Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

10/02/2021 06h30

Foto: Divulgação

Vítima no WhatsApp

O golpe do WhatsApp ganhou um novo enredo após o início da campanha de imunização contra a Covid-19. Criminosos têm se passado por membros do Ministério Público, do Ministério da Saúde ou outros funcionários públicos para forjar agendamento de vacinação contra o vírus.

Na tentativa de clonar as contas no aplicativo de mensagens instantâneas, os golpistas pedem dados pessoais, enviam um código por SMS e ainda induzem a vítima a clicar em links. Essas ações levam à ativação da conta da vítima no WhatsApp em outro celular.

Autoridades de diferentes partes do Brasil já emitiram alertas para a população, reforçando que a população deve ficar atenta e confiar apenas em informações divulgadas pelos canais oficiais das instituições públicas que atuam no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Em caso de clonagem ou tentativa de clonagem de contas de WhatsApp, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência em delegacias da Polícia Civil. Os prints da conversa funcionam como prova. Também é possível acionar o suporte do WhatsApp e pedir bloqueio da conta.

Programa de Mobilidade Virtual

Estudantes de graduação de universidades federais poderão cursar disciplinas em outras universidades de forma remota. O Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover), apresentado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), começa a ser implementado neste semestre de forma piloto, em quatro universidades. A intenção é que as 69 federais passem a fazer parte do programa. 

O primeiro edital, publicado este ano, oferece vagas em 340 disciplinas de diversas áreas do conhecimento. Participam da edição piloto as universidades federais de Goiás (UFG), Rio Grande (FURG), Maranhão (UFMA) e do Sul da Bahia (UFSB). Os estudantes dessas universidades que quiserem participar podem escolher até três disciplinas ofertadas pelas demais universidades. O período de inscrição varia de acordo com a instituição onde se pretende estudar. As disciplinas cursadas serão registradas no histórico acadêmico do estudante. 

A Bahia contra a Covid-19

Com a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a Comissão Especial de Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza nesta quarta-feira (10) sua primeira audiência pública. No encontro, que terá por tema “A Bahia contra a Covid-19 - ações e recursos investidos em 10 meses de pandemia”, Villas-Boas discutirá com os deputados que integram o colegiado as principais ações adotadas pelo estado para conter a pandemia.

O secretário irá apresentar a quantidade de recursos federais destinados para o Estado; como foram aplicados; quantos leitos de UTI e enfermaria foram abertos; quanto foi destinado de recursos das emendas parlamentares e como foi aplicado; atualização dos dados da Covid-19 na Bahia; e informações sobre a situação atual da vacinação em todo o estado.

Vacina do CanSino

Mais uma vitória da ciência contra o coronavírus foi registrada nesta segunda-feira (8). Dados preliminares dos estudos de fase 3 da vacina contra a Covid-19 apresentou eficácia geral de 65,7% e para casos graves de 90,98%. O imunizante é desenvolvido pelo laboratório CanSino Biologics, em conjunto com o Instituto Científico Militar da China.

Os estudos de fase 3 incluíram 30 mil participantes, distribuídos por México, Argentina, Rússia, Chile e Paquistão. Entre os participantes apenas 101 casos de Covid-19 foram confirmados.

Esse é o segundo imunizante que utiliza um regime de apenas uma dose a divulgar os dados de eficácia. O primeiro foi desenvolvido pela Janssen, que é braço farmacêutico da Johnson & e Johnson, apresentou eficácia de 66%.

Artista plástico Eduardo Kobra

Com o objetivo de expor a dor da pandemia e alertar para a questão ambiental da Amazônia, o artista plástico Eduardo Kobra criou a obra "Respirar", feita a partir de um cilindro de oxigênio inativo com uma árvore dentro. 

A peça, que deve ser instalada em um espaço público de São Paulo, foi adquirida por R$ 700 mil pelos voluntários do União BR e do grupo de paisagismo Vertical Garden e o valor será destinado para a construção de duas usinas de produção de oxigênio hospitalar, o equivalente a 1,4 mil cilindros por mês.

Qualificação profissional para jovens

Cerca de 60 mil jovens de 18 a 24 anos têm a oportunidade de entrar no mercado de trabalho com qualificação profissional. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as indústrias oferecem 61.218 vagas de aprendizes em 20 estados e no Distrito Federal nos primeiros meses de 2021.

O candidato precisa ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental/Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ter concluído o ensino médio. Os processos seletivos são realizados pelas empresas, podendo ser divulgados na página do Senai. Mais informações podem ser obtidas nas unidades regionais da instituição. 

Produção dos pulses no Brasil

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove, nesta quarta, dia 10, o seminário "Oportunidades internacionais e desafios domésticos para o aumento da produção dos pulses no Brasil", em comemoração ao Dia Mundial dos Pulses, que são as leguminosas consumidas secas, na mesma data.

O evento reunirá representantes do setor produtivo e do governo para debater o panorama doméstico e internacional, além de oportunidades e desafios para esse setor, que engloba vários tipos de feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, entre outros.

O debate começará às 8h30 com o painel "Oportunidades internacionais para pulses", com a presença dos adidos agrícolas do Brasil na Índia, Dalci  Bagolin, e na China, Jean Manfredini, para falar sobre o mercado desses países. A superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, apresentará as ações do projeto Agro.BR, que tem como foco a internacionalização da agropecuária brasileira.

Para acessar a programação completa e se inscrever, acesse https://cnabrasil.org.br/cna-pulses/?1 . A transmissão será nas redes do Sistema  CNA/Senar: Facebook, Twitter e Youtube.