12/01/2021 06h30
Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Justificar ausência nas eleições
O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta semana para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições.
O prazo vence na quinta-feira (14) para quem faltou ao primeiro turno das eleições municipais 2020. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.
O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.
Mulheres empreendedoras
O Banco do Nordeste passará a disponibilizar uma linha de financiamento exclusiva para mulheres empreendedoras. A nova modalidade permitirá empréstimos de até mil euros, aproximadamente R$ 6,5 mil, com prazo máximo de três anos para pagamento mensal semestral ou anual, sem garantia da União e com juros.
De acordo com comunicado do banco, a ação tem como objetivo enfrentar as consequências da crise sanitária causada pelo coronavírus, combater a extrema pobreza e contribuir para a temática de gênero. Os recursos serão aplicados por meio do CrediAmigo do Banco do Nordeste, que tem as mulheres como 66% das clientes.
Os recursos para a linha de financiamento foram obtidos com o Banco Europeu de Investimentos (BEI). Foram captados 200 milhões de euros.
Restrições prorrogadas
A Prefeitura de Salvador prorrogou, até o próximo dia 26, o decreto que suspende as atividades presenciais de classe das redes municipal e privada de ensino. A determinação faz parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus.
Também foi prorrogado, pelo prazo de 15 dias, as medidas para a contenção da Covid-19 nos estabelecimentos de call center. As regras envolvem: redução em 30% do número de funcionários e proibição de trabalho presencial a colaboradores que fazem parte do grupo de risco, tais como idosos com idade acima de 60 anos, pessoas com histórico de doenças respiratórias e crônicas, gestantes, ou que utilizam medicamentos imunossupressores.
Ainda conforme o decreto, segue proibida até o dia 26 a realização de qualquer ação que implique em emissão sonora, através de quaisquer equipamentos, em logradouros públicos ou estabelecimentos particulares.
Por fim, os mercados e supermercados devem manter o horário especial para atendimento exclusivo de idosos, pessoas com diagnóstico de câncer e em uso de medicamentos imunossupressores, das 7h às 9h.
Encceja - 2020
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 começaram e vão até 22 de janeiro. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova.
O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.
Documental ‘Quem foi teu mestre?’
A relação entre o mestre e o discípulo nas artes marciais é o mote central na série documental ‘Quem foi teu mestre?’, que estreia a partir desta terça-feira (12), às 20h, na TVE. Os episódios serão exibidos sempre às terças-feiras, com horário alternativo nas sextas-feiras, às 7h15, e aos sábados, às 18h.
Dirigida por Ducca Rios e produção executiva de Maurício Xavier, cada um dos 5 episódios de 26 minutos explora a subjetividade do contato aluno e professor em cada esporte. O foco central não são exatamente os movimentos das lutas, como os do Boxe, Kung Fu, Muay Thai, Tai Chi Chuan e Aikido, mas a relação e a interação, muitas vezes do respeito, carinho e afeto mútuo entre educador e aprendiz.
A série documental é resultado do maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana, que captou R$ 20 milhões para obras que serão exibidas na TVE a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os episódios poderão ser acompanhados também no site da TVE.
Comenda Maria Quitéria
A biomédica baiana Jaqueline Goes, coordenadora da equipe que sequenciou, no tempo recorde de 48 horas, o genoma do SARS-CoV-2, no Brasil, receberá a Comenda Maria Quitéria, honraria da Câmara Municipal de Salvador, na próxima terça-feira (12), a partir das 9h. O ato poderá ser acompanhado ao vivo pela TV Câmara (Canal 12.3 na TV aberta) ou pelas redes sociais do legislativo municipal (facebook.com/tveradiocam).
Graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, e mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI), pela Fiocruz da Bahia, Jaqueline desenvolveu toda a sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Patologia (PGPAT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e realizou doutorado-sanduíche nas Universidades de Oxford e de Birmingham, na Inglaterra.
Québec contrata profissionais brasileiros
A província de Québec, no Canadá, está à procura de profissionais brasileiros nas áreas de tecnologia, games, saúde e manufatura/usinagem. São 217 vagas em 11 empresas. As inscrições, em francês, são gratuitas e estão abertas até o dia 17 de janeiro. Há vagas para programadores, arquitetos em segurança da informação, engenheiros, artistas de cenários de games, enfermeiros, cuidadores, moldadores e torneiros, entre outras. Os salários são negociados com as empresas, e as condições de trabalho são iguais às dos funcionários canadenses.
As empresas participantes são: Bain Magique, Beenox, Investissement Québec, Les Ressources Intermédiaires Salutem, LGS, Mégatech, Recrutement Santé Québec, Résidence Côté inc, Trisotech, Unicorn Powered e Victrix.
Roubo de veículos em Salvador
O número de roubo de veículos em Salvador caiu 16,2% no ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia. No acumulado de 2020 foram registrados 4.926 casos, 796 a menos do que as 4.130 ocorrências de 2019. Em dezembro último, a queda foi de 10,9% no balanço mensal.
Segundo a SSP, 2020 foi o quinto ano seguido de recuo nos roubos a veículos da capital. Ações integradas entre a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Operação Apolo e Polícia Rodoviária Federal são apontadas como fatores que levaram à redução nos crimes.
Passaporte mais poderoso do mundo
Sem necessidade prévia de visto para entrar em 191 países, os japoneses possuem o passaporte mais poderoso do mundo, segundo o Henley Passport Index, que anualmente faz um ranking dos documentos que permitem maior acesso. O ranking é feito com dados da Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos).
O passaporte japonês ocupa a primeira colocação do ranking desde 2018. Em 2021, a segunda colocação ficou com o documento de Cingapura, aceito em 190 nações, e o terceiro lugar é divido por Coréia do Sul e Alemanha, que dão direito a entrar sem visto prévio em 189 países.
O Brasil está na 19ª colocação, de um total de 110, ao lado de Argentina e Hong Kong —nosso passaporte é aceito em 170 países. O passaporte brasileiro caiu duas posições no ranking desde 2019, apesar de manter o acesso a 170 nações.
Vale lembrar que durante a pandemia de Covid-19 o acesso de viajantes a outros países está mais restrito, mesmo que o passaporte permita a entrada.
Veja abaixo os países que estão nas dez melhores colocações do ranking e nas cinco piores.
Os passaportes mais poderosos
1º. Japão (191 países)
2º. Cingapura (190 países)
3º. Alemanha e Coréia do Sul (189 países)
4º. Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha (188 países)
5º. Áustria e Dinamarca (187 países)
6º. França, Irlanda, Holanda, Portugal e Suécia (186 países)
7º. Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos (185 países)
8º. Austrália, República Checa, Grécia e Malta (184 países)
9º. Canadá (183 países)
10º. Hungria (182 países)
Os passaportes mais fracos
106º. Somália e Iêmen (33)
107º. Paquistão (32 países)
108º. Síria (29 países)
109º. Iraque (28 países)
110º. Afeganistão (26 países)