Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

13/02/2020 05h46

Foto: Jefferson Peixoto - Secom

A Onda é Preservar - Praia Boa é Praia Limpa

Quem passa pelo Porto da Barra, em Salvador, é atraído por uma obra instalada bem próximo ao Forte Santa Maria. Idealizado pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), o equipamento tem como intuito conscientizar frequentadores das praias de Salvador sobre a importância de recolher o próprio resíduo após o banho de mar.

Desenvolvida pelo artista plástico Gilson Cardoso, juntamente com uma equipe de 20 pessoas, a estrutura representa uma onda. O equipamento tem 2,4m de altura por 3,5m de comprimento e, sobre uma base de ferro, foram colocadas cerca de 600 garrafas pet de água mineral.

A instalação artística é parte do projeto “A Onda é Preservar - Praia Boa é Praia Limpa”, que, durante os meses de janeiro e fevereiro, vem percorrendo as praias da cidade e das ilhas pertencentes ao município de Salvador. Realizadas de sexta-feira a domingo, as ações envolvem cerca de 25 agentes de educação ambiental espalhados na faixa de areia distribuindo sacolas biodegradáveis, além de "lixocar” ecológico, com o objetivo de orientar sobre a forma mais adequada de descartar os resíduos gerados nesses espaços.

Transgênero

Em 2019, pelo menos 124 pessoas transgênero, entre homens e mulheres transexuais, transmasculinos e travestis, foram assassinadas no Brasil, em contextos de transfobia. Os dados estão no relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). De acordo com organização, em apenas 11 dos casos os suspeitos de terem cometido os crimes foram identificados. No relatório, a Antra faz um alerta também para o problema da subnotificação já que a real motivação dos crimes nem sempre é explicitada.

Em números absolutos, o estado que apresentou o mais alto índice de homicídios foi São Paulo, com 21 homicídios, quantidade 66,7% superior ao registrado no ano anterior (14). O território paulista se destaca como um dos quatro que se tornaram mais violentos para pessoas transgênero, em 2019, ao lado de Pernambuco, Rondônia e Tocantins, e também lidera o ranking quando o período de 2017 a 2019 é considerado.

Em segundo lugar na lista de 2019, está o Ceará, com 11 casos. Em seguida, vêm Bahia e Pernambuco, com 8 casos, cada; Paraná, Rio de janeiro e Rio Grande do Sul, com 7 casos, cada; e Goiás com 6 casos. Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraíba empatam com 5 casos; Espírito Santo, Pará e Rio Grande do Norte, com 4; Alagoas, Rondônia e Tocantins, com 2; e Mato Grosso do Sul, Roraima, Sergipe e Piauí, com 1.

Carnaval de Todos 2020

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) iniciou, a operação Carnaval de Todos 2020. O intuito do órgão é fiscalizar os fornecedores de entretenimento que comercializam seus serviços durante a festa, coibindo as práticas abusivas.

A operação Carnaval de Todos 2020 será dividida em fases. Nesta primeira fase, serão fiscalizados os pontos oficiais de venda de fantasias, abadás e camarotes. A precificação, as formas de pagamento e parcelamento, a chance de venda casada, as informações obrigatórias, bem como a presença do exemplar do Código de Defesa do Consumidor, serão alguns dos aspectos fiscalizados pelo Procon-BA, que é vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Os fornecedores autuados responderão a processos administrativos e poderão sofrer as penalidades estabelecidas na legislação consumerista e demais correlatas. As denúncias ao órgão poderão ser encaminhadas por meio do Aplicativo Procon BA Mobile ou por e-mail: [email protected].

Domingo no TCA

Em clima carnavalesco, o Domingo no TCA de fevereiro apresenta o já tradicional 'Baile Concerto' da Orquestra Sinfônica da Bahia. Neste ano, o terceiro deste espetáculo especial que une música de orquestra ao repertório popular das festas de Momo, a homenagem é para os 35 anos do axé music. A apresentação será no dia 16, às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA). Os ingressos custam R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia), vendidos apenas no dia do evento, no local, a partir das 9h, com acesso imediato à plateia do teatro.
Manifestação de caminhoneiros

Transportadores autônomos fecharam, nesta quarta-feira (12), à tarde, a entrada do Porto de Itajaí para caminhões. A mobilização foi feita em protesto contra a demora no processo de entrada e liberação de contêineres. Segundo transportadores a espera chega a seis horas - o que traz prejuízo aos motoristas, que recebem por frete.

CURIOSIDADES

Plantas Alimentícias Não Convencionais

Muricato, maracujá-do-mato, espinafre malabar e ora-pro-nóbis são apenas alguns exemplos das chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou simplesmente PANC. O nome pode parecer estranho à primeira vista, mas esses alimentos nada mais são que plantas comestíveis que surgem de forma espontânea pelo Brasil afora.
Criado pelo biólogo Valdely Kinupp, o termo PANC vem sendo cada vez mais utilizado e hoje já são mais de 10 mil espécies identificadas no país. A maioria delas está descrita no livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Assim, além de serem uma ótima fonte de nutrientes, as PANC são uma forma de cada consumidor reduzir o impacto que sua alimentação tem no meio ambiente, já que o consumo das PANC (sejam elas compradas na feira, cultivadas em casa ou adquiridas por meio de CSAs) também é uma boa forma de contribuir para sistemas alimentares mais sustentáveis, já que normalmente elas são sazonais e regionais.