado em todo o Brasil. Apenas algumas cidades o adotam como feriado; outras o consideram ponto facultativo. Em 2021, a tradicional celebração carnavalesca é dúvida em muitos locais do país. Em algumas cidades, como São Paulo, ele não será celebrado em fevereiro.
Além do dia 1º de janeiro, também são considerados feriados nacionais, estabelecidos na lei federal 10.607/2002, os dias 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal). Dois destes feriados vão cair em fins de semana em 2021.
Vídeo “Abraço no Tempo”
O TCA (Teatro Castro Alves fecha o ano de 2020 com a apresentação de “Abraço no Tempo”, vídeo que conclui sua temporada anual, desta vez vivida sob os impactos da pandemia da Covid-19. A produção está disponível no canal do YouTube do TCA, por meio do link https://youtu.be/zXlikq19s9E.
Sob a proposta de estabelecer um diálogo entre o popular e o erudito, o filme traz ainda os seus dois corpos artísticos — o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) —, além do pianista, regente e compositor alemão Ludwig van Beethoven, homenageado pelos 250 anos de seu nascimento.
O vídeo foi gravado nos palcos e espaços do Complexo do TCA e tem em sua arquitetura única uma metáfora sobre as proporções da relação do homem com o tempo.
Segundo os produtores, esta entrega de encerramento é consequência de uma jornada desafiadora, em que o TCA foi capaz de, mais uma vez, se reinventar e realizar uma série de ações digitais que mobilizaram mais de 150 mil pessoas nos últimos nove meses, promovendo arte e cultura também como expressões de humanidade, ânimo, respeito e resistência.
Salas de cinema do país
O governo federal prorrogou mais uma vez o prazo para as salas de cinema do país passem a oferecer recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Essa obrigatoriedade consta na Lei 13.146/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O prazo original para cumprimento desses requisitos era janeiro de 2020.
A MP foi prorrogada novamente, desta vez por 24 meses em razão das medidas restritivas e do fechamento das salas de cinema provocados pela pandemia de Covid-19, o que prejudicou o faturamento do setor em 2020. O Ministério do Turismo ainda explicou que se o prazo de adaptação não fosse prorrogado, 50% a 70% do parque exibidor nacional se tornaria irregular em 2021.
Livros gratuitos para download
Na era digital buscar um clássico da Literatura ou de qualquer outra área está mais fácil do nunca. Isto porque algumas plataformas disponibilizam um conteúdo amplo e de forma gratuita para acesso a qualquer hora.
Confira algumas opções de acesso:
Biblioteca Virtual Consuelo Pondé – http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/
Especializada em História da Bahia, seu acervo é composto de publicações digitais, obras que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores para publicação.
Domínio Público – http://www.dominiopublico.gov.br/
O acervo reúne um número expressivo de obras literárias de autores brasileiros e de outros países, como: Machado de Assis, José Alencar, Oscar Wilde, Camões, Shakespeare e José Saramago. Os livros são disponibilizados gratuitamente em PDF.
Biblioteca Digital Mundial – https://www.wdl.org/pt/about
Com um acervo focado na história, o site contém documentos e livros sobre diversos países e povos. O acesso é gratuito.
Coleção Aplauso – https://aplauso.imprensaoficial.com.br/
O espaço possui livros sobre a vida e a obra de artistas brasileiros. Os livros podem ser lidos no site ou baixados em PDF.
Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação – http://www.bocc.ubi.pt/
A biblioteca tem um acervo vasto de produções sobre cinema, cultura, comunicação social e sociedade. O acesso é gratuito.
Repositório da Universidade Federal da Bahia – https://repositorio.ufba.br/
O site contém o acervo de toda produção acadêmica da Universidade. É um espaço essencial para os que desejam aprofundar na área científica.