Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

08/05/2021 06h33

Foto: Divulgação

Mercado das Flores

O Mercado das Flores, localizado no Dois de Julho, em Salvador, é conhecido pela variedade de flores e cores. Um belo buquê se torna um lindo presente para as mães que comemoram sua data no domingo (9). Nos oito boxes localizados no espaço, não faltam exemplares de orquídeas, rosas, girassóis, tulipas e muito mais, que agradam a todos os bolsos e gostos.

O Mercado das Flores funciona de segunda a sábado, sempre das 8h às 18h. Aos domingos e feriados, o espaço abre às 8h e fecha às 13h.

Estratégia de vacinação

Em razão do Dia das Mães, a estratégia de vacinação contra a Covid-19 na capital baiana estará suspensa neste domingo (9). Com isso, as pessoas com segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca marcadas para esta data poderão ter a imunização antecipada neste sábado (8).

Para assegurar a imunização desse público, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador disponibilizará postos no modelo drive-thru e pontos fixos convencionais, das 8h às 16h, exclusivos para atendimento dos indivíduos que irão completar o esquema vacinal com a segunda aplicação da Oxford. 

Os indivíduos habilitados para receber a segunda dose da Oxford podem conferir a data da segunda aplicação no site da SMS ou no próprio cartão de vacina recebido na ocasião da primeira dose.

Viagem planetária

A empresa espacial privada Blue Origin, uma das concorrentes diretas da Virgin Galactic e da SpaceX no campo das viagens planetárias, informou que está programada para 20 de julho a primeira viagem tripulada em sua cápsula suborbital New Shepard. No voo teste, um dos seis lugares está disponível e será entregue a quem pagar mais por essa experiência.

Esta semana foi comemorado 60 anos do primeiro voo do astronauta Alan Shepard, na Mercury 3 da Nasa, a agência espacial norte-americana, e que dá parte do nome ao projeto New Shepard.

Testes não tripulados vêm sendo feitos há vários anos, e a empresa de Jeff Bezos (fundador da Amazon) diz que está em condições de dar mais um passo em direção ao espaço, agora com passageiros.

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro, reabre as portas neste sábado (8), a partir das 10h.

Após o dia 9, o funcionamento voltará a ser de quinta-feira a domingo, no horário das 10h às 17h. Os ingressos voltarão a ser cobrados, mantendo, porém, a gratuidade para estudantes da rede pública e maiores de 60 anos. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.eventim.com.br.

O Museu do Amanhã reabre com a exposição Coronaceno - Reflexões em tempos de pandemia, inaugurada em 4 de março e que ficará aberta ao público até 27 de junho. A mostra trará uma novidade: um painel com dados atualizados diariamente sobre a covid-19 no país. A mostra presta homenagem também aos brasileiros vítimas da doença, reitera a importância da ciência para a realização de pesquisas e a descoberta de vacinas, além de destacar o papel da cultura para acelerar o processo de reinvenção e adaptação à nova realidade.

#CulturaEmCasa

O cantor, compositor e violonista pernambucano Geraldo Azevedo prepara um live show intimista com grandes sucessos dos seus mais de 50 anos de carreira que promete emocionar o público. A apresentação integra a programação do Festival #CulturaEmCasa e acontece neste sábado (8), às 21h30, com transmissão através do Youtube. 

Valsa Salvador

Nove grupos de valsa vão representar oito bairros de Salvador numa apresentação a ser realizada na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, neste sábado (8), às 16h. A transmissão será ao vivo, no canal Valsa Salvador no YouTube. Além das apresentações, as equipes serão avaliadas pelo público, que vai poder votar na categoria "Grupo da galera", destinando uma premiação extra ao melhor destaque. Todos os grupos vão receber cachês de participação.
Muito comum nos bailes de debutantes, os grupos de valsa viraram destaque no meio dos jovens que, além de se apresentarem nas festas, passaram a realizar competições. A categoria tem mais de 20 anos de existência e já embalou a noite em muitos espetáculos.

A atividade é uma realização do projeto Talentos de Bairro, contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Cinco erros que podem ser evitados após se vacinar contra a Covid-19

Se você faz parte dos grupos de pessoas que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, atenção: ainda há cuidados a serem tomados para diminuir a proliferação do vírus. Especialistas elencaram cinco erros comuns para você prestar atenção:

1 - Pensar que está 'totalmente vacinado' após a segunda dose

Você provavelmente já ouviu algum familiar ou amigo dizer “já estou vacinado”, após receber a segunda dose de vacinas que requerem duas doses, como a da AstraZeneca e Coronavac. No entanto, a pessoa não é considerada "totalmente vacinada" até duas semanas após completar o esquema de vacinação.

Conforme explicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), "geralmente o corpo leva duas semanas após a vacinação para construir alguma proteção (imunidade) contra o vírus”. Se você está se preparando para retomar algumas atividades, tenha estes prazos em mente.

2 – Pensar que você nunca mais irá contrair o vírus 

"Algumas pessoas que estão totalmente vacinas contra a Covid-19 ainda podem ficar doentes", explica o CDC. Mas por que a vacina é importante, então? Em caso de contrair o vírus, o imunizante pode ajudar a não adoecer gravemente, explica a instituição.

3 - Não se isolar se tiver sintomas 

Você está "totalmente vacinado" (ou seja, o tempo apropriado já passou), mas começa a sentir os sintomas de Covid-19. Há alguns meses, você teria suspendido qualquer atividade para se isolar, mas agora (após tomar as duas doses) acredita ser “ok” prosseguir com as atividades. Erro.

O CDC diz que qualquer indivíduo vacinado com sintomas deve "ser isolado e avaliado clinicamente" - especialmente se você foi exposto a uma pessoa com covid-19 ou com suspeita de estar infectada.

Se você estava com alguém que contraiu o novo coronavírus, mas não apresenta sintomas, não precisa se isolar ou fazer um teste. Só há uma exceção: se você mora em um "ambiente de grupo", por exemplo, "uma casa coletiva", você precisa fazer o teste, mesmo se não apresentar sintomas.

4 – Sair de casa sem a máscara 

Você provavelmente está começando a desfrutar de algumas atividades na flexibilização, como comer em um restaurante com amigos ou participar de uma pequena reunião ao ar livre.

No entanto, não é recomendado sair de casa sem a máscara, pois você ainda deve usá-la em atividades em locais públicos. Isso inclui ir ao parque, ao barbeiro ou cabeleireiro, ao shopping, ao cinema, comer em um restaurante fechado, entre outros. Além disso, você deve usar uma máscara para usar o transporte público.

E as reuniões internas? Você também precisa de máscara no caso de sair com pessoas que não foram vacinadas, incluindo crianças, e principalmente quando encontra com alguma “pessoa que não foi vacinada e tem maior risco de adoecer gravemente de covid-19 ou mora com pessoa em risco”.

5 - Parar de lavar as mãos com frequência 

Podemos ter vergonha de admitir, mas muitos de nós têm sido negligentes quando se trata de lavar as mãos. E não é uma percepção: um novo estudo feito em um hospital de Chicago descobriu que o nível de lavagem das mãos caiu para os níveis pré-pandêmicos.

Somado a estes dados, uma pesquisa de janeiro mostrou que 57% dos entrevistados afirmaram lavar as mãos seis ou mais vezes por dia, em comparação com os 78% que disseram que lavavam as mãos com a mesma frequência quando a mesma pesquisa foi realizada nos primeiros dias da pandemia.

Estar totalmente vacinado não é desculpa para não lavar as mãos com frequência quando estiver em ambientes fechados. O CDC explica que "em espaços públicos fechados, é improvável que possamos saber se outras pessoas foram vacinadas ou se correm maior risco de adoecer gravemente por causa da Covid-19". Por isso, continue lavando as mãos, além de usar a máscara e se cobrir na hora de tossir.