Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/01/2021 06h30

Foto: Divulgação

João Vitor Arruda é aceito na Universidade de Harvard

O estudante João Vitor Arruda, natural do Pernambuco, foi um dos 747 estudantes do mundo aprovados no primeiro ciclo de admissão da Universidade de Harvard, uma das  mais prestigiadas do mundo, que vão começar a estudar no segundo semestre de 2021.

João recorreu ao programa EducationUSA, que avalia a situação financeira de cada candidato e dá alguns suportes, como tradução de documentos e ajuda nos gastos - o unico nordestino aprovado na seleção com uma bolsa integral.

Mesmo antes do feito para Harvard, o jovem de 17 anos conseguiu o primeiro lugar na seleção para cursar o ensino médio no Colégio Militar em Camaragibe, já que os pais não tinham dinheiro para pagar uma escola particular. Além disso, na época, ficou em 1º lugar em Segurança no Trabalho, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Netflix ultrapassou a marca de 200 milhões de assinantes

A gigante do streaming Netflix ultrapassou a marca de 200 milhões de assinantes do mundo, sendo mais de 8,51 milhões apenas no último trimestre de 2020. Com o resultado, impulsionado pelo grande sucesso de projetos como as séries O Gambito da Rainha e Bridgerton, a companhia declarou que não precisará mais de financiamento externo para as suas produções.

Sediada na California, nos Estados Unidos, a empresa tem conquistado o público da Europa e da América Latina e começa a ganhar mercado na Ásia. Atualmente, mais de 60% dos clientes são de fora do eixo EUA-Canadá. Com 2021 apenas começando, a estimativa de crescimento da base da plataforma para o atual trimestre é de 6 milhões de novos assinantes.

O legado de Burle Marx: arte e meio ambiente

O legado de Roberto Burle Marx, referência na arte, paisagismo, coleção artística e botânica no Brasil, será tema de encontro online promovido pelo Intermuseus no próximo dia 27 de janeiro, às 16h. 

Intitulado "O legado de Burle Marx: arte e meio ambiente", o webinar contará com a participação as diretoras do Sítio Roberto Burle Marx e do Intermuseus, Claudia Storino e Andrea Buoro, respectivamente, do arquiteto e paisagista José Tabacow, colaborador no escritório de paisagismo Burle Marx por 17 anos, e da especialista Vera Beatriz Siqueira, historiadora da arte e professora associada da UERJ. As inscrições podem ser realizadas através do bitly.com/WebinarSRBM

Inscrição no Encceja

Termina nesta sexta-feira (22) o prazo para a inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A aplicação das provas para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril deste ano e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. A inscrição pode ser feita pelo site.

O exame serve para conceder o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para os jovens e adultos que não conseguiram obter na idade adequada.

O edital do Encceja diz que o participante inscrito que não comparecer às provas de todas as áreas do conhecimento no Encceja de 2020 e quiser participar do Encceja 2021 deverá justificar a sua ausência. Caso o participante não justifique a ausência, ele deverá ressarcir um valor determinado pelo ministério, conforme orientações divulgadas no site de inscrição do exame.

Servidores vacinados fora da lista

A Ouvidoria em Saúde de Salvador disponibilizou canais para receber denúncias de possíveis desvios éticos de servidores vacinados fora da lista aconselhada pelo Ministério da Saúde.

Os interessados podem fazer a contestação pela central Fala Salvador discando 156; pela opção Fale Conosco do site da Secretaria Municipal da Saúde  http://www.saude.salvador.ba.gov.br/ ou pelo e-mail [email protected] .

 Os atendimentos também podem acontecer presencialmente na sede da SMS, na Rua da Grécia, 3A – Comércio, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Instagram e Facebook

O Facebook anunciou que o Comitê de Supervisão da empresa avaliará se será mantida ou não a suspensão da conta de Donald Trump. No entanto, ainda não há prazo para que a decisão seja tomada. Por enquanto, os perfis do ex-presidente dos Estados Unidos no Instagram e no Facebook continuam bloqueados.

As contas de Trump foram bloqueadas em 7 de janeiro, um dia após a invasão do Capitólio por extremistas trumpistas. Cinco pessoas morreram na ação. A restrição das contas, segundo o Facebook, visava contribuir para uma transição presidencial pacífica. Trump perdeu as eleições presidenciais para o democrata Joe Biden, que assumiu o comando do país na quarta-feira (20), junto com a vice-presidente eleita, Kamala Harris.

O Comitê de Supervisão do Facebook é formado por 40 pessoas, de todos os continentes e de profissões diversas – entre as quais ex-juízes, advogados, jornalistas e ativistas de direitos humanos. Pelo estatuto da empresa, as decisões do comitê são finais, ou seja, a empresa é obrigada a acatar o que for decidido.

Aplicativo “TrateCov” fora do ar

O aplicativo “TrateCov” que recomendava “tratamento precoce” a pacientes com sintomas do novo coronavírus foi tirado do ar pelo Ministério da Saúde. Entre os medicamentos indicados estavam a hidroxicloroquina e a azitromicina, que não possuem eficácia comprovada para tratar a doença.

A plataforma, apresentada na última semana pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi criada com o intuito de atender aos profissionais de saúde de Manaus, capital do Amazonas. Contudo, qualquer pessoa podia ter acesso após se cadastrar, pois as informações eram públicas.

Conforme o ministério, o aplicativo seguia “rigorosos critérios clínicos” para entregar ao paciente um diagnóstico por meio de um sistema de pontos. Os medicamentos indicados pela plataforma poderiam ser ministrados até em recém-nascidos, uma vez que a idade não interferia na pontuação.

Aplicativos sociais mais usados

Imediatismo e agilidade: hoje em dia é possível usufruir de sistemas de mídias sociais a aplicativos de bancos com um clique no celular. Sabendo que ambas as palavras pertencem à rotina popular, o Cuponation, plataforma de descontos online e integrante da alemã Global Savings Group, levantou informações sobre o uso de apps no Brasil e no mundo e o quanto isso influenciou as pessoas. O App Annie, empresa que realiza análises do mercado mobile mundial, divulgou na última semana um relatório com dados sobre os aplicativos sociais mais usados nos últimos dois anos no Brasil, e o resultado é surpreendente:

No ranking dos apps mais utilizados em terras brasileiras, o WhatsApp aparece no topo da lista, indicando que em 2020 os habitantes locais passaram cerca de 30.3 horas por mês conectados na rede social (uma variação de 15,65% entre 2019 e 2020). Sendo desbancado pelo WhatsApp após anos no auge, agora o Facebook se posiciona no segundo lugar do ranking, com a população brasileira aproveitando por volta de 15.6 horas mensais no appp no ano passado. A pesquisa aponta ainda que o crescimento do uso das mídias sociais em modo global vem crescendo 325% ano após ano.