Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

26/02/2020 05h55

Foto: Divulgação

Quarta Elétrica, liquidação que oferece até 70% de desconto

Quem quiser fazer compras após o Carnaval terá uma boa oportunidade nos shoppings Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Isso porque durante a Quarta-feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro, acontecerá a terceira edição da Quarta Elétrica, liquidação que oferece até 70% de desconto em todos os segmentos destes dois centros de compra. 

Os dois empreendimentos estarão abertos, das 12h às 22h, e a expectativa é que a ação gere acréscimo de 7% nas vendas e fluxo de pessoas.

A campanha se estende nos demais shoppings administrados pelo Grupo JCPM, distribuídos em quatro estados na região Nordeste, que mobiliza aproximadamente dois mil lojistas dos centros de compras: RioMar Recife, RioMar Aracaju e Jardins, ambos em Sergipe, e RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, no Ceará.

Águia de Ouro

A escola de samba Águia de Ouro é a campeã do grupo especial do Carnaval de São Paulo de 2020. Este é o primeiro título da agremiação, que foi a quinta a entrar no sambódromo, na madrugada de sábado para domingo. O samba-enredo da vencedora abordou a sabedoria e levou o título de “O poder do saber. Se saber é poder… quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

A escola surgiu em 1976 na Vila Anglo Brasileira, zona oeste da capital paulista. Sua origem aconteceu nas rodas que animavam partidas do time de futebol Faíscas de Ouro. Em 1977, a escola faz sua estreia no carnaval de São Paulo com o enredo “A Bahia de Jorge Amado”, conquistando o vice-campeonato, o que lhes rendeu o acesso ao 4º grupo do carnaval.

Em 1984, desfile no grupo especial do Carnaval de São Paulo com o enredo “Mil vidas, o teatro através dos tempos”, a escola realizou o que para muitos foi um dos mais marcantes carnavais da história.

Em 2018, a Águia de Ouro desfilou pelo Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo, foi campeão e subiu, portanto, para o Grupo Especial no desfile de 2019.

Feira de turismo em Bogotá

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur) participará, no período de 26 a 28 deste mês, da feira de turismo da Colômbia Anato, que acontecerá em Bogotá, para promover os destinos do Rio de Janeiro na América Latina. No ano passado, a feira reuniu mais de 30 mil profissionais do setor de 36 países com 3.528 expositores.

No estande da Setur-RJ serão distribuídos kits com apresentação de 12 regiões turísticas fluminenses e informações sobre cada cidade. Um mapa vai mostrar a distância entre cada um desses municípios e a capital. No estande da Setur-RJ serão distribuídos kits com apresentação de 12 regiões turísticas fluminenses e informações sobre cada cidade. Um mapa vai mostrar a distância entre cada um desses municípios e a capital.

A Anato é organizada pela Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo e será realizada no Centro Internacional de Negócios de Bogotá.

Digitais influencers

Um grupo de 11 digitais influencers dos Estados Unidos estava na Bahia para conhecer o Carnaval de Salvador e os atrativos turísticos. A visita faz parte do projeto da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) de trazer formadores de opinião estrangeiros para conhecer destinos baianos e promove-los em suas redes sociais e no YouTube.

Entre eles está o grupo da @lexielimitless que conta com quase um milhão de seguidores e uma média de 30 mil likes por foto; o grupo @yestheory, que tem mais de 5,2 milhões de seguidores e mais de meio bilhão de visualizações no YouTube; e a holandesa @nienkehelthuis considerada  o maior case mundial de uma pessoa de um país que faz muito sucesso em outro.

CURIOSIDADE

A aviação comercial brasileira surgiu da iniciativa de investidores e empresários alemães, notadamente Otto Ernst Meyer, fundador da Varig, além do chanceler Hans Luther, incentivador da expansão da aviação germânica na América do Sul.

Durante os primeiros anos, a aviação brasileira teve como pilotos justamente os alemães, parte devido à origem das aeronaves utilizadas pelas pioneiras Varig e Syndicato Condor (posterior Cruzeiro do Sul), e outra pela preferência na contratação de pessoal com alguma experiência, algo até então inexistente no Brasil da década de 1930.

O primeiro comandante brasileiro, porém, não tinha descendência germânica e, sim, portuguesa. Nascido em Palmares, o pernambucano Severiano Lins deixou o trabalho nos engenhos da família para se aventurar na Escola de Aviação Militar do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Era o 13º na lista de candidatos, mas obteve o primeiro lugar entre os pilotos civis e o quinto posto na classificação geral. Ao se "brevetar” em 1929, ficou apenas um ano na aviação militar, tendo recebido em 1931 um convite para voar no Syndicato Condor. Por sua experiência e habilidades logo foi escolhido como comandante, tornando-se, assim, o primeiro brasileiro a ocupar tal cargo na aviação comercial.

Em 1936, venceu as provas aéreas da I Semana da Asa, recebendo o prêmio das mãos do então presidente Getúlio Vargas. No ano seguinte, foi convidado a realizar o curso de voo noturno (numa época em que praticamente não existiam voos por instrumento) na Alemanha. Embarcou no icônico dirigível LZ 127 Graf Zepplin, rumo a Europa. A viagem era considerada não apenas uma aventura, mas uma das mais luxuosas experiências da época. Curiosamente, ele realizou a última viagem num dirigível rígido, já que, dias antes, o LZ 129 Hindemburg se perdera em um acidente em Nova York.

Com um histórico de voo impecável, tornou-se comandante de Junker Ju-52 da Condor. Infelizmente, em 13 de janeiro de 1939, menos de oito anos após ingressar na companhia, o primeiro comandante brasileiro morreu num trágico acidente na Serra do Sambê, em Rio Bonito (RJ). O Ju-52 (PP-CAY) voava em condições precárias de visibilidade quando entrou voando na montanha em razão de um erro na carta de navegação, que identificava de maneira incorreta a altitude de toda a cadeia de montanhas naquela região.