Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

16/05/2021 06h29

Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil

Movimento Unidos Pela Vacina

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebeu, no sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação trouxe uma mensagem em defesa da vacina contra a Covid-19 que será projetada em português e em inglês. Devido a pandemia, a ação não teve presença de público e seguiu às normas internacionais de prevenção contra a Covid-19 e as regras da Vigilância Sanitária.

Uma das idealizadoras do movimento, Ariane Trevisan disse que o grupo trabalha para que todos os brasileiros estejam vacinados até setembro. Uma mensagem foi projetada no Cristo Redentor, visando incentivar a todos para que se vacinem: “infelizmente ainda tem muita gente resistente à vacinação. A gente só vai conseguir ter uma vida normal depois de imunizar todo mundo. A vacina salva e vai neutralizar e acabar com esse vírus”.  

Criado a partir da iniciativa da empresária Luiza Helena Trajano, que comanda a rede Magazine Luiza e preside o Grupo Mulheres do Brasil, o Movimento Unidos Pela Vacina é apartidário e nasceu com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros contra a Covid-19 até setembro de 2021.

Mais de 4 mil pessoas participam do movimento. Com uma agenda de ações, está atuando para mobilizar governos, empresários e sociedade civil para retirar entraves e fazer com que a vacinação chegue o mais rápido possível a todos os cantos do país.

Bistrô Mirante Forte São Diogo

Dentro do Forte São Diogo, no Porto da Barra, em Salvador, funciona um cantinho de clima aconchegante, vista de tirar o fôlego e gastronomia de primeira. O Bistrô Mirante Forte São Diogo recebe o público de quarta a domingo – inclusive feriados – das 15h às 21h30, mas a dica é curtir o pôr do sol do lugar depois de visitar o espaço, um dos pontos turísticos históricos da cidade.

Não deixe de dar uma volta pela construção de 1536, que remete à fundação do nosso país, sendo esta a primeira edificação do Brasil. O Forte está na base do Morro de Santo Antônio, ao lado direito da praia do Porto da Barra, local onde anteriormente existiu o Castelo do Pereira. Dentro do Forte ainda há o Espaço Carybé das Artes.

Residências de alto padrão

Segundo dados da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia - Ademi-BA, em 2020, houve um aumento na procura e venda de residências de alto padrão, principalmente no Litoral da Bahia. Comparando com 2019, o rendimento foi 50% acima do ano anterior.

Entre as razões que explicam o crescimento da procura de residências de alto padrão, a pandemia, taxa de juros mais baixa e variedade de modalidades de financiamento são exemplos. No caso do coronavírus, a principal justificativa é que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, e por isso, surgiu a necessidade de buscar um lar mais espaçoso.

Apesar do nível de procura ser grande no Litoral Norte, em Salvador o mercado também segue super aquecido, pois o estoque de imóveis novos de alto padrão está praticamente zerado e já existe demanda para novos empreendimentos do tipo.

Câncer de esôfago

Estudo internacional inédito sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse tipo de câncer, compartilham muitas alterações moleculares e os tumores têm envolvidos no seu desenvolvimento genes muito próximos ou iguais. 

O estudo foi realizado sob a coordenação da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, da sigla em inglês) e analisou, ao longo de cinco anos, 240 pacientes de 9 países da África, Ásia e do Brasil, dos quais 28% eram do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Segundo o estudo, o perfil mais frequente do paciente com câncer de esôfago é de baixa renda e baixa escolaridade, fuma muito cigarro e bebe muito álcool. Na Região Sul do Brasil, está associado ao consumo do chimarrão em altíssimas temperaturas. No período de 2012 a 2016, o Inca atendeu 850 pacientes com câncer de esôfago. A média é de cerca de 200 pacientes por ano.

Cursos on-line e gratuitos para agricultores familiares

Com o objetivo de promover melhores oportunidades para os agricultores familiares na produção de alimentos para consumo próprio e para o mercado, o Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, disponibiliza cursos on-line e gratuitos.

São sete módulos com os temas Nutrição para a Saúde, Oficinas Culinária, Técnicas Dietéticas, Geração de Renda Garantida, Higiene Sanitária, Direitos Humanos e Soberania Alimentar e Segurança Alimentar.

Os cursos foram desenvolvidos por docentes que são referência na área de Segurança Alimentar e Nutricional e apoiam agricultores no desenvolvimento de ações de inclusão socioprodutiva, por meio de práticas de gestão sustentável e segura. Para se inscrever, basta acessar o site www.car.ba.gov.br ou na plataforma sanbahiaprodutiva.com.br.

Covid-19: Óbitos por faixa etária

Número de óbitos por Covid-19 da população na faixa etária entre 30 e 39 anos cresceu 78% na Bahia,  de acordo com os dados fornecidos pelos Cartórios de Registro Civil do Estado. Mesmo quando comparados a março deste ano, o mês com maior número de mortes causadas pelo novo coronavírus no estado, houve crescimento no percentual de óbitos em abril.

A faixa etária que registrou o maior percentual de aumento em relação à média desde o início da pandemia foi a da população entre 30 e 39 anos, crescimento de 78% no número de óbitos em abril na comparação com o período que vai de março de 2020 a março de 2021. Não houve aumento nos números absolutos desta faixa etária no último mês, mesmo com a diminuição no total de mortes causadas pela doença em relação a março de 2021.

Na sequência, a faixa etária que vai dos 40 aos 49 anos viu o aumento do número de óbitos crescer 49% em relação à média para esta faixa etária desde o início da pandemia. Em números absolutos não ocorreu aumento, mas em comparação as outras faixas etárias sim, mostrando o quanto a população dessa idade mostrou um grande índice no crescimento de óbitos. A população entre 50 e 59 anos registrou aumento de mortes de 28% em relação à média desta idade no período. Já a população na faixa etária entre 60 e 69 anos apresentou crescimento percentual de 38% nos óbitos por Covid-19 em relação à média para esta idade desde o início da pandemia.

Nas demais faixas etárias, já vacinadas, o número de óbitos caiu em relação à média desde o início da pandemia, reduzindo 12% na faixa entre 70 e 79 anos, 45% entre 80 e 89 anos, e 57% na população entre 90 e 99 anos.