04/01/2021 06h33
Foto: Divulgação
Pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças
A primeira semana útil de 2021 começa nesta segunda-feira (4). Hora de colocar em execução o planejamento das ações para o novo ano, não se esquecendo daquelas que podem ajudar o mundo e as pessoas a serem melhores. Faça a relação das suas resoluções, trace metas e as sigas com perseverança. Lembre-se que muito pode ser feito para que tenhamos um planeta mais saudável e pessoas mais felizes.
Como sugestão pense em consumir apenas o necessário, reduzir o consumo de energia, água e combustível; plantar árvores ou uma pequena horta; optar pela bicicleta como meio de transporte, pelo consumo de alimentos orgânicos, produzidos por comunidades tradicionais; apoiar ou trabalhar em uma instituição não governamental, ao menos uma vez no mês; ensinar uma habilidade sua a alguém; fazer meditação ou participar de práticas esportivas e integrativas; organizar sua casa e seu ambiente de trabalho.
Lembre-se de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.
Curso gratuito e online para mulheres
As inscrições estão abertas para o curso gratuito e online de Especialização Técnica para Mulheres em Manutenção e Operação de Parques Eólicos no município de Tucano, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional da Bahia - Senai/DR/BA e a AES Brasil.
Os objetivos do curso são: Habilitar profissionais pós técnicos de nível médio em manutenção e operação de parques eólicos, capazes de atuar com as tecnologias de automação, controle e operação de parques eólicos, a contribuir para a competitividade do setor produtivo, atendendo às demandas da indústria por profissionais qualificados de acordo com as exigências decorrentes da evolução tecnológica. Ao todo são 30 vagas, sendo 13 para técnicas formadas da área de elétrica; 12 para técnicas formadas da área de mecânica; 05 vagas para técnicas formadas da área de segurança do trabalho.
As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente via internet, através do site www.fieb.org.br/senai, até às 18 horas do próximo dia 06 ou até atingir o número limite.
Vender a vacina à rede particular
As clínicas particulares estão se mobilizando para oferecer uma vacina aos brasileiros. A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) está negociando com o laboratório indiano Bharat Biotech a compra de cinco milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19.
A vacina chamada de Covaxin, teve o seu uso emergencial aprovado na Índia pelas autoridades daquele país. Para ser utilizada no Brasil depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os primeiros testes da vacina, que está na fase 3 na Índia, mostraram que o imunizante não gera efeitos colaterais graves e produz anticorpos para a Covid-19.
A expectativa é a de que o resultado da terceira fase dos testes, com os níveis de eficácia, saia ainda neste mês de janeiro e o laboratório deve entrar em fevereiro com pedido de registro definitivo na Anvisa e a vacina estaria disponível nas clínicas particulares do Brasil na segunda quinzena de março.
Já foi assinado um memorando de intenção entre a ABCVAC e o laboratório manifestando interesse na compra das vacinas. Nesta segunda-feira (4), representantes da associação embarcam para a Índia com o objetivo de visitar o laboratório, conhecer a capacidade de produção, e dar andamento às tratativas de compra.
Prêmio Global e Américas
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central brasileiro, foi escolhido o presidente de Banco Central do ano pela revista britânica The Banker, que pertence ao Financial Times.
Campos Neto ganhou o prêmio na categoria principal, “Global e Américas”. O reconhecimento é dado às autoridades que conseguiram estimular o crescimento e estabilizar a economia, informa a The Banker.
No texto em que descreve os motivos da escolha de Campos Neto, a revista lembra que poucos países foram tão afetados pela pandemia do coronavírus quanto o Brasil e destaca que as projeções para o desempenho da economia melhoraram ao longo de 2020.
Festas irregulares em Porto Seguro
Pelo menos 70 festas irregulares foram desmobilizadas pela Polícia Militar em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, entre 28 de dezembro e 3 de janeiro. As ações foram resultado do reforço na fiscalização do cumprimento do decreto que proíbe festas e shows de qualquer natureza no estado para evitar a proliferação da Covid-19.
Através do 8° Batalhão de Polícia Militar e unidades especializadas, a corporação endureceu a fiscalização nos bares distribuídos na orla de Porto Seguro. A medida conseguiu reduzir as aglomerações de baianos e turistas nos estabelecimentos comerciais.
Madeira ilegal
A flexibilização de normas de fiscalização e multa a compradores de madeira ilegal pelo governo Jair Bolsonaro está na mira do Ministério Público Federal (MPF). Os procuradores vão investigar se um despacho do Ibama é ilegal. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Segundo a publicação, o texto diz que empresas só podem ser punidas se ficar comprovado que elas compraram madeira ilegal mesmo sabendo da fraude. Sobre a abertura do inquérito pela Procuradoria da República no Distrito Federal, o Ibama diz que “o despacho se limitou a adequar as regras procedimentais ao que dispõe lei”.
Renegociação do Fies prorrogado novamente
O prazo para renegociação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado até o dia 31 de janeiro. A decisão foi do Comitê Gestor do Fies, que editou resolução publicada no Diário Oficial da União. A medida permite que mais estudantes tenham a oportunidade de renegociar suas dívidas. O prazo anterior era até a última quinta-feira (31).
Podem participar da renegociação estudantes que tenham contratos firmados até o segundo semestre de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 10 de julho de 2020, data em que foi publicada a Lei nº 14.024/2020, que criou o programa de regularização. Para obter o benefício, os contratos também não podem ser objeto de ação judicial.
Os estudantes que se enquadrarem nessa situação poderão renegociar a dívida, com desconto nos encargos moratórios, nas opções de liquidação: quatro parcelas semestrais, até 31 de dezembro de 2022, ou 24 parcelas mensais, com redução de 60% dos encargos e pagamento a partir de 31 de março de 2021.
Voto em urna eletrônica
Para 73% dos brasileiros, o sistema de voto em urna eletrônica deve ser mantido no país, de acordo com pesquisa Datafolha realizada de 8 a 10 de dezembro. Na opinião de 23%, o voto em papel, abandonado nos anos 1990, deveria voltar a ser usado, e 4% responderam não saber.
O questionamento a respeito da segurança das urnas se intensificou após a eleição presidencial de 2014 e ganhou maior proporção a partir do pleito de 2018.
A pesquisa do Datafolha ouviu 2.016 brasileiros adultos em todas as regiões e estados do país, por telefone, com ligações para aparelhos celulares (usados por 90% da população). A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Com a onda de notícias falsas e teorias da conspiração, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem realizado campanhas de esclarecimento e reafirmado que o formato e a tecnologia são confiáveis.
As urnas eletrônicas foram adotadas pela primeira vez em todo o país no ano 2000. O TSE considera que o modelo nacional de votação, contagem e divulgação dos dados é único no mundo.