Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/02/2021 06h29

Foto: Alberto Maraux - SSP/BA

Centro Integrado de Comando e Controle

A Secretaria da Segurança Pública ativou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para auxiliar as polícias Militar e Civil, além dos órgãos municipais, no cumprimento do toque de recolher, na Bahia. A estrutura funcionará nos sete dias do decreto estadual, que prevê restrições entre 22h e 5h.

No CICC, as imagens de 1.000 câmeras da SSP instaladas na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em algumas cidades do interior ajudarão no direcionamento de viaturas, caso seja visualizado algum descumprimento do toque de recolher.

Vacinômetro

A vacinação contra a Covid-19 teve início há pouco mais de um mês e para auxiliar no acompanhamento do número de pessoas vacinadas, os governos estaduais e municipais passaram a divulgar um “vacinômetro”.

A página é uma espécie de banco de dados que registra, entre outras informações a quantidade de quem já tomou algum tipo de imunizante contra a doença, locais de vacinação e os grupos que estão sendo vacinados. Também é possível obter as informações por município.

O Ministério da Saúde disponibiliza também uma ferramenta com informações sobre o registro das doses aplicadas da vacina. Os dados sobre as coberturas vacinais podem ser acessados por meio de um painel on-line, no LocalizaSUS (https://localizasus.saude.gov.br/).

O cidadão pode acompanhar, pela internet, o panorama de aplicação das vacinas por estado e nas capitais. 

Museu a céu aberto

O projeto "A Rua é o Museu do Povo" vai transformar a Praça Luís Gama, localizada no Largo do Tanque, em Salvador, em um verdadeiro museu a céu aberto neste domingo (21), a partir das 14h. A ação contará com uma exposição fotográfica de Hércules Bressy, pinturas de Luís Santos e grapixos de Pedro Arcanjo, integrantes do coletivo Arte Marginal Salvador, além de uma performance da poeta, atriz e cantora Ludmila Singa.

Bailinho de Quinta

Há 12 anos alegrando os carnavais de Salvador, a banda Bailinho de Quinta agendou sua live carnavalesca para o próximo domingo (21), às 17h, no seu canal no Youtube: (youtube.com/c/bailinhodequinta).  O “Bailinho à Fantasia Em Casa” trará as tradicionais marchinhas, frevos e hits do axé no repertório, além de um apanhado das músicas mais pedidas nos últimos dez anos de Bailes de Carnaval. 

O show on-line vai promover a interação em tempo real da banda com o público em casa, além de um concurso de fantasias criativas. As pessoas serão convidadas a postar uma performance com sua fantasia com duração de até 15 segundos usando a #BailinhoAFantasiaEmCasa e já estarão concorrendo aos prêmios que serão divulgados durante a live. Os vencedores, as três fantasias mais votadas pela comissão, também serão anunciados na Live.

O carnaval virtual do Bailinho também fará uma campanha pra arrecadar fundos pro Backstage Invisível Salvador, que atende aos profissionais que trabalham nos bastidores do entretenimento e estão passando por dificuldades nesse momento de pandemia.

120 anos do Instituto Butantan

A Brasil Jazz SInfônica promove um concerto especial em celebração aos 120 anos do Instituto Butantan no próximo dia 23 de fevereiro, às 20h, com transmissão através dos canais digitais da TV Cultura, Memorial da América Latina e Instituto Butantan. Com regência dos maestros Ruriá Duprat e

Maurício Galindo, a apresentação terá participação do cantor Renato Braz.
O presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião, destaca que "mais do que nunca, os 120 anos do Instituto Butantan são uma celebração à vida. A excelência do centro de pesquisa é reconhecida por todos no Brasil e no exterior. O trabalho exemplar desenvolvido pelo instituto contribui diariamente para a valorização da ciência. Nesse momento de pandemia, sua atuação tem sido fundamental. O concerto da Brasil Jazz Sinfônica celebra a ciência, por meio da cultura, dois pilares essenciais da vida em sociedade".

Casarão dos Azulejos Azuis

O Museu da Música Brasileira, que irá funcionar no Casarão dos Azulejos Azuis, na Praça Cayru, em Salvador, está sendo restaurado com projeto de Sidney Quintela e curadoria de Gringo Cardia, responsável também pela Casa do Carnaval e memorial de Jorge Amado e Zélia Gattai, na capital baiana. O segundo andar do equipamento contará com 3 obras do artista plástico Genaro de Carvalho (1926-1971), impressas em tamanho gigante.

Além do resgate histórico, já que se trata de uma área tombada, a iniciativa irá transformar o local em um espaço destinado à cultura e aberto ao público, e fez parte de uma série de investimentos promovidos pela administração municipal para a revitalização do Comércio. A previsão é que seja inaugurado no próximo mês de março, quando se comemora o aniversário da cidade.

Medalha Guggenheim

Maior lenda vida da aviação brasileira, o engenheiro Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer, se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, uma das mais significativas condecorações internacionais de engenheira aeronáutica do mundo. A comenda é concedida pelo Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA, na sigla em inglês).

A medalha Daniel Guggenheim foi criada em 1929 como uma premiação internacional com o propósito de reconhecer pessoas que tiveram conquistas notáveis no campo aeronáutico. A nomeação é realizada por um conselho de especialistas do AIAA, American Society of Mechanical Engineers (ASME), SAE International e Vertical Flight Society, dos Estados Unidos.

Ozires Silva agora está ao lado de grandes personalidades da aviação que também receberam a medalha Guggenheim no passado, como William E. Boeing, Lawrence D. Bell, Leroy R. Grumman, Igor Sikorsky, Charles Lindbergh, James S. McDonnell, Marcel Dassault, entre outros.