Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

27/01/2021 06h31

Foto: Divulgação

Na Bahia não haverá feriadão no Carnaval

Em decisão conjunta, o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador anunciaram que não haverá ponto facultativo nas datas em que seria comemorado o Carnaval deste ano.

Um decreto estadual de 1981 estabelece como ponto facultativo a segunda, terça e quarta-feira (até meio-dia). Entretanto, em 2021, em razão da pandemia e cancelamento da festa em fevereiro, o Estado e a Prefeitura da capital entendem que não há motivo para decretar ponto facultativo nos dias mencionados acima.

Com essa decisão, o poder público pretende desestimular a ocorrência de qualquer evento que possa gerar aglomeração e influenciar no aumento do número de vítimas da Covid.

Experiência com a Covid-19 em uma live

O infectologista Dr. Roberto Badaró falará sobre a sua experiência com a Covid-19 em uma live nesta quarta-feira (27), às 19h30, com transmissão através do perfil da CBD Med Brazil no Instagram. O médico, diagnosticado com a doença no início do mês, irá compartilhar sobre o seu processo de recuperação, além de compartilhar informações sobre a doença.

Cursos de iniciação da música sinfônica

A jornada regular de 2021 dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica oferecidos pelo Teatro Castro Alves (TCA) vai começar. Assim como em 2020, quando esta ação se transferiu ao ambiente digital e atendeu 735 alunos de diversas cidades da Bahia e do Brasil em três edições sequenciadas, as aulas vão ocorrer pela internet.

O público-alvo é formado por pessoas interessadas em adentrar neste rico mundo. Não é necessário conhecimento prévio, pois o propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento.

São oferecidas as turmas “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30.

Uma aula inaugural com os três professores – músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) –, para todos os alunos, está marcada para o dia 15 de fevereiro, às 10h. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, entre os dias 1º e 5 de fevereiro, por meio de preenchimento de formulário disponível no site do TCA.

Gabaritos oficiais das provas objetivas do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar nesta quarta-feira (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram aplicadas nos últimos dias 17 e 24 de janeiro. No primeiro dia, foi aplicada a prova de redação.  A previsão da divulgação dos resultados finais é 29 de março.

Com aplicação de provas depois do previsto devido à pandemia do novo coronavírus, 2,5 milhões de candidatos fizeram o Enem 2020. O número é 50% menor do que o total de candidatos inscritos nas provas.

Ainda está prevista uma versão digital para o exame, que deve ser aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As notas do exame poderão ser usadas para concorrer a vagas de universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades públicas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Homenagem aos profissionais da saúde

O artista plástico baiano Menelaw Sete homenageia os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 com uma obra especial no Pelourinho, em Salvador.

Marcada pelo seu colorido e por reforçar a importância de manter as medidas de prevenção à doença, como uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos, a obra "Flores para a Saúde" está instalada no Cruzeiro de São Francisco e foi realizada a pedido do Museu Nacional de Enfermagem.

Aplicativo Preço da Hora Bahia

Com o objetivo de auxiliar os baianos a evitar deslocamentos desnecessários em meio à pandemia, o aplicativo Preço da Hora Bahia chega ao início de 2021 com 381,8 mil usuários, dos quais 205,8 mil em Salvador. Os números atestam o apelo da ferramenta que pesquisa em segundos os preços mais baixos de todos os produtos à venda no mercado varejista da Bahia, em todos os 417 municípios, com base nas informações das notas fiscais eletrônicas.

Baixar o aplicativo e começar a utilizá-lo é simples: ele está disponível para Android e iOS ou no endereço precodahora.ba.gov.br. O app acaba de lançar a versão 1.2, com novas funcionalidades, a exemplo da possibilidade de denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota, entre outras irregularidades, e ainda o histórico de preços de combustíveis e a possibilidade de compartilhamento de preços interessantes nas mídias sociais do usuário.

Igrejas barrocas e neoclássicas de Salvador

Lançado em 2006, o livro “Basílicas e Capelinhas – Um Estudo sobre a História, Arquitetura e Arte das Igrejas de Salvador”, escrito pelo jornalista Biaggio Talento e por Helenita Monte de Hollanda, médica e pesquisadora da cultura e religiosidade populares, teve suas três primeiras edições esgotadas, ganhando agora uma edição no formato ebook. Helenita e Biaggio, que são casados, vasculham há mais de 20 anos as igrejas de Salvador construídas entre os séculos 16 e 19, mostrando no livro detalhes sobre a construção de 43 delas.

A publicação destaca que igrejas barrocas e neoclássicas de Salvador, a capital do Brasil até 1763, foram erguidas graças a volumosas doações de benfeitores, que bancavam suntuosas edificações para pagarem promessas e salvarem a alma depois da morte, se livrando do que acreditavam ser o purgatório e o inferno. Para construir a talha da igreja de São Francisco, no Pelourinho, foram usados cerca de mil quilos de ouro em pó.

Projeto pretende aumentar penalidades aos crimes de estupro

Foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto que altera trechos do Código Penal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Execução Penal para aumentar os crimes de estupro, estupro de vulnerável e pedofilia virtual. O autor do PL 4.319/20 é o deputado Professor Joziel (PSL-RJ).

Entre os destaques do projeto está ampliação da pena de reclusão para crime de estupro, atualmente prevista de 6 a 10 anos para 10 a 14 anos. Se o crime resultar em lesão corporal grave ou em caso de vítima entre 14 e 18 anos, a pena passaria para 12 a 20 anos, ao invés dos 8 a 12 anos de prisão em vigor atualmente. Em caso do crime de estupro resultar em morte da vítima, a pena de reclusão passará a ser de 18 a 40 anos. Atualmente, a punição é de 12 a 30 anos de prisão. As informações são da Agência Câmara. No caso de estupro de vulnerável, o PL 4.319/20 propõe que a pena para quem praticar atos libidinosos ou conjunção carnal com menores de 14 anos passe a ser de 12 a 20 anos de prisão. O artigo 217 do Código Penal, que trata do assunto, prevê pena de 8 a 15 anos de reclusão.

Se a conduta resultar em lesão corporal grave, a pena passa dos atuais 10 a 20 anos de reclusão para 16 a 28 anos de reclusão. Se resultar em morte, a pena proposta é de 22 a 40 anos de prisão, contra os atuais 12 a 30 anos. O projeto prevê ainda que o aumento da pena pode aumentar em dois terços se o autor do crime for ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima, ou se tiver qualquer autoridade sobre ela ou lhe inspirar confiança. O deputado Joziel incluiu também a ocorrência de gravidez decorrente do estupro como fator para aumento da pena.