Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

08/04/2021 06h28

Foto: Fenaj - Divulgação

Jornalistas vitimados por Covid-19

O Brasil é o país com o maior número de jornalistas mortos vítimas do novo coronavírus. É o que aponta o dossiê “Jornalistas vitimados por Covid-19”, divulgado pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

De acordo com levantamento feito pela entidade, a partir de notícias e de acompanhamento pelos sindicatos da categoria no país, 169 jornalistas morreram entre abril de 2020 e março de 2021. O dossiê também mostra que, em três meses de 2021, o número de óbitos supera todo o ano de 2020, quando foram registradas 78 mortes de abril a dezembro.  

Os estados com maior número de mortes de jornalistas são Amazonas, Pará e São Paulo, com 19 ocorrências cada, seguido do Rio de Janeiro (15) e Paraná (13). Na categoria, a maioria dos casos é na faixa etária dos 51 a 70 anos (54,9% das mortes) e entre homens, sendo que entre as vítimas fatais da doença, 9,8% são mulheres jornalistas.

Helder dos Santos Lima

O estudante Helder dos Santos Lima, do município de Xique-Xique, está entre os 28 estudantes do país que conquistaram a nota 1000 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio, que contou com cerca de 2,4 milhões de candidatos. Esta é a terceira vez que ele alcança bom desempenho na redação, o que já contribuiu para o seu ingresso no curso de Direito, em 2020, na Universidade Federal de Goiás.

Filho da professora Juliana e do porteiro Nilton, Helder conta que, em 2018, passou a ter uma rígida rotina de estudos nos três turnos: pela manhã estudava Português e treinava redação, em casa; pela tarde frequentava as aulas do colégio; e à noite fazia cursinho.

Nascido em Xique-Xique, onde sempre morou, Helder também teve residência fixa em Gameleira do Assuruá, no município de Gentio do Ouro, onde estudou por todo o Ensino Fundamental. Já o Ensino Médio foi cursado no Colégio Estadual Maria Quitéria, localizado em Itajubaquara, e no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Xique-Xique.

Emoji chorão

Após anos de ‘domínio’, o emoji que mostra um rosto chorando de tanto rir deixou de ser o mais usado nas interações do Twitter. Ao invés dele, as pessoas usam cada vez mais o rostinho chorando, o que pode dar alguns indícios do momento que estamos vivendo.

Os dados são da Emojipedia, plataforma que reúne informações e dados sobre o universo dos ícones de conversas de internet.

Segundo o site, o uso do emoji chorão está em ascendência desde março de 2020, ainda início da pandemia, mas o ícone só ultrapassou o rostinho risonho em meados de fevereiro deste ano. 

Além da tragédia trazida pela pandemia de coronavírus, que causa mortes na casa dos milhares todos os dias ao redor do mundo, a plataforma aponta ainda outras razões para a mudança no comportamento dos usuários.

Tenor Andrea Bocelli

O tenor Andrea Bocelli fará uma apresentação de estreia mundial no Patrimônio Mundial da Unesco de Hegra, na Arábia Saudita, nesta quinta-feira (8). Embora o evento tenha um público presencial de 300 pessoas, a apresentação será transmitida ao vivo e gratuitamente no canal do maestro no YouTube para milhões de fãs em todo o mundo.

O evento em AlUla terá como cenário as tumbas nabateias da antiga cidade de Hegra. É a primeira vez que o local será o cenário de um evento musical desse calibre, e o mestre tenor prometeu apresentar um conjunto intimista composto por músicos da Filarmônica Árabe e convidados especiais como Loren Allred, Matteo Bocelli e a soprano Francesca Maionchi com EugeneE Kohn ao piano.

O concerto será transmitido ao vivo e gratuitamente no canal do YouTube de Andrea Bocelli (https://www.youtube.com/channel/UCb4JB8-ZAeceuR7EPCPOPzg) em 8 de abril, às 12h de Los Angeles, 15h de Nova York, 20h de Londres, 21h de Roma, Paris e Berlim e 22h de Moscou e da Arábia Saudita.

São João de Caruaru

O São João de Caruaru (PE) não será realizado pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, Rubem Júnior.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, a insegurança sanitária impossibilitou a realização da festa. “Lamentavelmente, nós não temos ainda segurança para realizar o evento do porte do São João de Caruaru”, disse ele.

Neste mês vários detalhes do evento estariam sendo acertados, mas o trabalho precisou ser paralisado por causa da Covid-19 e da recomendação do Tribunal de Contas, que pediu que os investimentos do município se voltassem para o combate à pandemia.

Museu Nacional/UFRJ

O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro lançou o livro "500 dias de Resgate: Memória, Coragem e Imagem", que aborda o trabalho de recuperação dos acervos atingidos pelo incêndio em setembro de 2018.

A obra apresenta um panorama do trabalho realizado pela equipe de resgate do Museu Nacional/UFRJ ao longo de 500 dias, além de imagens e depoimentos dos pesquisadores envolvidos. Nesse período, foram recuperados cerca de 5 mil lotes, reunindo objetos de grande importância que integravam 14 das 25 coleções que se encontravam no palácio.

Livro Canto até Hoje

Para celebrar os 60 anos de carreira dedicados à literatura, o premiado escritor e poeta Cyro de Mattos lança sua obra poética completa em versões impressa e digital. O lançamento do livro “Canto até Hoje” acontece nesta quinta-feira (8), às 19h, no canal do YouTube da Fundação Casa de Jorge Amado, e marca a primeira live da carreira de Cyro. 

Essa será a primeira experiência virtual do poeta que, com a iniciativa, terá mais condições de ter o livro na versão digital  e o público poderá fazer download, dando um maior alcance para a obra.

II Feira Literária de Canudos

A segunda edição da Feira Literária de Canudos (Flican) será realizada de 8 a 10 de abril, de forma virtual, reunindo escritores, pesquisadores, contadores de histórias, músicos e artistas para discutir temas diversos, permeados pelo universo do sertão real e mítico de Antônio Conselheiro. 

Com atividades que contemplam públicos de todas as idades, a Flican tem ainda, entre outros convidados, os jornalistas Xico Sá e Franklin Martins, os escritores Aleilton Fonseca, Franklin Carvalho e Marcelino Freire, o poeta Bráulio Tavares e os diretores teatrais Paulo Dourado e José Celso Martinez, criador do lendário Teatro Oficina. Entre as atrações musicais estão Targino Gondim, Gereba, Fábio Paes, Roze, a Orquestra Sisaleira de Conceição de Coité e Bião de Canudos.

A programação inclui ainda artistas e poetas de destaque na cultural local, como a Banda de Pífano de Canudos e José Américo Amorim. Toda a programação da feira poderá ser conferida, gratuitamente, pelo público no canal Youtube do Campus Avançado da Uneb em Canudos (www.youtube.com/channel/UCqhzm86LpAdRG0jqMBJ0nEQ) e pela Canudos TV