29/03/2021 06h30
Foto: Divulgação
Museus comemoram os 472 anos de Salvador
Os museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia celebram, com programação virtual entre esta segunda-feira (29) e 6 de abril, os 472 anos de Salvador. A programação do Museu de Arte da Bahia, Palacete das Artes, Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal e Museu de Arte Moderna da Bahia inclui lives, exposições e homenagens do público à capital baiana.
Abrindo os festejos, nesta segunda, às 17h, o Museu Abelardo Rodrigues promove a live “São Francisco Xavier, padroeiro da cidade de Salvador e sua composição iconográfica no acervo do Museu Abelardo Rodrigues”. A transmissão acontece através do Instagram @museusdabahia.
Já no dia 31 de março, às 17h, é a vez do Museu Tempostal promover a live "Cidade de Salvador em perspectiva histórica, que contará com a mediação da museóloga Aiala Gonçalves e a participação da historiadora Raiza Canuta da Hora.
O Palacete das Artes apresenta até 6 de abril nas redes sociais a exposição virtual “Águas de Salvador e da Baía de Todos os Santos”. A mostra individual do artista plástico Sérgio Amorim aborda o cotidiano de Salvador em diálogo entre o mar e as raízes da cidade, além de trazer um olhar sensível ao cenário soteropolitano e suas relações com o recôncavo e com o sertão baiano.
O público também pode realizar um tour virtual pelo Museu de Arte Moderna da Bahia, conferindo detalhes das obras dos projetos “Salvador, do Povo, de Lina e de Todos os Santos” e “Cores, Amores, Recantos… Bahia”, além da exposição virtual “A vida é da cor que pintamos”, que traz as obras prediletas do acervo particular do artista baiano Chico Liberato.
Vacinação da semana
De acordo com o cronograma, nesta segunda-feira (29), serão vacinados idosos a partir de 66 anos, farmacêuticos diplomados, auxiliares e técnicos das áreas de saúde bucal e de enfermagem e pessoas que fazem hemodiálise. Todos devem ter o nome na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. No caso dos trabalhadores da saúde, é preciso também apresentar documentação no local de vacinação.
Na manhã de terça-feira (30), das 8h às 12h, prossegue a vacinação do público do dia anterior. Já à tarde, das 13h às 18h, começam a ser imunizados os idosos a partir de 65 anos, nascidos entre 30 de março a 30 de setembro de 1955. Na quarta-feira (31), das 8h às 12h, segue a aplicação da primeira dose aos cidadãos a partir de 65 anos, nascidos de 1º de outubro de 1955 a 31 de março de 1956.
Violações a direitos humanos
Uma comparação entre os 22 primeiros dias de março com o mesmo período de fevereiro deste ano revela um aumento de 165,6% nas denúncias de violações a direitos humanos relacionadas à pandemia. Saltaram de 1.068 para 2.868.
Os dados são do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a partir de ligações ao Disque 100 e Ligue 180. Apenas entre 16 e 22 de março, cresceram 56,3%. O grupo mais atingido é o de trabalhadores. Há tendência de alta em também entre mulheres, idosos e crianças.
Máscaras bastante eficientes
Uma molécula natural obtida a partir da casca de crustáceos pode ajudar na confecção de máscaras bastante eficientes para a inativação do novo coronavírus. Apelidada de Vesta, a máscara foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) por meio de nanotecnologia.
A ideia é disponibilizar o equipamento de proteção individual (EPI) inicialmente a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais estabelecimentos de saúde interessados. Se tudo der certo, ele poderá ser disponibilizado, posteriormente, à população em geral.
A nova máscara já está sendo testada em profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília.
Circuito Mar Reciclagem: Carnaval 2021
O trabalho realizado por cooperativas de reciclagem para mitigar os impactos socioambientais gerados pela não-realização do carnaval é o tema do minidocumentário "Circuito Mar Reciclagem: Carnaval 2021", que será lançado nesta segunda-feira (29), a partir das 19h30, no IGTV @casamar.art.
Acompanhado de um bate-papo virtual às 19h, com as presenças da presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental, Michele Almeida; da cofundadora da Solos e correalizadora do projeto, Saville Alves; e mediação da jornalista e produtora Val Benvindo, o objetivo é mobilizar os cidadãos em prol do cuidado com a cidade e a importância da inclusão socioambiental de cooperativas.
Notas finais do Enem 2020
O Ministério da Educação disponibiliza nesta segunda-feira (29) as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa, digital. Os participantes poderão conferir os resultados individuais das provas na Página do Participante ou no aplicativo do exame, após as 18h (horário de Brasília).
De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador da prova, também estarão disponíveis as notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Crianças e adolescentes mortas em São Paulo
Relatório feito pelo Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostra que em seis anos, de janeiro de 2015 a dezembro de 2020, 1.253 crianças e adolescentes (população com 19 anos ou menos) morreram em decorrência de intervenção policial no estado de São Paulo.
Segundo o relatório, as crianças e adolescentes representam, no período, 24% do total das vítimas de mortes decorrentes de intervenção policial no estado. Os dados do documento foram fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) paulista. O documento mostra que, apesar de elevada, a quantidade de crianças e adolescentes mortas em intervenções policiais tem diminuído nos últimos anos.
Na faixa etária de 15 a 19 anos, a taxa por 100 mil pessoas caiu de 7,26 em 2016 para 4,28, em 2020, uma diminuição de 41%. No entanto, o risco relativo para esses adolescentes serem mortos pela polícia ainda é maior do que o das outras faixas etárias, em 2020: taxa de 3,77 de mortes para a população de 20 a 29 anos, e de 0,68 para 30 anos ou mais.