Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

26/01/2021 06h30

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Acesso à internet no Brasil

A pandemia agravou a desigualdade no acesso à internet no Brasil, o que pode deixar cicatrizes sociais em crianças e jovens: com a exclusão digital e a disparidade no acesso à educação, o risco de os filhos não conseguirem ter renda superior à dos seus pais quando adultos aumenta. O alerta é do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), criado recentemente pelos economistas Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Paulo Tafner.

Os dados cruzados pelo instituto mostram que só 29,6% dos filhos de pais que não tiveram qualquer instrução têm acesso à banda larga. Nos lares onde os pais têm curso superior, essa parcela sobe para 89,4%. E mais: 55% dos filhos de pais sem instrução não têm acesso à internet. A fatia cai para 4,9% quando os pais concluem a universidade.

Escolas tiveram queda de 70% para o ano letivo de 2021

Ainda sem data para o retorno das aulas presenciais, as matrículas nas escolas particulares de Salvador e de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, tiveram, em média, queda de 70% para o ano letivo de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Mesmo sem a definição do município e estado, as escolas já estão preparadas, com protocolos sanitários aplicados e calendário letivo definido.

A volta às aulas presenciais, segundo o secretário municipal de Educação de Salvador, Marcelo Oliveira, deve ocorrer entre a segunda quinzena de fevereiro e 01 de março. O secretário estima que até a quarta-feira (27), o protocolo sanitário definido será publicado e, possivelmente, a data exata de retorno das aulas será divulgada. Segundo ele, só faltam ajustes entre o setor de saúde e o governo estadual.

Vacinação na Bahia

Até o momento, o estado da Bahia é o segundo do país que mais vacinou contra a Covid-19, depois de São Paulo. Os dados são de informações sobre vacinados em 15 estados e no Distrito Federal. Desde 17 de janeiro, 580.806 pessoas foram vacinadas no Brasil, somando os imunizados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, DF, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Isso equivale a apenas 0,27% da população brasileira e 9,68% das doses distribuídas aos estados.

Os dados de doses e pessoas vacinadas foram coletados com os governos estaduais, segundo o consórcio. A estimativa da população é de acordo com o IBGE e os dados de vacinação divulgados pelos governos estaduais. São Paulo é o estado que mais vacinou em números totais. Já levando em conta o percentual da população imunizada, o Rio Grande do Sul, terceiro em números totais, lidera.

Dia da Visibilidade Trans

O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia promove, ao longo desta semana, atividades especiais em torno do Dia da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro. A programação inclui lives, debates, ações de abordagens e acolhimento de pessoas transexuais. Além disso, as equipes jurídica, psicológica e de serviços sociais do CPDD-LGBT irão realizar ações voltadas para as pessoas transexuais assistidas pelo Centro, na Barra e nas redes sociais. As atividades on-line irão acontecer no perfil @CPDDBahia no Instagram. 

Curso Pré-Vestibular na Ufba

Estão abertas as inscrições para o curso Pré-Vestibular na Ufba. Neste ano, Serão disponibilizadas 40 vagas por turno (matutino e noturno) e 30 vagas para lista de espera (15 por turno). As inscrições vão até o dia 01 de março e as aulas acontecerão de forma remota por conta da pandemia do coronavírus. Os interessados devem clicar aqui para fazer a inscrição. O Pré-Vestibular Social na UFBA (Pré-Vest na UFBA) é um projeto sem fins lucrativos, formado por estudantes de diversas áreas de conhecimento e cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.

O projeto tem interesse de proporcionar aos estudantes de escolas públicas maiores chances de ingresso no Ensino Superior, através do estudo direcionado para o ENEM ou vestibulares tradicionais.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 01 de marços nas redes sociais do projeto. Facebook e/ou pelo Instagram (@prevestnaufba).

Memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus

A cidade de São Paulo ao completar 467 anos, a prefeitura paulistana inaugurou um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus. O memorial foi instalado na segunda-feira (25) no Parque do Carmo, na zona leste.

Entre os principais destaques do espaço está um monumento que conta com uma cápsula do tempo, onde pessoas poderão deixar mensagens de condolências e contar suas experiências de enfrentamento à Covid-19. As mensagens recebidas serão codificadas e transformadas em cápsulas, que serão depositadas na base da obra e ficarão lacradas pelo período de 100 anos, para que se tenha uma memória da pandemia para as futuras gerações. 

Além disso, desde julho, estão sendo plantadas árvores para homenagear os mortos da Covid-19. Até o momento, foram plantadas mais de 6,6 mil árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, sendo mais de 3,3 mil mudas no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo e mais de 3,3 mil no Parque do Carmo.

Primeiro título de eleitor pela internet

Para prevenir o contágio pela Covid-19, todo o atendimento presencial foi suspenso na Justiça Eleitoral. É possível, contudo, realizar alguns procedimentos via computador, tablet ou celular. Para realizar o alistamento eleitoral, acesse o sistema TítuloNet, selecione a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencha todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Cidadãos com mais de 18 anos que não possuem título de eleitor estão sujeitos a diversas restrições e impedimentos legais, como:

– Obter passaporte ou carteira de identidade; 

– Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição; 

– Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias; 

– Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos; 

– Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;– Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; 

– Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou declaração de Imposto de Renda; 

– Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.