Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

30/01/2021 06h27

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Assassinato de transexual

Em 2020, foram assassinadas 175 pessoas transexuais no Brasil. O levantamento foi divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). O número representa aumento de 29% em relação às 124 mortes registradas em 2019.

O ano passado foi o segundo mais violento da década para transexuais, com um número de assassinatos menor apenas que os verificados em 2017, quando ocorreram 179 casos.

A média é de um assassinato de transexual a cada 48 horas no Brasil.

Em números absolutos, São Paulo foi o estado com mais casos em 2020, com 29 mortes, seguido pelo Ceará, com 22 assassinatos, e a Bahia, com 19.

Os três estados foram também os que apresentam o maior número de mortes nos últimos quatro anos (de 2017 a 2020). Nesse período, foram registrados 641 assassinatos de transexuais, sendo 80 em São Paulo, 62 no Ceará e 59 na Bahia.

Shows e aulas

O governador da Bahia, Rui Costa, prorrogou o decreto que suspende a realização de shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em todo o estado. O decreto, que passa a valer até o dia 7 de fevereiro, proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como feiras, passeatas, circos e eventos científicos, desportivos e religiosos. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (30).

Vacinação de idosos com 90 anos ou mais

Os idosos com 90 anos ou mais começarão a ser vacinados a partir da próxima segunda-feira (1º), em Salvador. Eles vão receber doses do imunizante produzido por Oxoford/Astrazeneca.

São 465 idosos com mais de 90 anos morando em Salvador. Esse número já exclui aqueles que vivem em instituições de longa permanência, grupo que foi vacinado até a semana passada. Foram 1,5 mil pessoas no total.

Wakanda Educação Empreendedora

Em janeiro de 2020, a startup Wakanda Educação Empreendedora foi contemplada pelo edital Projeto ImpactoICC, uma parceria entre o Parque Social, Prefeitura de Salvador e o Instituto Camargo Corrêa, que tem como objetivo apoiar ideias, negócios ou projetos de impacto social positivo.

Atualmente, a Wakanda acumula grandes feitos, como o fato de ter impactado 600 microempreendimentos com formações que têm fortalecido esses negócios. A idealizadora da Wakanda, Karine Santos, também comemora a conquista de ter sido reconhecida como uma das jovens mais influentes, empreendedoras e inovadoras do ano pela revista Forbes Brasil.

As propostas selecionadas receberam gratuitamente qualificação, suporte técnico, operacional, gerencial e estratégico. Além disso, antes da pandemia, tiveram acesso à estrutura física da incubadora In Pacto, com estações de trabalho, salas de reunião e espaço multiuso.

Festival de Música Negra do bloco Ilê Aiyê

Com o tema "Meu Coração é a Linha 8 - Liberdade", o tradicional Festival de Música Negra do bloco Ilê Aiyê está com inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro, através do site oficial do projeto. As 16 canções finalistas serão apresentadas no dia 14 de março em uma live realizada diretamente da Senzala do Barro Preto. Com o objetivo de preservar e divulgar a cultura de matriz africana, as músicas vencedoras do festival podem integrar o repertório da Band'Aiyê, seja no Carnaval ou outros eventos.

Madrugada Iluminada

No próximo dia 5 de fevereiro, a Fundação Projeto Tamar, que tem o patrocínio oficial da Petrobras, realiza o evento virtual “Madrugada Iluminada”, quando artistas baianos, além do pernambucano Lenine, irão explorar diferentes linguagens artísticas para falar sobre os acontecimentos que precederam o nascimento do projeto, história nunca antes contada e que agora ganha uma noite especialmente para marcar esse registro. A transmissão será pelo canal da Fundação Projeto Tamar no YouTube, às 20 horas, diretamente do Espaço Cultural no Centro de Visitantes do Projeto Tamar na Praia do Forte.

A apresentação será uma mescla de música, poesia, história e mostra audiovisual, com a participação de nomes como Gerônimo, Ana Mametto, Yacoce Simões, Taís Nader, além de artistas da região, como Better Togheter, Edno Sá e Fredy Oliver. A banda base conta com os músicos Allan Amaral na bateria, André Santana no teclado, Márcio Pereira na guitarra e Luciano Calanzas, que assume o contrabaixo e também a direção musical do espetáculo. Lenine fará participação remota do Rio de Janeiro.

Associação 99por1 Orgulho de Ser Solidário

A Covid-19 trouxe consigo a realidade do isolamento social, e com isso, o aumento na taxa do desemprego, chegando a mais de 1,3 milhão de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, a Associação 99por1 Orgulho de Ser Solidário, juntamente com a plataforma ‘Bahia. Estado Voluntário’, convoca pessoas para auxiliar na capacitação profissional de indivíduos em situação de vulnerabilidade, para que, posteriormente, esse público-alvo esteja qualificado e possa concorrer a vagas de emprego ou montar um empreendimento para obtenção de renda.

Além dos cursos à distância, a associação realiza de três a cinco aulas presenciais nas comunidades, a cada dois meses, respeitando as medidas de segurança para conter os avanços da Covid-19. A grade didática corresponde oficinas pedagógicas, vivências práticas, discussões, dinâmicas em grupo e visitas a empresas relacionadas com a atividade do curso. Entre o público-alvo, o principal perfil atendido pela ação social são mulheres que são mães solteiras, de baixa renda e em situação de risco, com filhos pequenos para criar.

Carteiras do idoso

O governo publicou uma resolução que prorroga a validade das carteiras do idoso já impressas até julho de 2021. A norma também altera os procedimentos para novas emissões. O documento serve para garantir acesso a vagas gratuitas ou desconto de no mínimo 50% em passagens interestaduais.

Tem direito ao benefício todo cidadão com mais de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos. O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) estabelece que, para esses idosos de baixa renda, sejam reservadas duas vagas gratuitas em todos os veículos de transporte coletivo interestaduais. Para além dessas vagas, é aplicado o desconto. A regra serve para ônibus, barco e trem (avião não está incluso).

Quem pode comprovar renda não precisa emitir a carteira do idoso para usufruir do benefício, basta apresentar o documento de comprovação, como um contracheque ou carnê da Previdência, e um documento oficial com foto diretamente nos guichês de emissão de passagem. A solicitação deve ser feita até três horas antes da viagem.

Já aqueles que não têm como comprovar renda precisam emitir a carteira do idoso. O serviço deve ser oferecido pelas secretarias de assistência social dos municípios e do Distrito Federal. Além disso, o governo criou uma página na internet para o cidadão que queira solicitar diretamente o documento, em formato virtual ou impresso.