Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

07/03/2021 06h32

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Monumento pela paz

Em frente a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, em Salvador, foi instalada a obra de arte com a palavra PAZ, pelo fim da intolerância religiosa. O monumento ficará à disposição do público na porta da igreja até o fim da quaresma, em 3 de abril. 

Na Bahia, o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela já registrou 232 denúncias de crime de ódio religioso desde que foi implantado, em 2013. No ano passado, mesmo com a pandemia, foram 29 ocorrências. Apesar de impressionar, os números não refletem a totalidade de casos porque muitas vítimas não registram queixa.

Cada letra do monumento tem 1,20 metro de altura e 27 centímetros de profundidade. A obra foi produzida pelo artista plástico Ito Pedreira e confeccionada em dois dias. O material usado foi isopor, e símbolos religiosos foram gravados em cada uma das letras fazendo referência ao cristianismo, candomblé e judaísmo, entre outras crenças.

Segundo a Lei 9.459/ 1997, praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime, com pena de reclusão de um a três anos e multa. Em Salvador, o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela oferece atendimento e acolhimento gratuitos para as vítimas. Qualquer denúncia pode ser feita através pelo telefone: (71) 3117-7448/7447 ou E-mail: [email protected]

Mulheres do Presente

Em celebração ao Dia da Mulher, o GNT promove evento virtual irá promover entrevistas, debates, quadros e atividades relacionadas a temas como autocuidado, empoderamento, maternidade e longevidade no universo feminino. Sob o comando das apresentadoras Astrid Fontenelle e Gaby Amarantos, o projeto contará com a participação de Luiza Trajano, Sônia Guajajara, Marcela McGowan, Mônica Martelli, Ingrid Guimarães, Taís Araújo, Maria Bopp e Pequena Lo. O evento "Mulheres do Presente" acontece nos dias 7 e 8 de março, às 17h, com transmissão através do Youtube.

Menores de 2 anos

O Ministério da Saúde lançou esta semana a versão de bolso do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. A publicação reúne as principais recomendações sobre aleitamento, introdução à alimentação complementar e escolha de alimentos saudáveis. A versão completa foi lançada em 2019, mas a versão de bolso, segundo a pasta, facilita o cuidado com crianças.

O guia de bolso orienta famílias, responsáveis e profissionais de diversas áreas. Também é possível conhecer mais sobre direitos relacionados à alimentação infantil, além de recomendações sobre habilidades culinárias. A publicação pode ser obtida neste link.

Vacinas aplicadas

Ao todo 538.286 doses de vacinas foram aplicadas na fase de primeira dose na Bahia, um percentual de 81,3% do total de vacinas. Para esta etapa, foram disponibilizadas 662.360 mil doses, de acordo com os dados da Secretaria da Saúde (Sesab).

As cidades com maior número de vacinados nesta etapa são: Salvador (160.198), Feira de Santana (22.292), Vitória da Conquista (12.824), Ilhéus (9.683) e Jequié (7.937).

Já para a segunda dose, foram disponibilizadas 331.420 doses de vacinas, sendo que 161.342 já foram aplicadas, o que significa um percentual de 48,7%.

Na segunda dose, as cidades com maior número de vacinados são: Salvador (44.627), Feira de Santana (7.310), Ilhéus (5.129), Vitória da Conquista (4.119) e Juazeiro (2.509).

Desse total de aplicações da primeira dose, 305.303 mil foram destinadas aos trabalhadores da saúde, 214.923 mil para idosos, 17.484 para indígenas aldeados e 576 para pessoas com deficiência.

Praias brasileiras entre as preferidas

Viajantes de diversos países escolheram duas praias brasileiras entre as preferidas ao redor do mundo. A Baía do Sancho, localizada em Fernando de Noronha (PE), e a Baía dos Golfinhos, na Praia da Pipa em Tibau do Sul (RN), aparecem, respectivamente, na terceira e décima posição do prêmio Travellers´ Choice, o melhor dos melhores, do site de viagem TripAdvisor. Os destinos brasileiros foram selecionados com base no feedback dos usuários da plataforma.

Ganhadora de vários prêmios internacionais, a Baía do Sancho encanta pela água cristalina e areias claras, ideal para a prática de esportes aquáticos como o mergulho, natação e surf. É dona de ricos bancos de corais e diversificada fauna marinha.

A Baía dos Golfinhos, por sua vez, é sinônimo de tranquilidade e beleza, sendo considerada uma das praias mais preservadas da região de Pipa. No destino, é possível, inclusive, observar o nado de golfinhos, que costumam receber os visitantes com saltos e acrobacias.

No Brasil, destinos no litoral são os preferidos para viagens a lazer: 34,3% dos brasileiros que rodaram o país em 2019 foram motivados por sol e praia. O dado consta no módulo Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Turismo.

Cinco despesas desnecessárias

Enquanto a inflação sobe, a renda do brasileiro cai. Para evitar que falte dinheiro em casa, é preciso muita paciência, reajuste de orçamento e corte de alguns gastos. O primeiro passo é comparar as despesas atuais com alguns meses atrás, para mensurar o real golpe da inflação. 

Consultores financeiros acreditam que substituir alguns itens do orçamento por outros mais baratos pode auxiliar no corte de gastos. Contudo, para diminuir as despesas é necessário avaliá-las com atenção, dando atenção especial às seguintes:

Bens duráveis e semiduráveis comprados por impulso

É preciso avaliar se é realmente necessário comprar uma blusa nova, ou adquirir um enfeite para sala. Muitas pessoas acabam voltando das compras com mais itens do que realmente estava marcado na lista. 

Ir menos ao mercado

Por falar em idas ao mercado, o ideal é programar as compras para não ir várias vezes aos estabelecimentos. Se programe para resolver todas as pendências de uma só vez. 

Refeições prontas

Se por um lado o isolamento social diminuiu as idas aos bares e restaurantes, por outro aumentou o consumo de refeições compradas por aplicativo. Nesse sentido, pratos preparados em casa podem auxiliar na economia. 

Marcas famosas

Pagar mais caro por um produto pensando na marca não vale a pena. Teste opções mais baratas. A qualidade pode te surpreender. 

Contas de consumo

Será que é realmente necessário manter assinatura de TV e ainda streamings como Netflix? Avalie se é possível efetuar alguns cortes para que sobre mais dinheiro ao final do mês.