Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

25/02/2020 05h57

Foto: Divulgação

Feminicídio

Consolidação inédita dos dados de 2019 mostra que a estatística do feminicídio trilhou a contramão dos demais crimes violentos e cresceu 7,2% no país, com expansão expressiva em alguns estados.

Em 2018, foram 1.222. Ou seja, de acordo com os registros oficiais, de três a quatro mulheres são assassinadas em média a cada dia no Brasil, na maioria dos casos por companheiros e ex-companheiros.

Os números mostram que em 2019 houve aumento de mais de 30% nos registros em São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Roraima, Amazonas e Amapá. Só na região Norte houve recuo.

Em números absolutos, São Paulo (182), Minas Gerais (136), Bahia (101) e Rio Grande do Sul (100) registraram o maior número de casos.

Às vítimas são alvo de todo tipo de agressão, como espancamento, estrangulamento, uso de machado, pedra, pau, martelo, foice, canivete, marreta, tesoura, facão, enxada, barra de ferro, garfo, chave de fenda, bastão de beisebol, armas de fogo, e, em especial, facas.

Operação Lei Seca

Até a manhã deste domingo (23) de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) tinha registrado a remoção de 110 carros e sete motos, durante a Operação Lei Seca em Salvador. São veículos com licenciamento atrasado e conduzidos por quem dirigia alcoolizado ou se recusou a soprar o bafômetro, entre outras infrações, que foram levados para o pátio credenciado ao órgão, na Avenida Barros Reis.
Para retirar o veículo, o proprietário deve apresentar o licenciamento integrado em dia, composto por taxa administrativa do Detran-BA, IPVA, seguro DPVAT e multas, se houver; e fazer o pagamento do guincho e das diárias de estacionamento. Ele precisa estar portando a carteira de habilitação ou apresentar uma pessoa habilitada para conduzir o carro.
A liberação de veículos é diretamente no pátio da Avenida Barros Reis, das 9h às 17h. Na terça-feira (25), feriado de Carnaval, o serviço estará disponível das 9h às 13h. Já na Quarta-feira de Cinzas (26), o atendimento será das 9h às 17h.

Síndrome metabólica

Uma pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mostrou que adolescentes entre 12 a 17 anos de idade passam três horas por dia, em média, em frente a telas de computador, tablet, televisão, videogames e celular. A partir daí, os pesquisadores bolsistas da Capes estudaram uma relação este tempo sedentário e o desenvolvimento de síndrome metabólica.

A primeira parte desse trabalho foi concluída e publicado recentemente no periódico holandês International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity.

O trabalho faz parte do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) e utilizou dados de 36 mil adolescentes de todo o país, na faixa etária de 12 a 17 anos, durante 2013 e 2014. Apurou-se então que o tempo médio em frente a telas foi de três horas diárias.

Deficiência auditiva

Os estudantes com deficiência auditivo, de qualquer nível acadêmico, vão poder usar a tecnologia do Sistema de Frequência Modulada Pessoal, do Sistema Único de Saúde (SUS), para o tratamento de sua dificuldade de auditiva.

A decisão do Ministério da Saúde consta da Portaria nº 3 e o prazo máximo para efetivar a oferta ao SUS é de 180 dias.

O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre essa tecnologia está disponível no site do Conitec.

O relatório diz que "o Sistema FM é considerado uma alternativa dentre outros materiais e recursos da tecnologia assistiva utilizados por alunos com deficiência auditiva, visando auxiliar a integração educativa-escolar".

Ocupação média dos hotéis

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Bahia a ocupação média dos hotéis em Salvador ficará em torno de 93% a 95%.

No sábado e no domingo, a média cresceu, chegando ao intervalo de 98% a 100%. No interior do estado, destinos turísticos de destaque também registraram altas taxas de ocupação. A média prevista para Porto Seguro é de 95%, enquanto Itacaré deve chegar a 90%. Em Praia do Forte, as reservas garantiram 92% de ocupação, podendo chegar a 100%.

CURIOSIDADE

A evolução dos caminhões

Em janeiro de 1886, Carl Benz patenteou na Alemanha o primeiro veículo motorizado do mundo, o caminhão Mercedes-Benz, dando início a uma história de pioneirismo e de inovação no universo automotivo.

Em 1902, a Scania produziu seu primeiro caminhão nas instalações da sede em Skane, na Suécia. O caminhão era equipado com motor de 2 cilindros, 12 cavalos de potência, tinha 1,5 tonelada e fazia 12 km por hora. Voltado para as estradas rurais com calçamento de pedra, o veículo buscava atender os padrões e necessidades da época. 

Em 1917, a Ford Motor Company lançou o primeiro caminhão Modelo TT nos Estados Unidos, um sucesso na época que viria inaugurar uma longa trajetória de liderança da Ford na categoria. Anos depois, em 1919, a Ford começa sua história no Brasil, sendo a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer no país, quando lançado do Modelo T e os caminhões Ford TT.

Fabricado em 1928, a Volvo lançou seu primeiro caminhão, chamado “Volvo série 1”, que desenvolvia 28 cavalos e carregava 1,5 toneladas. Durante os primeiros anos de sua produção, a empresa obteve um sucesso imediato com sua comercialização, que chamou atenção também em outros países. 

Atualmente a Volvo produz o caminhão mais potente do mundo, é o seu Volvo FH16 700, e está usando o fato de ele ser o caminhão de produção mais potente do mundo, com seus bravos 700 cavalos e capacidade de carga de até 200 toneladas.