19/04/2021 06h30
Foto: Divulgação
Dia do Índio
Mostrar histórias reais e as várias maneiras de ser indígenas são as propostas do “Falas da Terra”, especial que a Globo exige nesta segunda-feira (19), Dia do Índio. A atração faz parte do Projeto Identidade.
No programa serão apresentados 21 depoimentos em primeira pessoa. Cacique Raoni, uma das lideranças indígenas mais conhecidas do Brasil, é um dos participantes. O objetivo, diz a Globo, é mostrar ao público as histórias não só de quem vive afastado da cidade, perto da natureza, mas também de quem vive em grandes centros urbanos, e que não deixou para trás suas crenças, costumes e tradições.
Desta forma, médicos, artistas, biólogos, escritores premiados, youtubers, entre outros profissionais indígenas também participam do projeto. No especial, o escritor Daniel Munduruku, vencedor do prêmio Jabuti, defende que o Dia do Índio seja um dia de consciência indígena e não uma data de celebração que reforce estereótipos como, na visão dele, acontece atualmente.
Roberto Carlos completa 80 anos
Neta segunda-feira (19), o cantor Roberto Carlos completa 80 anos e só poderá receber o carinho dos fãs de longe — da janela do seu apartamento no bairro da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Isso, por conta do distanciamento social por causa da pandemia.
O Rei Roberto tem se mantido em casa, onde vem compondo músicas, assistindo a Tv e fazendo planos para 2022. Na agenda constam, por exemplo, a apresentação de shows no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa; e o início das filmagens do longa-metragem sobre sua vida, com direção do cineasta Breno Silveira.
Enquanto os shows não retornam, estão à disposição no mercado editorial quatro livros sobre o ídolo: Roberto Carlos em detalhes e Roberto Carlos outra vez, de Paulo César de Araújo; Por isso essa voz tamanha, de Jotabê Medeiros; e o recém-lançado Querem Acabar comigo — Da Jovem Guarda ao trono, a trajetória de Roberto Carlos na visão da crítica musical, do jovem autor fluminense Tito Guedes.
Mortes de gestantes e de puérperas
O número de mortes de gestantes e de mães de recém-nascidos (puérperas) por Covid-19 mais do que dobrou em 2021 em relação à média semanal de 2020. No ano passado foram registradas 453 mortes nestes dois grupos (10,5 óbitos na média semanal). Em 2021, até 7 de abril, foram 289 mortes (22,2 óbitos na média semanal).
Os dados são do levantamento do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19). A pesquisa aponta que, enquanto na população em geral houve um aumento de 61,6% na taxa de morte semanal em 2021 na comparação com 2020, entre as gestantes e puérperas o aumento foi de 145,4%.
Apesar do aumento na média, as mortes de grávidas representam 0,23% dos casos letais ocorridas no ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, recomendou que as mulheres evitem a gestão durante a pandemia.
Câmara argumentou que, embora não haja estudos clínicos, relatos de especialistas indicam uma ação mais grave do coronavírus entre as gestantes.
O OOBr Covid-19 informa ainda que uma em cada cinco gestantes e puérperas internadas com coronavírus não tiveram acesso a unidades de terapia intensiva (UTIs) e cerca de 34% não foram intubadas.
Festival de Solos Online
Com o propósito de reunir artistas de áreas e gêneros diversos para debater sobre diversidade, o Festival de Solos Online traz uma programação especial entre os dias 23 e 25 de abril, com transmissão através do Youtube e da plataforma Zoom.
O projeto tem como curadores o ator, escritor, diretor e produtor Lázaro Ramos e a bailarina, coreografa, professora, consultora de imagem, produtora cultural e ex-diretora do Teatro de Dança do Governo do Estado de São Paulo, Viviane Procópio, com colaboração do ator, diretor e produtor Kiko Mascarenhas.
Shoppings centers
Devido ao feriado do Dia de Tiradentes, comemorado na quarta-feira (21), a Prefeitura de Salvador vai liberar o funcionamento de shoppings centers, centros comerciais e lojas de rua nesta segunda (19).
A medida atende a um pleito de representantes do segmento, uma vez que os estabelecimentos ligados a esses setores não poderão funcionar no feriado. Conforme o plano de atividades econômicas (ferramenta que traz as regras sobre o funcionamento escalonado de diversas atividades comerciais na capital baiana), neste período em que Salvador se encontra na fase vermelha, os shopping centers e comércio de rua estão autorizados a operar de terça a sábado.
Prêmio Zayed de Sustentabilidade
Estas são as últimas semanas para se candidatar ao Prêmio Zayed de Sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas através do site do evento e se encerram no dia 06 de maio. A premiação dos Emirados Árabes Unidos vai distribuir US$ 3 milhões aos vencedores da edição 2022. O valor será dividido entre as categorias Saúde, Comida, Energia, Água, além da disputa especial para Escolas Secundárias Globais.
O prêmio é disputado por pequenas e médias empresas e organizações não-governamentais, além de escolas, que devem apresentar soluções de sustentáveis para determinado tema. Além disso, os candidatos devem demonstrar os seus resultados prévios levando em consideração três quesitos: impacto, inovação e inspiração.
No caso das Escolas, serão eleitos seis ganhadores regionais, com cada escola podendo reivindicar até US$100 mil para dar início ou expandir seu projeto. As seis regiões são as Américas, África Subsaariana, Oriente Médio e Norte da África, Europa e Ásia Central, Sul da Ásia, e Leste Asiático e Pacífico.
Os ganhadores serão anunciados em 2022 durante Cerimônia de Premiação na Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi.
Sedentarismo pode ser tão prejudicial quanto cigarro
Estudos apontam que o sedentarismo pode trazer consequências negativas ao corpo comparáveis às do tabagismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o "estilo de vida sedentário" aumenta as chances de morte em algo entre 20% e 30%. A instituição estima que 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano se a população fosse fisicamente mais ativa.
Uma das coisas que mais preocupam no sedentarismo é o fato de que ele afeta especialmente os mais jovens. Segundo as estatísticas da OMS, 81% deles não fazem atividade física suficiente, uma cifra três vezes mais alta que a dos adultos. A instituição considera o sedentarismo "um problema global de saúde pública".
Caminhar a um passo acelerado por algo entre 15 e 30 minutos por dia pode melhorar significativamente a saúde. Ou seja, não precisa necessariamente entrar em uma academia, virar corredor ou praticar algum outro esporte para deixar de ser sedentário.
Nem é preciso sair de casa: subir e descer escadas, ficar na ponta dos pés, subindo e descendo já é suficiente. O importante é estar em movimento por duas horas e meia todas as semanas, ou seja, por 150 minutos.
Andar de bicicleta em vez de usar o carro ou descer antes do ônibus ou do metrô e caminhar alguns quarteirões por dia são outras maneiras fáceis de cumprir a meta de atividade semanal, se você tiver a possibilidade de sair de casa.
No caso de crianças e adolescentes, recomenda-se que sejam ativos por pelo menos uma hora por dia, embora não precise ser uma hora inteira de uma vez só.