Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

28/01/2021 06h28

Foto: Divulgação

Setor de eventos

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) indica que foram perdidos, desde o início da pandemia, 335.435 empregos formais no setor, composto por operadores turísticos e agências de viagem, aluguel e montagem de estrutura para eventos, bares e restaurantes, hospedagem, publicidade e propaganda, segurança privada e serviços gerais e de limpeza. O número passa de 450 mil se entrarem no cálculo os trabalhadores indiretos.

Filme Capitães da Areia

Dando início à sua 15ª temporada anual, o Domingo no TCA, do Teatro Castro Alves – um dos mais importantes projetos continuados da cultura da Bahia –, festeja os 10 anos de lançamento do filme “Capitães da Areia”. Baseado na obra de Jorge Amado, a partir de livro homônimo de 1937, e com direção de Cecília Amado, neta do escritor, o longa-metragem dá vida aos eternos Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora, abandonados por suas famílias e obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador na ambiência dos anos 1950.

A história de superação e amadurecimento destes personagens imortais da literatura mundial mantém-se atual, emociona e inspira de forma profunda, como fez com 200 mil espectadores nos cinemas há uma década. Em formato digital desde março do ano passado, mas com suas edições mensais mantidas tendo como palco o canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), o Domingo no TCA desta vez entra no ar no dia 31 de janeiro, às 11h. 

Casos de “fura-filas”

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu até a terça-feira (26) 74 denúncias de supostos casos de “fura-filas” desde o início da vacinação contra o coronavírus. Os furões seriam agentes públicos e cidadãos comuns, fora do grupo prioritário. As denúncias foram registradas em 46 municípios.

O Grupo de Trabalho para acompanhamento das ações de enfrentamento do novo coronavírus (GT Coronavírus) do Ministério Público emitiu Nota Técnica sobre casos em que agentes públicos no estado da Bahia foram vacinados para Covid-19 mesmo sem fazer parte dos grupos incluídos na primeira fase da imunização conforme os planos de vacinação federal e estadual. 

Segundo o parecer, os agentes podem ser acusados de cometerem ato de improbidade administrativa, infração sanitária, e crimes de abuso de autoridade, de expor a perigo a vida de outra pessoa, peculato e de concussão (exigir vantagem indevida em razão do cargo). 

Funcionários do Sistema de Trens do Subúrbio

Com a marcação da data para desativar o Sistema de Trens do Subúrbio, o Sindiferro tenta negociar com o governo da Bahia a absorção de parte dos funcionários do modal em outros órgãos da estrutura do estado. De acordo com a entidade, o sistema conta com cerca de 300 funcionários, 100 deles ferroviários, que são servidores públicos diretos da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), e outros 200 terceirizados que ocupam funções na bilheteria, segurança e limpeza.

O Sindiferro ressalta que mantém uma postura pacífica em relação à desativação dos trens, inclusive sem discordar da medida, já que eles ressaltam que o serviço está defasado, com equipamentos obsoletos que chegam a oferecer riscos aos trabalhadores e passageiros. Mas os profissionais também não descartam a realização de manifestações, caso o governo não aceite alocar parte dos trabalhadores do sistema na operação do metrô ou em outros órgãos.

Vacinados na Bahia

Com 117.734 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quarta-feira (27), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), dos 417 municípios, 27 já aplicaram mais de 90% das vacinas distribuídas (Apuarema, Itagi, Itaguaçu da Bahia, Itanagra, Itapé, Jaborandi, Maiquinique, Riacho de Santana, Sapeaçu, Teofilândia, Várzea da Roça, Jitaúna, Contendas do Sincorá, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Mairi, Bom Jesus da Serra, Presidente Dutra, Catolândia, Queimadas, Almadina, Morro do Chapéu, Serra Dourada, Ipupiara, América Dourada, Canápolis e Itapebi).

A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Soro contra o coronavírus

O Instituto Butantan está testando em animais um soro contra o coronavírus. O medicamento começou a ser desenvolvido há mais de cinco meses pelo instituto, usando vírus inativo para induzir a produção de anticorpos por animais. Nos próximos dias, a instituição deve apresentar os resultados dessa etapa da pesquisa.

O soro que está sendo testado atualmente em hamsters foi produzido a partir da inoculação do vírus inativo em cavalos. O corpo dos animais reage ao microrganismo e produz anticorpos para combater a infecção. Depois, o sangue dos equinos é coletado e esses anticorpos isolados para que possam ser usados contra a doença. É esse produto que está sendo testado nos roedores que foram inoculados previamente com coronavírus. Agora, os pesquisadores podem observar se o soro será efetivo contra a doença.

Ano letivo de 2021

Pelo menos dez estado brasileiro iniciarão o ano letivo de 2021 no mês de fevereiro, que inicia já na próxima segunda (1º). Apesar da segunda onde de contaminação da Covid-19 no país, os governos locais decidiram acabar com o adiamento da retomada de aulas dessas regiões.

Medidas restritivas estão sendo divulgados aos poucos, na tentativa de assegurar os protocolos contra a contaminação da doença. Os estados que iniciarão as aulas a partir da próxima semana são:  Ceará, São Paulo, Paraná, Maranhão, Acre, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia e Paraíba.