Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

11/03/2021 06h29

Foto: Divulgação

Leão de Ouro para Lina Bo Bardi

Responsável por célebres projetos, especialmente em São Paulo e na Bahia, a arquiteta italiana naturalizada brasileira Lina Bo Bardi recebeu, de forma póstuma, um dos mais importantes prêmios da arquitetura mundial: o Leão de Ouro especial em memória da 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que será aberta ao público no dia 22 de maio de 2021.

Arquiteta, designer, cenógrafa, artista e crítica, Lina nos deixou em 1992 já com um legado de projetos importantes para a Bahia, como a reforma do Solar do Unhão (atual MAM-BA), além da criação da Casa do Benin e do espaço Coaty (inicialmente um restaurante), em Salvador.

Sua obra mais conhecida do público, também pela magnitude, é o Museu de Arte de São Paulo (MASP), principal ponto turístico da maior cidade do Brasil, onde também assinou os projetos do Sesc Pompeia, do Teatro Oficina (ao lado de Edson Elito) e da Casa de Vidro. 

O Leão de Ouro pelo conjunto da obra faz dela a primeira brasileira a receber esse reconhecimento. É a terceira representante do país com o troféu, que já teve como indicados também Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, em 1996 e 2016, respectivamente.

Renegociação de dívidas

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia Procon-BA) realizará, entre os dias 15 e 31 de março de 2021, um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação, de iniciativa da ProconsBrasil – Associação Brasileira de Procons, conta com a participação do Procon-BA, e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos Consumidor.GOV (www.consumidor.gov.br).

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

O Procon-BA orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a hashtag: #MutiraoProconsBrasil. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Variante B.1.1.7 detectada no Reino Unido

A variante do novo coronavírus conhecida como B.1.1.7, descoberta no Reino Unido no final do ano passado, aumenta o risco de morte entre os infectados em 64% em média, de acordo com estudo publicado no periódico científico "The British Medical Journal". O estudo aponta que o risco pode ser entre 30% e 100% maior do que o oferecido por linhagens anteriores do Sars-Cov-2.

A variante B.1.1.7 foi detectada no Reino Unido em setembro de 2020 e, desde então, já foi encontrada em mais de 100 países. Ela tem 23 mutações em seu código genético – um número relativamente alto de alterações –, e algumas destas a tornaram muito mais capaz de se disseminar.

Cientistas britânicos dizem que ela é entre 40% e 70% mais transmissível do que variantes do coronavírus em circulação que antes predominavam.

No estudo britânico, infecções da nova variante causaram 227 mortes em uma amostragem de 54.906 pacientes de Covid-19 – em um número igual de pacientes infectados com outras variantes foram 141.

Morro de Chapéu

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à Prefeitura de Morro de Chapéu a regularização das políticas públicas para proteção ao patrimônio histórico e cultural da cidade, incluindo a estruturação do Sistema Municipal de Cultural, a implementação e a regularização dos conselhos municipais de Cultura e de Defesa do Patrimônio Histórico.

O promotor de Justiça Pablo Antônio de Almeida, autor do documento, recomendou que o poder público realize, a cada dois anos, pelo menos, conferência municipal de cultura, com divulgação através dos meios de comunicação do município, a fim de se obter expressiva participação da comunidade, a partir de 2022; a instituição de poligonal do centro histórico de Morro do Chapéu e zona especial de proteção do patrimônio histórico existente na cidade, com a criação de regras que previnam impactos ambientais; e implementação de uma diretoria de cultura do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural.

O MP indicou também o início do processo de criação e manutenção dos livros de tombamento de bens imóveis e de bens móveis, que deverão ser manuseados por pessoa habilitada, assegurando a produção do inventário dos bens.

Prêmio Pecuária Saudável

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou o Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para Defesa Sanitária. A iniciativa conta com a
parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O objetivo é reconhecer, premiar e disseminar boas práticas organizacionais e profissionais voltadas à educação e comunicação social em apoio às ações de defesa sanitária animal. Programas, projetos ou ações poderão ser inscritos em quatro categorias: instituição pública, instituição privada, instituição do terceiro setor e destaque.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 30 de abril, em https://www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/premio-pecuaria-saudavel.

Os trabalhos validados serão analisados por uma comissão avaliadora designada pela CNA e composta por profissionais da área da saúde animal, da pedagogia, da comunicação social e da gestão de projetos.

Assédio no Transporte Público

A prefeitura do Rio lançou a primeira ação do Programa Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio no Transporte Público. A partir de agora, as mulheres têm à disposição um serviço de notificação e informação específico para situações de importunação sexual em transportes públicos em todos os canais da  Central de Atendimento ao Cidadão 1746 (telefone, portal, aplicativo, WhatsApp (21) 3460-1746 e Facebook Messenger (Facebook.com/Central1746).

Em parceria com o Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) e a SPM-Rio, as DEAMs terão acesso às notificações previamente realizadas na plataforma do 1746 (apenas para as mulheres que desejarem  dar continuidade à denúncia) para encaminhar os casos. Após realizar a notificação, a vítima do assédio pode ir a uma DEAM ou ligar para o número 197 e apresentar o número de protocolo de atendimento no 1746, que será acessado pelo agente de polícia para concluir o registro.

Braskem Labs

O programa de aceleração de startups, Braskem Labs , chega à sua sétima edição e tem inscrições abertas a partir do dia 8 de março, valendo para empreendedores do Brasil inteiro. Os candidatos devem acessar o site http://braskemlabs.com.br até o próximo dia 26 para inscrever seus negócios de impacto socioambiental positivo.

Assim como ocorreu em 2020, o Braskem Labs seguirá com suas etapas realizadas de maneira totalmente on-line, encurtando as distâncias entre os participantes e ampliando a oportunidade de terem seus planos de negócios aprimorados com o apoio de mentores da Braskem e de empresas da cadeia petroquímica que atuarão como co-sponsors.

As inscrições são válidas para startups em diversos níveis de maturidade, já que a iniciativa é dividida em dois  tipos de programa: o Braskem Labs Ignition , para startups em fase de validação do modelo de negócio; e o Braskem Labs Scale , voltado para aqueles negócios que já estão em fase de tração e escala. Desde 2015, quando foi criado, mais de 90 startups foram aceleradas pelos dois programas e, destas, 96% continuam no mercado e outras 40% atraíram investimentos externos.