07/02/2021 06h34
Foto: Bruno Concha / PMS
Distribuição equitativa das vacinas contra a Covid-19
A Cáritas Internacional e o Vaticano pediram à Organização das Nações Unidas (ONU) uma distribuição equitativa das vacinas contra a Covid-19 e que convoque uma reunião do Conselho de Segurança para "abordar a questão do acesso às vacinas como um problema de segurança global".A informação foi dada pelo Vaticano News e pela agência Ecclesia.
Em declaração conjunta, o prefeito do Dicastério Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e o presidente da Caritas Internacional pedem o direito de vacinação para todos nesta pandemia, sobretudo os mais desfavorecidos.
O apelo dirigido às Nações Unidas e à Comunidade Internacional propõe que a dívida dos países pobres seja revista e investida em infraestruturas de saúde pública, e afirma a necessidade de proteger os que estão "mais expostos ao vírus".
Vacinação de idosos em Salvador
Neste domingo (7), a vacinação contra o coronavírus em Salvador será voltada exclusivamente para idosos a partir de 90 anos. Entre 8h e 17h, dois drivers e quatro pontos fixos vão funcionar para o público alvo, seguindo o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Os pontos de imunização serão o drive do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e no Atacadão em Fazenda Coutos; além das salas de vacina do 5ª Centro, USF Plataforma, USF Cajazeiras X e CSU Pernambués funcionarão para o atendimento exclusivo dos idosos a partir de 90 anos.
Esse público pode consultar se o nome está na relação das pessoas habilitadas para se vacinarem e também poderá solicitar a inclusão na lista para vacinação em casa, através do site ‘Vacina Express’. Quem não estiver com o nome na lista pode se cadastrar no 5º. Centro e receber a vacina.
Enem digital
Neste domingo (7), será o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital. Esta é a primeira edição do exame, que é aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes. As notas poderão ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior. Assim como no primeiro dia de aplicação, os participantes poderão levar caneta esferográfica de cor preta, dessa vez para fazer os cálculos em folha de rascunho.
Neste segundo dia de aplicação, os candidatos farão as questões de matemática e ciências da natureza. No último domingo (31), fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. O número de questões objetivas, 90 por dia, o tempo de prova e os horários de aplicação são os mesmos do Enem impresso. Os participantes terão, neste domingo, cinco horas para resolver as questões. Os portões abrem também às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília.
A aplicação piloto do Enem digital deverá ser o início das mudanças no Enem. A intenção é que o exame seja totalmente digital até 2026.
Desfile de blocos e escolas de samba
A prefeitura do Rio de Janeiro vai proibir a concentração e desfile de blocos e escolas de samba na cidade no período de 12 a 22 de fevereiro. O objetivo da medida é evitar aglomerações durante o período carnavalesco na cidade, devido à pandemia de Covid-19.
As escolas de samba e os principais blocos já tinham afirmado que não farão qualquer desfile ou apresentação na cidade do Rio durante o período. A prefeitura também já havia suspendido o ponto facultativo da segunda-feira de Carnaval (15), apesar de o feriado de terça-feira (16) estar mantido.
Também está proibida a entrada de ônibus e outros veículos de fretamento na cidade durante esse período. As exceções são aqueles que prestem serviço regular para empresas e hotéis.
Carnaval em exposição especial
Com curadoria do publicitário e designer Pedrinho da Rocha, o Carnaval ganha uma exposição especial até o dia 28 de fevereiro, no Shopping da Bahia, em Salvador. A mostra conta com os espaços Dodô/Osmar e Batatinha e reúne um acervo que inclui uma réplica do Fubica, primeiro trio elétrico a circular na folia baiana, além de figurinos de artistas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Leo Santana, Márcio Vitor, Filhos de Gandhy e mais.
Requalificação da Igreja do Pilar
Construída em 1718 e com mais de 300 anos de história, a Igreja do Pilar, no bairro do Comércio, em Salvador, ganhou um reforço importante para que seja realizada a reforma do seu telhado, que está em condições de deterioração. O artista visual Christian Cravo e o Instituto Mario Cravo Neto (IMCN) doaram duas obras para o santuário com o objetivo de conseguir recursos para bancar a requalificação.
Ao lado de sua esposa Adriana Cravo, Christian lidera um grupo que tem tomado a frente da situação para buscar soluções - além deles estão os amigos Luiza Ferraz, Vico Barbosa, Marcela Oliva e Rafael Dantas. O objetivo é que os recursos sejam levantados ainda antes do período das chuvas para não atrapalhar as obras.
Construída pelos imigrantes espanhóis em homenagem a sua padroeira, Santa Luzia, a igreja tem uma fonte natural, que já serviu outrora para abastecimento de naus e caravelas do porto da cidade.
Sonda chinesa Tianwen-1
A sonda chinesa que está a caminho de Marte vai iniciar na próxima semana manobras de desaceleração, para ser captada pela gravidade do Planeta Vermelho, informou a CNSA - Administração Nacional do Espaço da China. Em comunicado, a CNSA disse que a sonda está estável e deve desacelerar por volta de 10 de fevereiro, entrar em órbita e pousar na planície Utopia, no Hemisfério Norte de Marte, em maio.
A Tianwen-1 está no espaço há quase 24 semanas e estava a cerca de 81 milhões de milhas (130 milhões de quilômetros) da Terra e a 5,15 milhões de milhas (8,3 milhões de quilômetros) de Marte no dia 3 de janeiro, horário de Pequim, de acordo com a agência espacial chinesa.
Se tudo correr como o previsto, o rover Tianwen-1, de cerca de 240 quilos, alimentado a energia solar, investigará as características da superfície e a distribuição potencial de água-gelo com seu instrumento Radar de Exploração de Subsuperfície.
Medicamentos ineficazes ao tratamento da Covid-19
Os medicamentos hidroxicloroquina (antimalárico), a ivermectina (vermífugo) e a nitazoxanida (antiparasitário) tiveram altas expressivas nas vendas em 2020.
Apenas no caso da hidroxicloroquina, o total mais que dobrou, passando de 963 mil em 2019 para 2 milhões de unidades em 2020, conforme levantamento obtido com exclusividade pelo G1 junto ao Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Além de especialistas, de algumas entidades médicas e de pesquisas publicadas em revistas científicas, até mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a ineficácia da estratégia off-label (fora da indicação já prevista em bula) que impactou o varejo farmacêutico. Entretanto, na avaliação das empresas, a responsabilidade pelo aumento das vendas fica com os profissionais que têm poder de assinar a receita.