Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

01/02/2021 06h30

Foto: Agência Brasil

Armas legais nas mãos de cidadãos

O Brasil registra atualmente 1,151 milhão de armas legais nas mãos de cidadãos. O número equivale a um acréscimo de 65% em relação ao acervo ativo de dezembro de 2018, que era de 697 mil.

Em janeiro de 2019, um decreto presidencial, seguido de uma série de outras alterações nas normas, permitiu ao brasileiro não só comprar mais armas de fogo e munições, mas também ter acesso a um arsenal mais potente. Fuzis, por exemplo, antes restritos às forças de segurança, agora podem ser adquiridos por civis— em compras que podem ser feitas pela internet — para a prática de tiro esportivo e caça. 

Os dados que revelam o crescimento de armas posse de civis foram publicados pelo jornal O Globo, tendo sido acessados via Lei de Acesso à Informação junto ao Exército e à Polícia Federal (PF). Conforme os dados, a publicação destaca ainda que o aumento mais expressivo, de 72%, se deu no registro da Polícia Federal, que contempla as licenças para pessoas físicas. 

O número passou de 346 mil armas de fogo, em 2018, para 595 mil, no fim de 2020. Os armamentos registrados pelo Exército, que atendem aos Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs), a elevação, no mesmo período, foi de 58%: passou de 351 mil para 556 mil. Tanto num quanto noutro órgão, o salto não é explicado apenas pelas novas armas de fogo, mas também por registros expirados que foram renovados.

Retorno das atividades do Congresso Nacional

Após pouco mais de um mês de recesso, o Congresso Nacional volta às atividades nesta segunda-feira (1º). Na primeira sessão, a Câmara e o Senado vão eleger os novos presidentes das duas Casas. Após a escolha dos presidentes, será preciso tratar de pautas que ficaram represadas em um Congresso que passou quase todo o ano passado lidando, em boa parte do tempo, com questões relacionadas à pandemia do novo coronavírus.

No Senado, a eleição está marcada para iniciar às 14h. Após a escolha, por votação secreta, do novo presidente da Casa, que também comandará o Congresso, serão eleitos os membros da Mesa Diretora.

O prazo para o fim do registro de candidaturas está marcado para às 17h. Às 19h será feita a eleição do novo presidente da Câmara e do restante da Mesa Diretora. As eleições serão presenciais em ambas as casas.

Codecon visitam as lojas da Liquida Salvador

De olho nos grandes descontos oferecidos pelos lojistas no período da Liquida Salvador, os agentes da Diretoria de Ações de Defesa do Consumidor (Codecon) estão visitando, até o dia 8 de fevereiro, as lojas participantes para verificar as condições de ofertas e evitar as práticas abusivas.

Os fiscais da Codecon fazem um roteiro de vistorias para garantir que haja equilíbrio entre fornecedores e consumidores nas relações de consumo. Se o estabelecimento estiver irregular, poderá ser notificado ou até mesmo autuado para se adequar às normas presentes no Código de Defesa do Consumidor.

As infrações mais comuns nas grandes promoções são as de ausência de preço no produto e ausência de aviso sobre as formas de pagamento aceitas no estabelecimento. Também entram na lista a falta de informações descritivas sobre o produto e ausência de um exemplar do CDC visível e de fácil acesso ao consumidor.

Para denunciar possíveis irregularidades, o cidadão pode utilizar os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site www.codecon.salvador.ba.gov.br , portal do Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou a Central de Atendimento Disque Salvador, no telefone 156.

Mirante Forte Santa Maria

O Mirante Forte Santa Maria, localizado no interior do Forte Santa Maria, no Porto da Barra, em Salvador, voltou a funcionar – e com programação especial. A partir de agora, o público poderá curtir os momentos “Acústicos do Mirante”, de quinta a domingo, sempre das 17 às 23h. 

Para abrir a grade da programação musical, já estão confirmadas as apresentações de Dan Miranda (todo sábado) e Péricles & Leonardo (todo domingo). O couvert custa R$ 20,00 por pessoa e os pocket shows serão realizados no formato acústico, das 19h30 às 22h.

Saberes e fazeres dos artesãos

A Associação dos Artesãos de Feira de Santana (AAFS) deu início às primeiras atividades do projeto “Saberes e fazeres dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana”, que prevê oficinas de artesanato em formato virtual, produção de um vídeo documentário sobre a história dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana e a criação de um site para comercialização dos produtos artesanais dos associados. O projeto será concluído no próximo mês de abril.

O projeto “Saberes e fazeres dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana” possui o apoio financeiro do estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), via lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Proteção dos dentistas

A equipe liderada pela cirurgiã-dentista e professora titular de Periodontia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Eliane dos Santos Barboza concluiu a segunda etapa da pesquisa que avalia a eficácia de jalecos cirúrgicos na proteção dos dentistas contra a Covid-19. Dos sete tecidos testados nessa fase, cinco eram TNTs (tecido não tecido) com barreiras laminadas, que apresentaram condições de impermeabilidade, essenciais para uso dos profissionais da odontologia, enquanto os dois restantes, à base de poliéster e de algodão, não funcionaram como repelentes de água, apesar de serem relatados como hidrorrepelentes.

A utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, jalecos e aventais sempre fez parte da rotina de trabalho dos dentistas. Essa necessidade se tornou mais imperiosa com a pandemia do novo coronavírus. Na segunda etapa da pesquisa, foi avaliada a resistência dos jalecos cirúrgicos com diferentes materiais de fabricação.

Infecção por dois tipos diferentes de coronavírus

Segundo cientistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, a infecção por dois tipos diferentes de coronavírus pode gerar um terceiro tipo da doença no corpo. Isso porque a junção de ambos os vírus que atuam no organismo pode dar origem a um tipo mais forte.  

Na pesquisa, que analisou amostras de 92 infectados no Rio Grande do Sul, os cientistas identificaram os dois primeiros casos de infecções simultâneas. Apesar disso, os pesquisadores ainda não encontraram mutações resistentes aos anticorpos conhecidos; ou seja, o efeito das vacinas continua eficazes nessas situações.

“Se nós tomarmos as medidas adequadas de contenção, conseguiremos evitar também coinfecções”, afirmou o virologista Fernando Spilki. Até o momento, as pesquisas não descobriram nenhuma variação do coronavírus que seja resistente às vacinas produzidas.