Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/04/2021 06h37

Foto: Divulgação

Oscar 2021

A cerimônia de premiação do Oscar 2021 será, no mínimo, atípica. O evento, que acontece neste domingo (25) no tradicional Dolby Theatre e, simultaneamente, em outro local, o Los Angeles Union Station, como uma medida para atender aos protocolos impostos pela pandemia de Covid-19. As entrevistas com os artistas no tapete vermelho estão previstas para começar às 20h (horário de Brasília), com a cerimônia em si começando a partir das 22h. 

Nesta 93ª edição do Oscar, 56 produções concorrem em 23 categorias. O filme com mais indicações (nove ao todo) é ‘Mank’, produzido pela Netflix e dirigido por David Fincher – mas ele não deve levar muitas estatuetas. O favorito no bolão de Hollywood é ‘Nomadland’, que levou o Globo de Ouro, o Bafta e o Screen Actors Guild Awards. É esperado que a produção vença a categoria Melhor Filme e sua diretora, Chloé Zhao, se torne a segunda mulher a conquistar o prêmio na categoria.

No Brasil, a cerimônia completa – incluindo o tapete vermelho – será transmitida pelo canal por assinatura TNT, a partir das 20h. Assinantes também poderão acompanhar o Oscar pelo aplicativo de streaming TNT Go ou pelo site. Na TV aberta, a premiação será transmitida pela Globo, mas só a partir das 0h30. Outra opção é acompanhar as redes sociais oficiais e o canal do Oscar no YouTube.

Quando vou ser vacinado? 

Eis a grande pergunta de todos os brasileiros: Quando vou ser vacinado? Uma ferramenta criada por voluntários busca respondê-la, ainda que não seja de forma exata – trata-se de uma estimativa feita através da combinação de dados como a idade e o estado no qual a pessoa mora. Ela também leva em consideração se o indivíduo faz parte do PNI – Plano Nacional de Imunização, que prioriza a vacinação de trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades , entre outros grupos. O site é gratuito e você pode acessá-lo neste link.

O portal, que recebeu o nome de…  Quando Vou Ser Vacinado?, não é oficial e foi criada por um grupo de cientistas que analisa os dados da pandemia da Covid-19 no Brasil. Como os cálculos são automáticos e consideram as informações mais recentes sobre a vacinação no país, as projeções podem mudar de acordo com algumas variáveis da situação – a oferta de vacinas e o ritmo da imunização, por exemplo.

Histórias e (en)cantos de Itapuã

O bairro de Itapuã, um dos grandes redutos culturais da capital baiana, será celebrado neste domingo (25). A homenagem será a partir das 16h, em uma live musical que terá como protagonista o compositor e mestre griô Seu Regi de Itapuã. Ele estará acompanhado do cantor, compositor e produtor cultural Amadeu Alves. O evento será realizado na Casa do Músico, em Itapuã, e transmitido no canal do YouTube do coletivo É Samba da Bahia! (ÉSBA!) e na página do Facebook de Seu Regi de Itapuã.

Em “Histórias e (en)cantos de Itapuã”, Seu Regi recordará histórias vividas por ele e por outros personagens do bairro em que mora há quase meio século e que também são homenageados em sua obra musical.

Entre as principais tradições e acontecimentos festivos a serem lembrados estão a Festa de São Tomé, a Lavagem de Itapuã, as rodas de samba no Rumo do Vento, as Ganhadeiras de Itapuã, o Bando Anunciador, o Malê Debalê, o bloco das Lazinhas, as matriarcas Dona Francisquinha e Dona Cabocla, Nelson Ribeiro e Osvaldo Cunha, as histórias sobre a lenda do Abaeté e a oferta de presentes à Iemanjá.

Preservação para restinga de Stella Maris

Descrita como uma planície arenosa, de origem marinha, que contempla praia, cordões arenosos, depressões entre-cordões, dunas e margem de lagunas, a restinga da área de Stella Maris foi o palco de um manifesto pacífico que moradores e ambientalistas fizeram na manhã do sábado,24. 

Os manifestantes, integrantes dos grupos Guardiões do Litoral, Salve Stella Maris, SOS Stella Maris e Ações Stella-Flamengo, fizeram questão de sensibilizar a população para os perigos que a retirada dessa vegetação traz para a praia, que fica sem contenção e retenção da areia. Além do perigo para fauna, que fica sem o abrigo da vegetação nativa. Na oportunidade, os manifestantes também cobraram dos poderes públicos o remanejamento dos esgotos clandestinos, que são despejados na praia e a discussão das obras de requalificação realizadas no local.

Após o abraço simbólico realizado na área, os manifestantes fixaram os cartazes na sede da obra como um apelo para que as obras não destruam os sistemas ecológicos presentes na região. De acordo com os manifestantes, uma empresa de consultoria ambiental trabalha no projeto, contratada pelo empreendimento, após manifestações do grupo na primeira fase da obra.

Mudança de nome social

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia vai lançar, na próxima terça-feira (27), às 10h, em seu canal no Youtube, um guia prático para mudança de nome social voltado para transexuais e travestis que buscam a mudança do nome social, mas que não sabem como iniciar o processo. 

O material, on-line e gratuito, traz todas as orientações necessárias para conquistar o direito de ser chamado pelo nome que desejar. O documento estará disponível para consulta e download na página do órgão na internet.

A iniciativa é do O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, vinculado à SJDHDS, que identificou, diante das demandas diárias do Centro, a necessidade da população trans.

Policiais com Covid-19

Dados do Monitor da Violência mostram que o número de policiais da Bahia que morreram em decorrência da Covid-19, em 2020, é três vezes maior do que os que foram assassinados. 33 integrantes da polícia baiana morreram pelo coronavírus, enquanto 11 foram mortos nas ruas. As informações são relativas a integrantes das polícias Militar e Civil.

Além disso, o estado baiano teve 10.022 policiais afastados do serviço, por causa da doença e 22 policiais militares mortos pela Covid-19.

Levando em conta que o efetivo da PM da Bahia é de 31.513 agentes, o levantamento mostra que 27,22% de todas as pessoas que integram a PM-BA foram afastadas do serviço, em algum momento, por causa do coronavírus. Já a Polícia Civil baiana teve 11 agentes mortos e 1.444 afastados, por causa da doença. Com um efetivo de 5.449 agentes, os dados mostram que 26,5% de todos os trabalhadores da Polícia Civil foram afastados em algum momento, em 2020, por causa da Covid-19.

Se comparada aos outros estados brasileiros, a Bahia foi o quinto onde mais morreram policiais em decorrência da Covid-19, ficando atrás do Rio de Janeiro (65), Amazonas (50), Pará (49) e São Paulo (48). Vale destacar que o índice de afastamentos na Bahia ficou acima da média nacional, que foi de 24,54%.