06/03/2021 06h31
Foto: Bruno Concha - Secom - PMS
Negligência de jovens com idades entre 30 a 39 anos
Os jovens com idades entre 30 a 39 anos representam 25% dos casos confirmados de pacientes com Covid-19 em Salvador. O dado, disponível no relatório on-line da Transparência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desperta preocupação de uma possível negligência do público em relação aos cuidados para evitar a disseminação do coronavírus.
A falta de zelo, inclusive, pode resultar na contaminação de familiares com idade mais avançada, que podem apresentar agravos no quadro de saúde. O esforço para combater a doença deve ser coletivo e as aglomerações devem ser evitadas de modo a preservar a saúde de todos.
A recomendação das autoridades sanitárias é que, ao usar espaços compartilhados, é preciso higienizar as mãos com água e sabão com frequência, além de evitar tocar as mucosas nasais e oculares. Onde não há oferta destes recursos, o álcool gel cumpre o papel da proteção.
Já o uso contínuo da máscara ao ter contato com outras pessoas é vital para que gotículas de saliva de pessoas que estão com o vírus não sejam transmitidas para outras. O médico destacou que o quantitativo de familiares que tem se contaminado simultaneamente é preocupante.
Show voz e violão de Lenine
O cantor Lenine vai comandar um show voz e violão com um repertório repleto de composições próprias e surpresas. A apresentação virtual acontece neste sábado (6), às 21h, com transmissão através do canal do Sesc SP no Youtube.
Idosos de 78 anos
A vacinação em idosos de 78 anos na capital baiana terá início neste sábado (6), de acordo com informações da Prefeitura de Salvador. A imunização acontece das 8h às 12h, para quem nasceu de janeiro a julho de 1942, e das 12h às 16h, para quem nasceu de agosto de 1942 a março de 1943
A estimativa é que 8 mil pessoas dessa faixa etária recebam a primeira dose neste sábado.
Mulheres médicas
A Associação Médica Brasileira (AMB) lançou uma plataforma para receber denúncia de casos de violência contra mulheres médicas. O mecanismo foi disponibilizado no site da entidade.
As profissionais de saúde podem denunciar qualquer tipo de violência sofrida, seja física, psicológica ou por assédio ou discurso de ódio praticado pela Internet. Também podem ser reclamados ataques sexistas, racistas e outras ofensas.
Entre as práticas que podem ser objeto de queixa estão também desrespeito a direitos, como formas de discriminação no trabalho, preconceito de gênero em processos de contratação e remuneração desigual a de homens para funções iguais.
Para fazer a denúncia é preciso colocar dados pessoais como nome, e-mail, telefone de contato, registro profissional no respectivo conselho regional de medicina, município e estado e instituição onde trabalha.
As denúncias recebidas serão analisadas pela equipe responsável pelo projeto na AMB e encaminhadas a “esferas pertinentes”.
Rock in Rio
O Rock in Rio, um dos principais festivais de música do mundo, adiou sua próxima edição, marcada para setembro e outubro deste ano, para setembro de 2022. O adiamento foi provocado pela pandemia de Covid-19.
O festival mobiliza pessoas dentro e fora da Cidade do Rock. São turistas de absolutamente todos os estados, além do Distrito Federal, e também de mais de 70 países. São 28 mil pessoas trabalhando para levar festa e alegria para as 700 mil pessoas.
A próxima edição do festival será realizada nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022. Segundo os organizadores, as negociações com as atrações estão em andamento e algumas já devem ser anunciadas no primeiro semestre deste ano.
Complexo Theatro Municipal de São Paulo
Em decorrência do agravamento da pandemia em todo o Brasil, as atividades presenciais do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e seus Corpos Estáveis estão suspensas deste sábado a 19 de março.
Desta forma, os concertos da Orquestra Sinfônica Municipal serão gravados e transmitidos no canal de Youtube do Theatro nos dias 11, 13, 18 e 20 de março, às 20h. Os demais eventos do período estão suspensos e as novas datas serão divulgadas em breve.
Museu do Amanhã
Em seis ambientes distintos, o Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, região central do Rio de Janeiro, inaugurou a exposição temporária Coronaceno - Reflexões em tempos de pandemia, que ficará aberta ao público até 30 de maio próximo, com visitação estendida em uma hora por dia, das 10h às 18h, de quinta-feira a domingo.
Foram selecionadas para a homenagem oito profissões: profissionais de saúde, pesquisadores, cientistas, farmacêuticos, atendentes de supermercados, profissionais do transporte público, entregadores, profissionais de higienização dentro das instituições e prédios e higienização pública.
São exibidas imagens de regiões vazias em três continentes: Copacabana, em março de 2020; Wuhan, em fevereiro de 2020; e Paris, também em março de 2020.
Casos de feminicídio
Cinco estados brasileiros tiveram juntos, em 2020, 449 casos de feminicídio, ou seja, assassinato de mulheres cometidos em função da vítima ser do gênero feminino. A constatação é da Rede de Observatórios da Segurança, que monitora a violência nos estados de São Paulo, Pernambuco, da Bahia, do Rio de Janeiro e Ceará.
O A Dor e a Luta: Números do Feminicídio mostra ainda que foram registrados 1.823 casos de violência contra a mulher (incluindo os feminicídios) nesses locais, o que dá uma média de cinco casos por dia. Em 58% dos casos de feminicídio e em 66% dos casos de agressão, os responsáveis eram os companheiros das vítimas.
De acordo com o estudo, o crime com maior número de registros foi agressão/tentativa de feminicídio (753); seguido por feminicídio; homicídio, isto é, o assassinato em que não foi possível constatar que a motivação era o gênero da vítima (298); violência sexual/estupro (217); agressão verbal/ameaça (98); tortura/sequestro/cárcere privado (81); tentativa de homicídio (43); outros (37); e balas perdidas (31).