15/02/2021 06h31
Foto: Divulgação
Crianças em trabalhos irregulares nas praias de Salvador
Ação da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) retirou 39 crianças de trabalhos irregulares nas praias de Salvador neste domingo (14). Dezesseis estabelecimentos foram notificados por exploração da mão de obra infantil, nove deles eram bancas de acarajé.
Uma das vendedoras do quitute na praia de Guarajuba tinha seis crianças trabalhando. A superintendência também encontrou uma criança de sete anos vendendo cocada enquanto os pais estavam sentados consumindo bebida alcoólica. Também foi observado uma criança de oito anos vendendo amendoim sem o uso de máscara.
A ação deste domingo foi realizada em conjunto com a Guarda Civil Municipal de Salvador, a Polícia Militar e com auditores fiscais do trabalho. Foram fiscalizadas as praias da Ribeira, Boa Viagem, Rio Vermelho, Buracão, Paciência, Amaralina, Jaguaribe, Piatã, Stella Maris e Flamengo, todas em Salvador; de Ipitanga, em Camaçari; e de Vilas do Atlântico (Lauro de Freitas).
Campanha 'Vacina sim'
O consórcio de veículos de imprensa lançou a segunda fase da campanha 'Vacina sim', que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacina contra a Covid-19. Nesta nova etapa, atores, jornalistas, colunistas e apresentadores vão ajudar a amplificar a informação de que a vacina protege todos, especialmente neste momento em que enfrentamos uma pandemia que já matou mais de 236 mil brasileiros.
Um dos rostos da nova fase da campanha, a atriz Fernanda Montenegro, de 91 anos, já recebeu a primeira dose e está otimista com a vacinação pelo Brasil e pelo mundo. Participam desta segunda fase quase 30 profissionais dos veículos do consórcio de veículos de imprensa é formado por profissionais de G1, TV Globo, GloboNews, O GLOBO, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e UOL.
Readequação de nome de pessoas transexuais
Tabelionatos de Protesto de Títulos de Salvador estudam a possibilidade de emitir gratuitamente certidões de protestos que são exigidas no processo de readequação de nome de pessoas transexuais. O Tribunal de Justiça da Bahia já garante a gratuidade dos custos de averbação e adequação nos Cartórios de Registros Civis de Pessoas Naturais.
Encontro realizado na semana passada entre a Defensoria Pública estadual (DPE-BA) e quatro Tabelionatos de Protesto de Títulos de Salvador definiu o encaminhamento.
De acordo com a defensoria, o custo das certidões de protesto de títulos é um fator de impedimento para as pessoas trans efetivarem o direito de readequação de seu nome na certidão. Em um mutirão recente, 508 pessoas trans se inscreveram para realização desse serviço.
Aumentar a proteção
Usar uma máscara cirúrgica e outra de tecido pode aumentar a proteção contra o coronavírus em até 90% de acordo com um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Conforme os pesquisadores, quando as máscaras estão bem ajustadas ao contorno do rosto é possível prevenir que o ar vaze nas bordas, impedindo a passagem de gotículas de saliva e de aerossóis (que são gotículas de saliva menores que podem ficar suspensas no ar).
Ainda de acordo com o texto, a pesquisa possui limitações e os resultados não podem ser generalizados. Para o estudo, foram utilizados apenas um tipo de máscara cirúrgica e um tipo de tecido. Os pesquisadores alertam para a existência de outras variedades do equipamento de segurança no mercado.
Escolas particulares de Salvador
As escolas particulares de Salvador já estão convocando os alunos às aulas. Decisão liminar da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador deste domingo (14) autorizou o retorno imediato das aulas presenciais da rede privada de ensino da capital baiana.
A Escola Gurilândia foi uma das escolas que sustentaram o comunicado de retorno na decisão da juíza Juliana de Castro Madeira Campos. No final da tarde deste domingo, a direção da Escola Gurilândia anunciou o início das aulas já nesta segunda-feira (15), com o que está chamando de “soft start”. O objetivo é testar a logística e os protocolos com quantidade reduzida de alunos, que devem retomar a frequência presencial em esquema de rodízio.
A Escola Pantheon também citou a decisão judicial para anunciar a retomada das aulas.
Top-5
Se você imaginou que as melhores cidades brasileiras para viver eram algumas capitais, está enganado. Nenhuma capital conseguiu ficar no Top-5 este ano, de acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal elaborado pela consultoria Macroplan, que classificou as 100 maiores cidades do Brasil segundo quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança. Apenas Curitiba-PR e Vitória-ES apareceram no Top-10.
No Top-5, apenas uma cidade não é do estado de São Paulo, que é justamente a líder do levantamento: Maringá-PR. O município paranaense ficou com uma taxa de 0,756, em uma escala que vai até 1,000. A cidade se destacou na segurança após registrar queda de homicídios e mortes no trânsito nos últimos anos, além da boa estrutura na saúde pública, o que permitiu um salto de posições desde o último levantamento.
Em segundo lugar apareceu Jundiaí-SP com o índice de 0,746, tendo como destaque a estrutura de saneamento. Os moradores contam com coleta de lixo e 99% deles têm acesso a abastecimento de água. Já o tratamento de esgoto abrange 98% dos lares.
Na terceira colocação ficou São José do Rio Preto-SP, com um índice muito próximo, alcançando 0,744. O destaque do município foi o bom desempenho na educação.
Salvador é a sétima melhor cidade do Nordeste para viver, empatada com Caruaru-PE. No levantamento estadual, a capital baiana ocupa a segunda colocação, atrás apenas de Vitória da Conquista que é a segunda melhor cidade do Nordeste para viver. O índice classificou as 100 maiores cidades do Brasil segundo quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança.
Funcionamento de repartições públicas
Com a decisão tomada em conjunto pela Prefeitura de Salvador e Governo do Estado, de suspensão do ponto facultativo do Carnaval, as repartições públicas municipais vão funcionar normalmente nesta segunda-feira (15), terça-feira (16) e quarta-feira (17), dias em que haveria a folia. Além dos órgãos, os serviços municipais estão mantidos de forma habitual, sem prejuízo à população.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá o atendimento rotineiro das Unidades Básicas de Saúde, Multicentros e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), das 8h às 17h. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também seguem sem alterações na rotina.
As unidades da Prefeitura-Bairro estarão abertas das 8h às 17h. Nas unidades, é possível realizar serviços como marcação de consultas e exames, confecção de cartão do SUS, dispensação de medicamentos, entrada no TVL, solicitação de troca de lâmpadas, segunda via de boleto do IPTU e obtenção de orientações sobre o direito do consumidor, entre outros.
Administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) vão seguir o cronograma normal de funcionamento, das 9h às 16h. Já os restaurantes populares de São Tomé de Paripe e Pau da Lima prosseguem fornecendo refeições de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h30.
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) realiza atendimento normal ao público, disponibilizando as oportunidades de emprego no site www.agendamento.semtel.salvador.ba.gov.br . Para concorrer à vaga de acordo com o perfil exigido, os candidatos devem fazer o agendamento através do telefone (71) 3202-2005.
Equipamentos culturais
Os equipamentos culturais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) também seguirão de portas abertas. A Casa do Rio Vermelho – Memorial Jorge Amado e Zélia Gattai, no Rio Vermelho, e a Casa do Carnaval da Bahia, no Centro Histórico, não abrem às segundas-feiras – sendo assim, o funcionamento será na terça (16) e na quarta-feira (17), das 10h às 16h.
Já o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte Santa Maria) e Espaço Caribé de Artes (Forte São Diogo), ambos na Barra, o funcionamento ocorrerá na segunda (15) e na quarta-feira (17), das 10 às 16h.